Questão 01 sobre Lisossomo: Vunesp. O que acontece com:
a) substâncias estranhas fagocitadas pelas células?
b) estruturas celulares em processo de degeneração?
Questão 02. (PUC Minas) A modelagem dos dedos do embrião humano ocorre por destruição da membrana que une os dedos e que é semelhante inicialmente ao pé de um pato, muito útil no processo de natação. Esse processo de destruir essa membrana, que ocorre pela ação dos lisossomos, é denominado de:
a) hemólise.
b) plasmólise.
c) autólise.
d) autofagia.
e) heterofagia.
Questão 03. (Fuvest) Certas doenças hereditárias decorrem da falta de enzimas lisossômicas. Nesses casos, substâncias orgânicas complexas acumulam-se no interior dos lisossomos e formam grandes inclusões que prejudicam o funcionamento das células.
a) O que são lisossomos e como eles contribuem para o bom funcionamento de nossas células?
b) Como se explica que as doenças lisossômicas sejam hereditárias se os lisossomos não são estruturas transmissíveis de pais para filhos?
Questão 04. UFPE. Como mostrado na figura a seguir, substâncias capturadas do meio externo, assim como partes componentes da própria célula, sofrem digestão intracelular.
Com relação aos processos ilustrados, assinale a alternativa incorreta.
a) Os lisossomos (1) são pequenas vesículas que contêm enzimas responsáveis pela digestão intracelular.
b) A autofagia (2) pode representar um meio de reciclagem do material celular.
c) Os vacúolos digestivos (3) originam-se da fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos.
d) Os vacúolos residuais (4) são bolsas membranosas onde se processa a digestão autofágica.
e) Clasmocitose (5) é o processo de eliminação de resíduos resultantes da digestão intracelular para o exterior da célula.
Questão 05 sobre Lisossomo: Vunesp. No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.
As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema estão corretamente listadas em:
a) absorção de aminoácidos, síntese protéica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocrôndria.
b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, Complexo de Golgi e lisossomos.
c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
d) absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.
Questão 06. PUC-MG. Autofagia e autólise:
a) são denominações diferentes para o mesmo fenômeno.
b) são fenômenos diferentes, sendo que, no primeiro, a célula capta partículas nutritivas do meio extracelular.
c) são fenômenos diferentes, sendo que, no segundo, a célula é destruída pela ruptura dos lisossomos.
d) constituem o mesmo tipo de fenômeno, em que a célula busca alimento no meio extracelular.
e) constituem o mesmo tipo de fenômeno, sendo que o primeiro corresponde à fagocitose e o segundo, à pinocitose.
Questão 07. Cesgranrio–RJ. Os lisossomos participam de processos intracelulares que podem ser resumidos da seguinte maneira:
I. partículas provenientes do meio externo, incluídas em fagossomos, são desdobradas em substâncias utilizáveis pelas células.
II. Na ausência de nutrição adequada, algumas estruturas, como as mitocôndrias e componentes do retículo endoplasmático, são digeridas e o seu material aproveitado em outras funções essencialmente vitais.
III. Pelo estímulo de substâncias ou ações lesivas, os lisossomos podem ser rompidos, havendo destruição e morte celular.
Os três processos acima descritos são, respectivamente, denominados:
a) fagocitose, autofagia e autólise.
b) fagocitose, digestão intracelular e autofagia.
c) autofagia, necrose e autólise.
d) autólise, autofagia e hidrólise.
e) digestão intracelular, necrose e digestão extracelular.
Questão 08. Unicamp-SP. É comum, nos dias de hoje, ouvirmos dizer: “estou com o colesterol alto no sangue”. A presença de colesterol no sangue, em concentração adequada, não é problema, pois é um componente importante ao organismo. Porém, o aumento das partículas LDL (lipoproteína de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sangüíneo, leva à formação de placas ateroscleróticas nos vasos, causa freqüente de infarto do miocárdio. Nos indivíduos normais, a LDL circulante é internalizada nas células através de pinocitose e chega aos lisossomos. O colesterol é liberado da partícula LDL e passa para o citosol para ser utilizado pela célula.
a) O colesterol é liberado da partícula LDL no lisossomo. Que função essa organela exerce na célula?
b) A pinocitose é um processo celular de internalização de substâncias. Indique outro processo de internalização encontrado nos organismos e explique no que difere da pinocitose.
c) Cite um processo no qual o colesterol é utilizado.
Questão 09. (UFRJ) Existe um certo órgão do aparelho digestivo dos animais vertebrados que tem uma função equivalente à dos lisossomos das amebas e de outros protozoários.
a) Identifique esse órgão.
b) Que característica funcional é comum aos lisossomos e a esse órgão?
Questão 10. (UFSC) Os lisossomos são organoides membranosos, com formato esférico, que contêm enzimas digestivas. Em relação a essa estrutura citoplasmática, assinale com V as verdadeiras e F as falsas.
( ) Os lisossomos desempenham, entre outras, funções de defesa celular.
( ) As enzimas lisossômicas são fabricadas no retículo endoplasmático liso, passando em seguida para o Sistema de Golgi, que as “empacota” e as libera sob a forma de lisossomos secundários.
( ) A função heterofágica dos lisossomos refere-se à digestão de substâncias que são absorvidas pela célula por fagocitose ou pinocitose.
( ) O lisossomo secundário é formado pela fusão do vacúolo alimentar, que contém o alimento englobado por pinocitose ou fagocitose, com o lisossomo primário, que contém as enzimas digestivas.
( ) Junto com as mitocôndrias, os lisossomos são responsáveis por uma reciclagem de moléculas e organoides inativos.
( ) Em girinos, o fenômeno de reabsorção da cauda é comparado a um “suicídio celular” já que, com o rompimento dos lisossomos, ocorre uma autodigestão das moléculas e dos organóides que constituem as células daquela estrutura.
Questão 11 sobre Lisossomo: (UFAL)Em animais mantidos em jejum, células do fígado digerem parte de suas próprias estruturas para sobreviverem. Essa atividade é desempenhada:
a) pelos ribossomos.
b) pelos lisossomos.
c) pelas mitocôndrias.
d) pelo Complexo de Golgi.
e) pelo retículo endoplasmático.
<<< Veja também a primeira parte desta lista de questões.
<<< Segunda Parte desta lista de exercícios.
🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre Citologia.
Gabarito com as respostas dos 11 exercícios sobre a Organela Citoplasmática Lisossomo:
01. a) As substâncias fagocitadas pelas células sofrerão ação das enzimas dos lisossomos no ciclo da digestão intracelular. Inicialmente forma-se o vacúolo alimentar, que se funde com o lisossomo originando o vacúolo digestivo. Ocorre a ação das enzimas e a absorção do que pode ser aproveitado pela célula.
b) As estruturas celulares em degeneração sofrem ação das enzimas do lisossomo quando é formado o vacúolo autofágico (lisossomo + estrutura celular).
02. C.
A autólise é a destruição dos próprios órgão citoplasmáticos pelos lisossomos.
03. a) Lisossomos são organoides intracelulares que executam a digestão de material endógeno e exógeno.
b) As enzimas contidas nos lisossomos são proteínas produzidas pelos ribossomos sob comando genético. Mutações nos genes que codificam estes catalisadores proteicos podem ser transmitidas à descendência.
04. D;
05. B;
06. C;
07. A;
08. a) O lisossomo exerce a função de digestão intracelular.
b) A fagocitose é outro processo de internalização de substâncias. Na fagocitose, ocorre o englobamento de partículas sólidas, através de evaginações da membrana plasmática (emissão de pseudópodes). Na pinocitose, ocorre a captura de pequenas gotículas através de invaginações da membrana plasmática.
c) O colesterol é constituinte de hormônios esteróides, sais biliares e membrana plasmática animal.
09. a) O estômago.
b) Os lisossomos e o estômago realizam a digestão de proteínas em meio ácido.
10. V, F, V, F, F, V
11. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína