Exercícios sobre as Teorias Evolutivas – Parte 02

01. Exercícios sobre as Teorias Evolutivas: Em relação à evolução biológica, observe as afirmativas abaixo:

I. A girafa evoluiu de ancestrais de pescoço curto, o qual se desenvolveu gradativamente pelo esforço do animal para alcançar as folhas das árvores mais altas.

II. Os ancestrais da girafa apresentavam pescoço de comprimentos variáveis. Após várias gerações, o grupo mostrou um aumento no número de indivíduos com pescoço mais comprido, devido à seleção natural.

III. Os indivíduos mais adaptados deixam um número maior de descendentes em relação aos não-adaptados.

IV. As características que se desenvolvem pelo uso são transmitidas de geração a geração. Assinale:

a) se I, II e III estiverem de acordo com Lamarck e IV com Darwin;

b) se I e III estiverem de acordo com Lamarck e II e IV com Darwin.

c) se I e IV estiverem de acordo com Lamarck e II e III com Darwin;

d) se I, II, III e IV estiverem de acordo com Lamarck;

e) se I , II , I II e IV estiverem de acordo com Darwin.

 

 

02. Exercícios sobre as Teorias Evolutivas: Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.

A – O Urso Polar é BRANCO porque vive na N EVE!

B – O Urso Polar vive na NEVE porque é BRANCO! As afirmações A e B podem ser atribuídas, respectivamente, a:

a) Lamarck e Darwin.

b) Pasteur e Lamarck.

c) Pasteur e Darwin.

d) Darwin e Wallace.

e) Wallace e Darwin.

 

 

03. Exercícios sobre as Teorias Evolutivas: Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a visão tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoço comprido. Observações feitas na África demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoço comprido é usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fêmeas. As fêmeas também preferem acasalar com machos de pescoço grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoço da girafa ficou grande devido à seleção sexual; machos com pescoços mais compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoços mais curtos. (Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771 -786. Adaptado). Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:

a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras e deixam, portanto, mais descendentes.

c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.

e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

 

 

04. Exercícios sobre as Teorias Evolutivas: “O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secu lar.”

A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista:

a) Teoria de Lamarck

b) Teoria de Malthus

c) Teoria de Wallace

d) Teoria de Darwin

e) Teoria de Mendel

 

 

05. Exercícios sobre as Teorias Evolutivas: “O ambiente afeta a forma e a organização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais… As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável…”.

O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.

a) Seleção natural – Charles Darwin.

b) Herança dos caracteres adquiridos – Jean Lamarck.

c) Lei do transformismo – Jean Lamarck.

d) Seleção artificial – Charles Darwin.

e) Herança das características dominantes – Alfred Wallace.

 

 

06. Exercícios sobre as Teorias Evolutivas: “Um pesquisador cortou as cauda de camundongos e cruzou estes animais entre si. Quando os filhotes nasceram, o pesquisador cortou lhes as caudas e novamente cruzou-os entre si. Continuou a experiência por 20 gerações e na 21ª geração os camundongos apresentavam caudas tão longas quanto as da primeira.” Este experimento demonstrou que:

a) A hipótese de Lamarck sobre a herança dos caracteres adquiridos está correta.

b) Os caracteres adquiridos não são transmitidos à descendência.

c) A teoria mendeliana está errada.

d) Não existe evolução, pois os ratos não se modificam.

e) Este experimento não pode ter dado esse resultado, pois já a partir da 2ª geração os ratos nasceriam sem cauda.

 

 

Veja a lista completa de exercícios sobre Evolução aqui.

 

Veja a primeira parte desta lista de exercícios aqui.

 

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre as Teorias Evolutivas:

01. C;

02. A – Correta – Lamarck – os seres vivos se adaptavam de acordo com a condição do ambiente. Darwin – somente o mais adaptado iria sobreviver… Na neve, entre o urso marrom e o branco… ganha o branco!

03. D;

04. A;

05. C;

06. B

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário