Questão 01 sobre Biogênese e abiogênese: UFU-MG.
Receita de Jean Baptiste van Helmont, séc. XVII: Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como ‘princípio ativo’ e dentro de 21 dias, a partir da camisa e do trigo, nascerão vários camundongos. O texto acima exemplifica :
a) teoria da biogênese.
b) teoria da abiogênese.
c) teoria da pré-formação.
d) hipótese heterotrófica.
e) hipótese autotrófica.
Questão 02. Modelo Enem.
Em relação à biogênese, é correto afirmar:
a) a matéria inanimada contém o princípio vital
b) a vida surge espontaneamente da matéria bruta.
c) camisas sujas, depois de algumas semanas, originam ratos.
d) um ser vivo provém de outro ser vivo.
e) o princípio vital está no ar.
Questão 03. A figura seguinte representa a experiência de Redi.
Redi colocou, dentro de recipientes, substâncias orgânicas em decomposição. Alguns dos recipientes (acima) foram cobertos com gaze e os outros deixados descobertos. Demonstrou que as larvas da carne podre desenvolveram-se de ovos de moscas e não da transformação da carne. Os resultados desta experiência fortaleceram a teoria sobre a origem da vida denominada de:
a) hipótese autotrófica.
b) hipótese heterotrófica.
c) geração espontânea.
d) abiogênese.
e) biogênese.
Questão 04 sobre Biogênese e abiogênese: UCDB-MS
Analise as afirmações:
· Quando se deixa um pedaço de carne exposto ao ar, nele podem aparecer vermes.
· Se o frasco que contém os pedaços de carne for coberto por uma gaze, os vermes aparecem na gaze e não na carne.
Essas afirmações fortalecem a teoria da origem da vida chamada:
a) abiogênese.
b) geração espontânea.
c) hipótese de Malthus.
d) biogênese.
e) heliocêntrica.
Questão 05. PUC-MG.
Em uma experiência, Francesco Redi colocou em oito frascos de vidro um pedaço de carne. Quadro vidros tiveram a abertura recoberta por um pedaço de gaze. Após alguns dias, apareceram larvas de moscas nos vidros que não continham a gaze recobrindo a abertura do frasco. Nos frascos protegidos com gaze, elas não apareceram.
Essa experiência ilustra o princípio da:
a) teoria celular.
b) biogênese.
c) sucessão ecológica
d) origem da célula.
e) higiene.
Questão 06. Por que razão Redi, no experimento com a carne, deixou alguns frascos abertos e outros fechados?
Questão 07. UFPI.
Por volta de 1860, um famoso cientista demonstrou que uma suspensão previamente esterilizada de levedo de cerveja em água mantém-se estéril indefinidamente se for conservada em frasco “pescoço de cisne”. Este resultado expressa a idéia da chamada:
a) teoria da biogênese.
b) teoria da abiogênese.
c) teoria da pré-formação.
d) hipótese heterotrófica.
e) hipótese autotrófica.
Questão 08 sobre Biogênese e abiogênese: O que representou o experimento de Pasteur e qual sua importância para a época?
Questão 09. (Modelo Enem) Redi, Spallanzani e Needham defendiam, respectivamente, a:
a) biogênese, biogênese e abiogênese.
b) biogênese, abiogênese e biogênese.
c) abiogênese, abiogênese e biogênese.
d) abiogênese, abiogênese e abiogênese.
e) biogênese, biogênese e biogênese.
Questão 10 sobre Biogênese e abiogênese: (Modelo Enem) Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Existem hipóteses que consideram a possibilidade de a vida surgir a partir de matéria inanimada.
( ) Uma camisa suja pode originar ratos após algumas semanas, de acordo com a teoria da biogênese.
( ) O aquecimento destrói o princípio vital contido na substância, impedindo a origem de micróbios.
( ) Um ser vivo só pode ser originado de outro ser vivo
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Gabarito com as respostas sobre as questões da Origem da Vida – Biogênese e abiogênese:
01. B;
02. D;
03. E;
04. D;
05. B;
06 . Para demonstrar que se as moscas tivessem acesso à carne poriam seus ovos e, conseqüentemente, surgiriam larvas que dariam origem a outras moscas.
07. A;
08. O experimento de Pasteur representou a prova de que a abiogênese não poderia ocorrer. Na época foi um argumento irrefutável a favor da teoria da biogênese, permitindo nova visão sobre a microbiologia e, conseqüentemente, uma melhor e cuidadosa conservação dos alimentos.
09. A;
10. V, F, F, V
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína