Lista com 10 atividades de Ciências sobre Máquinas Simples para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Complete as frases sobre máquinas simples e complexas:
a) Máquinas são instrumentos capazes de transmitir a ação de __________ para vencer
__________.
b) As máquinas podem ser __________ ou __________.
c) As máquinas __________ quando constituídas de uma única peça.
d) Máquinas __________ são constituídas de várias peças associadas.
e) As máquinas simples permitem aumentar a __________ e ou velocidade, também tornando mais eficiente a direção e o sentido da força na realização de um __________.
Questão 02. Associe corretamente:
A) força resistente
B) forca potente
C) apoio
D) alavanca
E) roldana
( ) disco contendo um sulco periférico.
( ) barra rígida que se move em torno de um eixo.
( ) força que deve ser vencida ou equilibrada.
( ) o que permite o equilíbrio ou deslocamento da resistência pela potência.
( ) orça que produz movimento ou equilíbrio.
Questão 03. Modelo Enem. Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes em nosso dia a dia.
A) Roda
B) Alavancas
C) Roldanas
( ) Um pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra.
( ) Um estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes.
( ) Um senhor a caminho do seu serviço em seu carro.
Questão 04 com Questões sobre Máquinas Simples para o 9° Ano: Identifique os tipos de alavanca (interfixa, interpotente ou inter-resistente) nas imagens abaixo:
a)
b)
c)
d)
e)
f)
Questão 05. Quais são as aplicações de um parafuso?
Questão 06. Em uma bicicleta, a coroa, que é movida pelos pedais, é ligada por uma corrente à catraca, que é acoplada à roda traseira. A catraca é menor do que a coroa. Então, a cada pedalada do ciclista, a catraca dá um número de voltas maior. Esse mesmo número de voltas é dado pela roda traseira, pois ela está acoplada à catraca.
O sistema utilizado na bicicleta é um tipo de máquina simples. Que tipo é esse?
a) Alavanca
b) Rodas
d) Engrenagens
e) Térmica
Questão 07. As roldanas são discos associados a uma corda com a finalidade de auxiliar em diversas atividades em nosso dia a dia. Descreva a vantagem do seu uso.
Questão 08. A rampa usada na construção de pirâmides é uma máquina simples chamada:
A) Alavanca.
B) Engrenagem.
C) Roldana.
D) Plano inclinado.
Questão 09. A grande vantagem do uso das roldanas móveis é que:
A) aumenta o valor da força motora necessária para movimentar um determinado corpo, entretanto, um comprimento maior de corda deverá ser puxado.
B) a força motora que deve ser equilibrada encontra-se no eixo da roldana, enquanto a força resistente é aplicada no extremo livre da corda.
C) reduz o valor da força motora necessária para movimentar um determinado corpo, entretanto, um comprimento maior de corda deverá ser puxado.
D) equilibra o valor da força motora necessária para movimentar um determinado corpo, entretanto, um comprimento menor de corda deverá ser puxado.
Questão 10. Alavancas são máquinas simples capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo. O princípio de funcionamento das alavancas foi descrito no século III a.C. pelo filósofo Arquimedes.
Sobre as alavancas podemos afirmar que:
A) Existem três tipos de alavancas, que diferem entre si de acordo com os pontos de aplicação das forças.
B) As alavancas são objetos flexíveis que podem ser usados para mover ou segurar corpos de difícil manuseio ou ainda muito pesados.
C) De acordo com o seu tamanho e os pontos onde ocorre a aplicação das forças, as alavancas são capazes de promover uma grande vantagem mecânica, isto é, dividir a intensidade da força produzida.
D) A vantagem mecânica das alavancas depende diretamente da distância entre o ponto de aplicação da força potente e o ponto de resistência. Quanto menor for essa distância, comumente chamada de “braço”, maior será o esforço necessário .
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína