Questão 01. Unisinos-RS. Ciclo do Nitrogênio Questões: As bactérias dos gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter são organismos autotróficos que extraem energia de um processo de oxidação a partir da amônia. Essas bactérias desempenham a importante função ecológica de:
a) acidificação do solo.
b) correção da acidez.
c) eutrofização.
d) nitrificação.
e) ozonização.
Questão 02. UnB-DF. Uma prática correta na agricultura é alternar a plantação de culturas que empobrecem o solo com plantações de soja ou de feijão. Isso porque às raízes dessas leguminosas associam-se bactérias do gênero Rhizobium, que fixam o N2 do ar. A partir dessa informação, julgue os itens que se seguem e assinale a alternativa incorreta.
a) A participação do Rhizobium é importante porque as plantas não absorvem N2 diretamente do ar.
b) O solo apresenta outras bactérias que o enriquecem, como as nitrificantes, que transformam nitrato em amônia.
c) A principal participação do metabolismo humano no ciclo do nitrogênio é representada pela absorção de compostos orgânicos nitrogenados e pela excreção de uréia.
d) Uma forma artificial de se aumentar a concentração de nitrogênio no solo é a adição de adubos químicos ricos em nitrato.
Questão 03. PUCCamp-SP. Verificou-se que as raízes de leguminosas cultivadas em solo adubado com produtos químicos, ricos em nitrogênio, não apresentam nódulos formados por bactérias. Nesse caso, a adubação prejudicou as bactérias que transformam:
a) nitrogênio em amônia.
b) amônia em nitritos.
c) nitritos em nitratos.
d) nitratos em nitritos.
e) amônia em nitrogênio.
Questão 04. Vunesp. A fixação biológica de nitrogênio vem sendo estudada há 50 anos. Neste período, muitos conhecimentos em relação a esse processo foram produzidos.
a) Quais são os organismos responsáveis pela fixação biológica de nitrogênio?
b) Por que a presença desses organismos no solo contribui para sua fertilização?
Questão 05. UFR-RJ. Ciclo do Nitrogênio Questões: Os sul-africanos estão atravessando uma grave crise na alimentação, causada pelo esgotamento do solo na região. Para minimizar o problema, a Universidade da Califórnia desenvolveu uma técnica para recuperar os solos esgotados, que consiste em plantar árvores de leguminosas em meio a lavouras de alimentos.
Adap. de Ciência Hoje, SBPC, v. 33, nº 193, maio de 2003, p. 51
De que maneira essa técnica ajuda na recuperação do solo?
Questão 06. UFRGS-RS.A prática de rotação de culturas alterna o uso de gramíneas (arroz, trigo, milho) e o de leguminosas (soja, feijão) com o objetivo de melhorar a fertilidade do solo. Em relação a essa afirmativa, é correto supor que:
a) as leguminosas melhoram as condições de suprimento de alumínio às gramíneas.
b) as gramíneas mantêm os nutrientes do solo inalterados.
c) ambos os grupos vegetais aumentam o teor de fósforo no solo.
d) as leguminosas aumentam o teor de nitrogênio no solo.
e) as gramíneas produzem mais potássio do que as leguminosas.
Questão 07. UFR-RJ. Sabe-se que o nitrogênio é vital na produção de proteínas. Embora o ar atmosférico seja constituído de 78% de nitrogênio, esse gás não pode ser usado por plantas e animais diretamente na forma gasosa.
a) De que forma o nitrogênio pode ser absorvido e quais os organismos que contribuem para a sua transformação?
b) Por que uma das culturas utilizadas de forma intercalada é a de uma leguminosa? Explique a importância da rotação de culturas.
Questão 08. UFU-MG. Certos agricultores costumam plantar alternadamente culturas de plantas não leguminosas e leguminosas. Por exemplo, após cultivarem milho em uma região, optam por plantar feijão. Outros cultivam plantas legu-minosas, deixando-as apodrecerem no campo. Com relação ao exposto, responda às questões abaixo.
a) Qual é a importância das plantas leguminosas para o solo?
b) Qual é a denominação das técnicas utilizadas pelos agricultores no primeiro e segundo exemplos, respectivamente?
Questão 09. UFPR. Os elementos químicos, inclusive todos os elementos essenciais ao protoplasma, tendem a circular na bios fera em vias características, do ambiente ao organismo e destes, novamente, ao ambiente. Estas vias mais ou menos circulares se chamam ciclos biogeo químicos.
ODUM, E. P. 1988. Ecologia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, p.111
Em relação ao exposto, é correto afirmar que:
( ) os elementos químicos constituem a “matéria-prima” básica formadora dos organismos vivos, e a energia solar proporciona o “combustível” necessário para acionar os processos fundamentais relacionados à incorporação destes elementos.
( ) gases liberados pela queima de combustíveis fósseis, como gasolina e óleo diesel, e pelas queimadas em florestas tropicais são responsáveis por grave impacto ambiental, a intensificação do “efeito estufa”. ( ) as águas das regiões polares não participam do ciclo global da água na natureza.
( ) no ciclo do nitrogênio, determinados grupos de bactérias têm papel fundamental, pois são os responsáveis pela conversão do nitrogênio atmosférico em formas utilizáveis pelas plantas.
( ) a manutenção de concentrações de gás carbônico e oxigênio adequadas à sobrevivência dos seres vivos depende de dois processos básicos denominados fotossíntese e respiração.
Questão 10. Fuvest-SP. Ciclo do Nitrogênio Questões: Após alguns meses de monitoramento de uma região de floresta temperada (de julho a dezembro de 1965), a vegetação de uma área foi derrubada e impediu-se o crescimento de novas plantas. Tanto a área de floresta intacta quanto a área desmatada continuaram a ser monitoradas durante os dois anos e meio seguintes (de janeiro de 1966 a junho de 1968). O gráfico a seguir mostra as concentrações de nitratos presentes nas águas de chuva drenadas das duas áreas para córregos próximos.
a) Se, em 1968, a vegetação da área intacta tivesse sido removida e ambas as áreas tivessem sido imediatamente usadas para cultivo de cereais, era de se esperar que houvesse maior produtividade de grãos em uma delas? Por quê?
b) Qual elemento químico do nitrato é fundamental para a manutenção de um ecossistema? Por quê?
>>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.
Gabarito com as respostas da lista de questões sobre o Ciclo do Nitrogênio Questões:
01. D;
02. B;
03 . A;
04. a) Algumas bactérias e cianobactérias.
b) Porque esses organismos enriquecem o solo com compostos nitrogenados, que se tornam disponíveis para as plantas da região.
05. Essa técnica permite o enriquecimento do solo em compostos nitrogenados, pois as raízes das leguminosas apresentam nódulos colonizados por bactérias fixadoras de nitrogênio.
06. D;
07. a) O nitrogênio, normalmente, é absorvido sob as formas de amônia e nitrato. Os organismos que contribuem para sua transformação são bactérias e cianobactérias fixadoras de nitrogênio.
b) Leguminosas abrigam em suas raízes bactérias fixadoras de nitrogênio. A rotação de culturas enriquece o solo com compostos nitrogenados.
08. a) O plantio de leguminosas enriquece o solo com nitrogênio, pois em suas raízes existem bactérias que realizam a fixação biológica desse elemento.
b) Rotação de culturas e adubação verde
09. V, V, F, V, V;
10. a) Sim, a maior produtividade seria na área intacta. O gráfico mostra que a área desmatada teve maior drenagem de nitratos pela chuva, tratando-se de região mais pobre em nutrientes do que a área intacta.
b) O elemento químico presente no nitrato (NO3−) é o nitrogênio. Esse elemento é utilizado na síntese de compostos orgânicos nitrogenados, como as proteínas e os ácidos nucléicos (DNA e RNA).
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
Muito obrigada!!