Cinemática Escalar e Movimento Uniforme Atividades

01. Cinemática Escalar e Movimento Uniforme: (CEFET-PR–2006) Imagine um ônibus escolar parado no ponto de ônibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas. Quando o ônibus entra em movimento, sua posição no espaço se modifica: ele se afasta do ponto de ônibus. Dada essa situação, podemos afirmar que a conclusão ERRADA é que:

A) o aluno que está sentado na poltrona acompanha o ônibus, portanto também se afasta do ponto de ônibus.

B) podemos dizer que um corpo está em movimento em relação a um referencial quando a sua posição muda em relação a esse referencial.

C) o aluno está parado em relação ao ônibus e em movimento em relação ao ponto de ônibus. D) nesse exemplo, o referencial adotado é o ônibus.

E) para dizer se um corpo está parado ou em movimento, precisamos relacioná-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referência.

 

 

02. (Mackenzie-SP) Um automóvel deslocou-se durante 1 h com velocidade constante de 60 km/h e, a seguir, por mais meia hora, com velocidade constante de 42 km/h. A velocidade escalar média do automóvel nesse intervalo de 1 h 30 min foi de:

A) 40 m/s.

B) 30 m/s.

C) 25 m/s.

D) 20 m/s.

E) 15 m/s.

 

 

03. Cinemática Escalar e Movimento Uniforme: (FGV-SP–2007) Em uma passagem de nível, a cancela é fechada automaticamente quando o trem está a 100 m do início do cruzamento. O trem, de comprimento 200 m, move-se com velocidade constante de 36 km/h. Assim que o último vagão passa pelo final do cruzamento, a cancela se abre, liberando o tráfego de veículos.

Considerando que a rua tem largura de 20 m, o tempo que o trânsito fica contido desde o início do fechamento da cancela até o início de sua abertura, é, em s:

A) 32.

B) 36.

C) 44.

D) 54.

E) 60.

 

 

04. (FUVEST-SP) João está parado em um posto de gasolina quando vê o carro de seu amigo passando por um ponto P, na estrada, a 60 km/h. Pretendendo alcançá-lo, João parte com seu carro e passa pelo mesmo ponto P, depois de 4 minutos, já a 80 km/h. Considere que ambos dirigem com velocidades constantes. Medindo o tempo, a partir de sua passagem pelo ponto P, João deverá alcançar seu amigo, aproximadamente, em:
A) 4 minutos.
B) 10 minutos.
C) 12 minutos.
D) 15 minutos.
E) 20 minutos.

 


05. Cinemática Escalar e Movimento Uniforme: (Mackenzie-SP) Correndo com uma bicicleta, ao longo de um trecho retilíneo de uma ciclovia, uma criança mantém a velocidade constante de módulo igual a 2,50 m/s. O diagrama horário da posição para esse movimento está ilustrado na figura.

Segundo o referencial adotado, no instante t = 15,00 s, a posição x da criança é igual a:
A) –37,50 m.
B) –12,50 m.
C) 12,50 m.
D) 37,50 m.
E) 62,50 m.

 

Indução Eletromagnética Exercícios.

 

06. Cinemática Escalar e Movimento Uniforme: (FUVEST-SP–2006) Um automóvel e um ônibus trafegam em uma estrada plana, mantendo velocidades constantes em torno de 100 km/h e 75 km/h, respectivamente. Os dois veículos passam lado a lado em um posto de pedágio. Quarenta minutos (2/3 de hora) depois, nessa mesma estrada, o motorista do ônibus vê o automóvel ultrapassá-lo. Ele supõe, então, que o automóvel deve ter realizado, nesse período, uma parada com duração aproximada de:
A) 4 minutos.
B) 7 minutos.
C) 10 minutos.
D) 15 minutos.
E) 25 minutos.

 


07. (CEFET-MG–2006) As figuras a seguir representam as posições sucessivas, em intervalos de tempo iguais e fixos, dos objetos I, II, III e IV em movimento.

O objeto que descreveu um movimento retilíneo uniforme foi:
A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.

 


08. Cinemática Escalar e Movimento Uniforme: (UFTM-MG–2006) Na entrada do porto, todos os navios devem cruzar um estreito canal de 300 m de extensão. Como medida de segurança, essa travessia deve ser realizada com velocidade máxima de 6 m/s. Um navio de 120 m de comprimento, movendo-se com a máxima velocidade permitida, ao realizar a travessia completa desse canal, demorará um tempo, em s, de:
A) 20.
B) 30.
C) 40.
D) 60.
E) 70.

 

 

09. (UFRGS-RS) Um automóvel que trafega em uma autoestrada reta e horizontal, com velocidade constante, está sendo observado de um helicóptero. Relativamente ao solo, o helicóptero voa com velocidade constante de 100 km/h, na mesma direção e no mesmo sentido do movimento do automóvel. Para o observador situado no helicóptero, o automóvel avança a 20 km/h. Qual é, então, a velocidade do automóvel relativamente ao solo?
A) 120 km/h
B) 100 km/h
C) 80 km/h
D) 60 km/h
E) 20 km/h

 


10. Cinemática Escalar e Movimento Uniforme: (FUVEST-SP–2009) Marta e Pedro combinaram encontrar-se em um certo ponto de uma autoestrada plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade média de 80 km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela já estava no marco do quilômetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade média de 100 km/h. Mantendo essas velocidades, seria previsível que os dois amigos se encontrassem próximos a um marco da estrada com indicação de:

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios de Física sobre Cinemática Escalar e Movimento Uniforme:

01. D;

02. E;

03. A;

04. C;

05. E ;

06. C;

07. C;

08. E;

09. A;

10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário