Ecologia

Lista de Exercícios sobre Relações Ecológicas e Cadeias Alimentares para o 6º Ano e 7º Ano

Lista com 20 Exercícios de Ciências e Ecologia sobre Relações Ecológicas e Cadeias Alimentares para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Cupins, bovinos, piolhos e onças são, respectivamente:

a) ( ) predadores, herbívoros, predadores, carnívoros
b) ( ) sociais,carnívoros, parasitas, mutualistas
c) ( ) parasitas, herbívoros, mutualistas. carnívoros
d) ( ) sociais, herbívoros, parasitas ,carnívoros.
e) ( ) parasitas, herbívoros, predadores, comensais

Questão 02. Complete:

Os consumidores podem ser:
_________________________ alimentam-se de algas e plantas.
_________________________ alimentam-se de animais.
_________________________ têm uma alimentação variada, incluindo algas, plantas, animais e fungos.

Questão 03. Abelhas, piolhos e gafanhotos são seres respectivamente:

a) sociais, parasitas e parasitas.
b) sociais, parasitas e predadores.
c) parasitas, sociais e predadores.
d) predadores, parasitas e sociais.

Questão 04. Entre o berne e a pele do boi existe uma relação de:

a) mutualismo.
b) sociedade.
c) inquilinismo.
d) parasitismo.

Questão 05. Relação harmônica na qual uma espécie se beneficia e a outra não sofre nada:

a) parasitismo.
b) mutualismo.
c) comensalismo.
d) predação.

Questão 06. observe a imagem:

passarinho e lagarta na cadeia alimentarpassarinho e lagarta na cadeia alimentar

a) Se houver caça exagerada dos pássaros, quais as consequências para planta e lagarta.
b) Se as lagartas forem atacadas por uma epidemia qualquer o que ocorrerá com planta e pássaro?

Questão 07. Complete a cruzadinha com seus conhecimentos sobre ecologia:

(1) Substância verde das plantas, relacionada com a fotossíntese.
(2) O conjunto de organismos da mesma espécie que vivem numa lagoa.
(3) Animais que comem plantas.
(4) Categoria de organismos, em ecologia, que alimentam de outros organismos.
(5) O conjunto de população da lagoa.
(6) Categoria de organismos, em ecologia, que produzem alimento por fotossíntese.
(7) Local onde vive uma população.
(8) A comunidade mais os fatores não-vivos do ambiente.
(9) Tipo de ecossistema, rico em árvores e espécies animais, que ocorrem, por exemplo, na Amazônia.

(10) Grande conjunto que engloba todos os ecossistemas.
(11) Papel que um organismo representa em seu meio.
(12) Restos de plantas e de animais.
(13) Organismos responsáveis pela reciclagem dos restos orgânicos.
(14) Animal morto.
(15) Microrganismos decompositores que vivem na lama do fundo de uma lagoa.
(16) Resulta do entrelaçamento de cadeias alimentares.
(17) Os vegetais o fabricam, utilizando a luz solar.
(18) Animal que se alimenta de outros animais.

Questão 08. Leia o texto abaixo para responder às questões a seguir.

Os chimpanzés são encontrados nas savanas e florestas da região central da África. Vivem em grupos e têm uma organização social: há em “chefe”, que exerce certo domínio sobre os outros.

Alimentam-se de frutas, raízes, folhas, formigas, ovos e pequenos antílopes. Os chimpanzés usam gravetos para capturar formigas e pedras para abrir frutas. Mas eles não nascem sabendo fazer isso: a mãe mostra aos filhotes, e eles aprendem por observação e imitação. Um chimpanzé do zoológico que teve os dentes retirados passou a espremer maçãs, cenouras, laranjas e outros alimentos contra uma quina da jaula para extrair o suco e para fazer um “puré” com algumas frutas. O mais interessante é que outros chimpanzés da jaula passaram a fazer a mesma coisa.
Há muita cooperação dentre o grupo: Uma das maiores ocupações dos chimpanzés é catar piolhos uns dos outros.

Podem ser atacados por cobras e por mamíferos, como o leopardo, mas atualmente o principal inimigo é o ser humano, que vem ameaçando a sobrevivência da espécie, não apenas pela caça mas também pela destruição do ambiente natural onde vive.

a) Qual o habitat do chimpanzé?
b) O que, no texto, indica que os chimpanzés são animais bastante inteligentes?
c) Indique alguns trechos do texto que se refiram ao nicho ecológico do chimpanzé.
d) Os chimpanzés são herbívoros, carnívoros ou onívoros?
e) Que tipo de relação os chimpanzés formam entre si?
f) Que tipo de relação ocorre entre um chimpanzé e a formiga que ele come?
g) Quem são os predadores dos chimpanzés?

Questão 09. Tipo de associação em que animais da mesma espécie vivem juntos dividindo as tarefas.

a) protocooperação.
b) sociedade.
c) escravagismo.
d) mutualismo.

Questão 10. É o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago:

a) mutualismo.
b) parasitismo.
c) inquilinismo.
d) competição.

Questão 11. Relação entre espécies diferentes, em que apenas uma espécie é beneficiada, obtendo alimento, e a outra não é prejudicada:

A) comensalismo
B) mutualismo.
C) inquilinismo.
D) Predatismo.

Questão 12. Relacione as duas colunas:

(a) predatismo
(b) parasitismo
(c) comensalismo
(d) inquilinismo
(e) mutualismo
(f) protocooperação

( ) caranguejo paguro e anêmona-do-mar
( ) algas e fungos
( ) pássaro e gafanhoto
( ) lombriga e ser humano
( ) orquídeas e árvores
( ) rêmora e tubarão

Questão 13. Assinale V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa:

a) ( ) O gafanhoto é um parasita de plantas.
b) ( ) O parasita retira alimento do hospedeiro.
c) ( ) A relação entre abelhas e flores é protocooperação.
d) ( ) Mutualismo é o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago.
e) ( ) No predatismo, o predador caça e mata a presa, para se alimentar.

Questão 14. (UFF-modificado) Numere a coluna superior, relacionando-a com a inferior e marque a alternativa que contém a numeração na ordem correta.

( 1 ) relação harmônica
( 2 ) relação desarmônica

( ) sociedade.
( ) parasitismo.
( ) antibiose.
( ) competição.
( ) mutualismo.
( ) predatismo.
( ) comensalismo.

A) 1, 2, 2, 1, 1, 1, 1
B) 2, 1, 2, 1, 2, 1, 2
C) 1, 2, 1, 2, 1, 2, 2
D) 1, 2, 2, 2, 1, 2, 1

Questão 15. (Fuvest) O tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar é:

A) comensalismo.
B) competição.
C) herbivorismo.
D) mutualismo.

Questão 16. Identifique as relações estabelecidas entre:

A) coruja e besouro.
B) carrapato e boi.
C) pulga e gato.
D) tubarão e rêmora.
E) orquídea e árvore.
F) abelhas e plantas.
G) piolho e homem.

Questão 17. Sobre as relações ecológicas responda:

a) Por que as queimada provocam sério desequilíbrio nas florestas?

b) Qual a relação existente entre as corujas que matam os ratos para se alimentar?

c) O que é lombriga?

d) Onde podemos encontrar os líquens?

Questão 18. Os líquens são um dos exemplos mais marcantes de:

A) competição.
B) parasitismo.
C) mutualismo.
D) comensalismo.

Questão 19. Qual o tipo de relação existe entre machos em luta para cruzar com uma mesma fêmea?

A) predatismo.
B) competição.
C) parasitismo.
D) mutualismo.

Questão 20. Gafanhotos são insetos que se alimentam de plantas, Se não houvesse pássaros e outros consumidores de gafanhotos, a população desses insetos aumentaria demais, ameaçando plantações.

A relação entre gafanhotos e pássaros é de:
a) parasitismo.
b) predatismo. x
c) protocooperação.
d) mutualismo.

Caça Palavras de Ecologia sobre Relações Ecológicas para o 6º Ano e 7º Ano

Fonte: https://passatemposemciencias.blogspot.com/2020/06/caca-palavras-relacoes-ecologicas-6-ano.html

Palavras Cruzadas sobre Relações Ecológicas para o 6º Ano e 7º Ano com gabarito:

Fonte: https://passatemposemciencias.blogspot.com/2020/09/palavras-cruzadas-relacoes-ecologicas-6.html

Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Relações Ecológicas e Cadeias Alimentares para o 6º Ano e 7º Ano do Ensino Fundamental:

01. D;

02. a) herbívoros
b) carnívoros
c) onívoros

03. B;
04. D;
05. C;

06. a) O aumento do número de lagartas e a redução da quantidade de plantas.
b) Se muitas lagartas morrerem na epidemia, os pássaros terão menos alimento e ficarão em menor número, enquanto a quantidade de plantas aumentará, pois serão menos atacadas.

07.

1) clorofila;
2) população;
3) herbívoros;
4) consumidores;
5) comunidade;
6) produtores;
7) habitat;
8) ecossistema;
9) floresta;
10) biosfera;
11) nicho;
12) resíduos;
13) decompositor;
14) cadáver;
15) bactérias;
16) teia;
17) alimento
18) carnívoro;

08. a) Savanas e florestas da região central da África.

b) usam gravetos, para capturar formigas, e pedras para abrir frutas.

c) vivem em grupos, alimentam-se de frutas, raízes, folhas, formigas, ovos e pequenos antílopes, são atacados por cobras e por mamíferos, como o leopardo, catar piolhos uns dos outros.

d) eles são onívoros, porque comem tanto vegetais como animais.
e) Formam entre si uma sociedade.
f) predatismo.
g) cobras, leopardos e seres humanos.

09. B;
10. A;

11. A;
12. f, e, a, b, d, c;
13. f, v, v, v, v;
14. D;
15. D;

16. A) predatismo;
B) parasitismo;
C) parasitismo;
D) comensalismo;
E) comensalismo;
F) mutualismo;
G) parasitismo.

17. A) Porque provoca a morte dos seres decompositores que ali vivem, elas diminuem a fertilidade do solo e a biodiversidade que nele existe.

B) Predatismo
C) É um tipo de verme que pode parasitar o ser humano.
D) Os líquens podem ser encontrados sobre troncos de árvores ou sobre rochas.

18. C;
19. B;
20. B;

Gabarito do caça-palavras sobre Relações Ecológicas:
1. Harmônicas
2. Predatismo
3. Parasitismo
4. Competição
5. Mutualismo
6. Sociedade

Gabarito da cruzadinha e Ecologia sobre Relações Ecológicas:
1. Harmônicas
2. Predatismo
3. Parasitismo
4. Competição
5. Mutualismo
6. Sociedade
7. Comensalismo

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: amdarkbr@gmail.com