Questão 01 sobre Darwin e Lamarck: UFR-RJ (modificado). O gráfico seguinte representa a variação de uma população bacteriana, cuja cultura foi submetida a um determinado antibiótico.
O trecho do gráfico que melhor representa a seleção dos organismos resistentes está indicado pela alternativa:
a) A – B
b) B – C
c) C – D
d) D – E
e) E – F
Questão 02. Fuvest-SP. “Para o homem poder suportar a intensa radiação solar nos trópicos, as células de sua pele adquiriram a capacidade de fabricar muita melanina”.
Essa é uma frase lamarckista. Critique-a com base no pensamento darwinista.
Questão 03. UFSC. Ao formular sua teoria para explicar a evolução dos organismos, o inglês Charles Darwin baseou-se nos seguintes fatos.
01. Em uma espécie, os indivíduos não são exatamente iguais, havendo diferenças que tornam alguns mais atraentes, mais fortes etc.
02. As mutações são muito freqüentes.
04. Os caracteres adquiridos são passados às descendências.
08. O uso demasiado de uma estrutura leva à sua hipertrofia.
16. As populações crescem mais depressa do que a quantidade de alimentos necessária para supri-las. Dê a soma dos itens corretos.
Questão 04. UFC-CE. Dentre os princípios básicos da teoria da evolução, fundamentados na seleção natural, julgue os itens a seguir.
01. O número de indivíduos de uma espécie tende a diminuir muito ao longo das gerações.
02. Os indivíduos de uma dada espécie não se apresentam idênticos, possuindo certos caracteres e funções biológicas que lhes são peculiares.
04. Certas características podem conferir ao indivíduo maior adaptação às condições ambientais.
08. O indivíduo melhor adaptado tem condições de viver mais tempo e produzir maior número de descendentes.
16. A teoria da seleção natural considera a herança dos caracteres adquiridos como o princípio básico do processo evolutivo.
Dê a soma dos itens corretos.
Questão 05 sobre Darwin e Lamarck: UFPR. Uma importante teoria evolutiva foi criticada com base em experimentos como os realizados por August Weissman (1870), nos quais se cortavam caudas de ratos por gerações sucessivas e, ainda assim, esses ratos continuavam gerando descendentes com caudas intactas e normais. A partir desses experimentos, assinale as afirmações corretas.
01. A teoria de Darwin, segundo a qual as características adquiridas seriam transmitidas aos descendentes, estava correta.
02. As características adquiridas não são hereditárias.
04. As alterações em células somáticas não alteram as informações nas células reprodutoras.
08. A lei básica da teoria de Lamarck sobre a evolução das espécies, ou seja, a “lei da transmissão das características adquiridas”, estava errada.
Some os números dos itens corretos.
Questão 06. FESP. Analise as frases apresentadas:
I. As girafas atuais são descendentes de girafas primitivas que possuíam pescoço curto e o esticavam para alcançar as folhas no alto das árvores. O exercício fez com que o pescoço se alongasse e, sendo a característica benéfica para a espécie, foi transmitida para os descendentes.
II. As girafas atuais são descendentes de girafas primitivas, em que havia variabilidade com relação ao tamanho do pescoço. As de pescoço longo, por conseguirem alcançar mais facilmente as folhas no alto das árvores, cresciam melhor do que as de pescoço curto, que, tendo dificuldade para se alimentar, ou não atingiam a idade reprodutora, ou deixavam poucos descendentes, de modo que a característica pescoço longo foi selecionada.
Podemos considerar corretamente que:
a) a 1a frase está de acordo com Darwin e a 2a com Lamarck.
b) a 1ª frase está de acordo com Lamarck e a 2a com Darwin.
c) as duas frases estão de acordo com Darwin.
d) as duas frases estão de acordo com Lamarck.
e) as duas frases estão de acordo com Lamarck e com Darwin.
Questão 07. Vunesp. Considere duas formas de caracóis quanto à coloração de suas conchas: clara e escura. Esses caracóis constituem alimento para certos pássaros. Suponha que o local onde vivem se torne gradativamente es-curo e que os caracóis de concha escura aumentem em número.
Explique esse fenômeno segundo as idéias de Lamarck e Darwin.
Questão 08. UERJ. Considere as proposições seguintes, relacionadas ao conceito de evolução das espécies.
I. O filósofo grego Anaximandro, que viveu por volta de 500 a.C., acreditava que os humanos evoluíram a partir de seres aquáticos parecidos com peixes. Esses seres teriam abandonado a água para se adaptar à vida terrestre por encontrarem melhores condições neste ambiente.
II. Em 400 a.C, outro grego, Empédocles, propunha que homens e animais não surgiram como indivíduos completos, mas como partes de um corpo que se juntaram ao acaso, formando criaturas estranhas e fantásticas. Algumas delas, incapazes de se reproduzir, foram extintas, enquanto outras prosperaram.
Sabe-se que mutações neutras, ou seja, aquelas que não alteram substancialmente a atividade biológica da proteína modificada, tendem a se acumular naturalmente a intervalos de tempo longos, porém estatisticamente regulares.
a) Aponte, para cada proposição dos primeiros evolucionistas citados, Anaximandro e Empédocles, a teoria evolutiva formulada no século XIX, que a ela mais se assemelha, e justifique sua resposta.
b) Explique a aplicação do conhecimento das estruturas primárias de um mesmo tipo de proteína, encontrada em diferentes espécies de seres vivos, em estudos evolutivos.
Questão 09 sobre Darwin e Lamarck: Unitau-SP. Para explicar as origens das variações entre os seres vivos, surgiu o conceito de mutação, que foi usado por:
a) Lamarck apenas.
b) Darwin apenas.
c) neodarwinistas.
d) Lamarck e Darwin.
e) Darwin e neodarwinistas.
🔵 >>> Veja a lista completa de exercícios sobre Evolução aqui.
Gabarito com as respostas da lista com 09 Questões sobre as Teorias evolutivas de Darwin e Lamarck:
01. B;
02. Os melanócitos realmente produzem mais melanina quando expostos a uma quantidade maior de radiação solar. Entretanto, não é possível afirmar que uma quantidade maior de melanina, resultado desse processo, possa ser transmitida à prole. A explicação darwinista é que pessoas com maior quantidade de melanina resistem a maior radiação solar; portanto, têm maiores chances de reprodução.
03. 17 (01 + 16);
04. 14 (02 + 04 + 08);
05. 14 (02 + 04 + 08);
06. B;
07. Para Lamarck, a necessidade de camuflagem para escapar dos pássaros teria levado os caramujos a desenvolver a cor escura e estes passariam essa característica da cor escura para os descendentes. Na explicação darwinista, os indivíduos de cor escura seriam menos predados e produziriam maior número de descendentes, aumentando a quantidade desses indivíduos na população.
08. a) A proposição de Anaximandro pode ser genericamente comparável à de Lamarck: os órgãos e as estruturas dos seres vivos se desenvolvem ou se atrofiam em função da influência ambiental e do uso ou desuso desses órgãos. A proposição de Empédocles antecipou os princípios fundamentais da teoria da seleção natural de Darwin: ocorrem alterações nos seres vivos, mas apenas os organismos modificados, que são mais aptos, sobrevivem e se reproduzem.
b) Uma maior ou menor diferença entre as estruturas primárias de um tipo de proteína encontrada em várias espécies indica um maior ou menor número de mutações ocorridas. A quantidade de mutações, por sua vez, é proporcional ao tempo decorrido, desde que tais espécies tenham se originado de um ancestral comum.
09. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína