10 Exercícios sobre Movimento Uniforme e Variado

Questão 01 sobre Movimento Uniforme e Variado: U. Católica Dom Bosco-MS – A palavra grandeza representa, em Física, tudo o que pode ser medido, e a medida de uma grandeza física pode ser feita direta ou indiretamente. Entre as várias grandezas físicas, há as escalares e as vetoriais. A alternativa que apresenta apenas grandezas escalares é:

a) temperatura, tempo, quantidade de movimento e massa. b) tempo, energia, campo elétrico e volume.
c) área, massa, energia, temperatura e impulso.
d) velocidade, aceleração, força, tempo e pressão.
e) massa, área, volume, energia e pressão.


Questão 02. FEI-SP – O perímetro do Sol é da ordem de 1010 m e o comprimento de um campo de futebol é da ordem de 100 m.

Quantos campos de futebol seriam necessários para dar uma volta no Sol se os alinhássemos:
a) 100.000 campos
b) 10.000.000 campos
c) 100.000.000 campos
d) 10.000.000.000 campos
e) 1.000.000.000 campos


Questão 03. I.F. Viçosa-MG – Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.

Das alternativas abaixo, a única que retrata uma análise correta do aluno é:
a) A velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da Terra.

b) Eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a todo observador na superfície da Terra.

c) Como não há repouso absoluto, não há nenhum referencial em relação ao qual nós, estudantes, estejamos em repouso.

d) A velocidade do mosquito é a mesma, tanto em relação aos meus colegas, quanto em relação ao professor.

e) Mesmo para o professor, que não pára de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação ao qual ele estivesse em repouso.


Questão 04 sobre Movimento Uniforme e Variado: U. Católica-DF – Para buscar um vestido, Linda tem que percorrer uma distância total de 10 km, assim distribuída: nos 2 km iniciais, devido aos sinaleiros e quebra-molas, deter- minou que poderia gastar 3 minutos. Nos próximos 5 km, supondo pista livre, gastará 3 minutos. No percurso restante mais 6 minutos, já que se trata de um caminho com ruas muito estreitas.

Se os tempos previstos por Linda forem rigorosamente cumpridos, qual será sua velocidade média ao longo de todo o percurso?
a) 50 km/h
b) 1,2 km/h
c) 20 m/s


Questão 05. UFR-RJ – Considere uma aeronave viajando a 900 km/h em movimento retilíneo e uni- forme na rota Rio-Salvador. Num dado trecho, o tempo médio gasto é de aproximada- mente 75 minutos.

Entre as alternativas abaixo, a que melhor representa a distância per- corrida pela aeronave no determinado trecho é:
a) 1025 km
b) 675 km
c) 1875 km
d) 975 km
e) 1125 km


Questão 06. U.E. Londrina-PR – Um pequeno animal desloca-se com velocidade média igual a 0,5 m/s. A velocidade desse animal em km/dia é:

a) 13,8
b) 48,3
c) 43,2
d) 1,80
e) 4,30


Questão 07 sobre Movimento Uniforme e Variado: Vunesp – Nas provas dos 200 m rasos, no atletismo, os atletas partem de marcas localizadas em posições diferentes na parte curva da pista e não podem sair de suas raias até a linha de chegada.

Dessa forma, podemos afirmar que, durante a prova, para todos os atletas, o:
a) espaço percorrido é o mesmo, mas o deslocamento e a velocidade vetorial média são diferentes.

b) espaço percorrido e o deslocamento são os mesmos, mas a velocidade vetorial média é diferente.

c) deslocamento é o mesmo, mas o espaço percorrido e a velocidade vetorial média são diferentes.

d) deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais, mas o espaço percorrido é diferente.

e) espaço percorrido, o deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais.


Questão 08. Univali-SC – No grande prêmio da Austrália de 1999, na cidade de Melbourne, o piloto brasileiro Pedro Paulo Diniz da escuderia SAUBER foi o 12o. colocado. Em uma das voltas alcançou a velocidade de 1800 metros em 16 segundos.

Neste caso, a sua velocidade em km/h foi de:
a) 450
b) 210
c) 405
d) 380
e) 360


Questão 09. Unifor-CE – Um trem parte às 16 h de uma sexta-feira para uma viagem de 500 km. Sabe-se que esse trem, quando em movimento, mantém uma média de velocidade de 50 km/h e que, devido ao descarrilamento de outro trem, ficou parado no meio do percurso durante 12 horas.

Nessas condições, o trem chegou ao destino às:
a) 12 h de domingo.
b) 2 h de domingo.
c) 16 h de sábado.
d) 14 h de sábado.
e) 2 h de sábado.


Questão 10 sobre Movimento Uniforme e Variado: U.F. Viçosa-MG – Em relação ao movimento de uma partícula, é correto afirmar que:

a) sua aceleração nunca pode mudar de sentido, sem haver necessariamente mudança no
sentido da velocidade.

b) sua aceleração nunca pode mudar de direção sem a mudança simultânea de direção da velocidade.

c) quando sua velocidade é nula em um determinado instante, a sua aceleração será necessariamente nula neste mesmo instante.

d) um aumento no módulo da sua aceleração acarreta o aumento do módulo de sua velocidade.

e) quando sua velocidade é constante, a sua aceleração também é constante e não nula.


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Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre Movimento Uniforme e Variado:

01. e;
02.c;
03.b;
04.a;
05. e;
06. c;
07. a;
08. c;
09. d;
10. a

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