Questão 01 sobre Magnetismo: (Ufmg) Fazendo uma experiência com dois ímãs em forma de barra, Júlia colocou-os sob uma folha de papel e espalhou limalhas de ferro sobre essa folha. Ela colocou os ímãs em duas diferentes orientações e obteve os resultados mostrados nas figuras I e II:

Nessas figuras, os ímãs estão representados pelos retângulos. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que as extremidades dos ímãs voltadas para a região entre eles correspondem aos polos:
a) norte e norte na figura I e sul e norte na figura II.
b) norte e norte na figura I e sul e sul na figura II.
c) norte e sul na figura I e sul e norte na figura II.
d) norte e sul na figura I e sul e sul na figura II.
Questão 02. (Uel) Considere o campo magnético nos pontos P1, P2, P3, P 4 e P5 nas proximidades de um ímã em barra, conforme representado na figura a seguir.

A intensidade do campo magnético é menor no ponto:
a) P1
b) P2
c) P3
d) P4
e) P5
Questão 03. (G1) Aproximando-se um imã de uma bolinha de aço, observa-se que a bolinha:

a) é repelida pelo polo sul e atraída pelo polo norte;
b) é atraída pelo polo sul e repelidas pelo porto norte;
c) é repelida pela região compreendida entre os polos;
d) é atraída por qualquer dos polos;
e) é repelida por qualquer dos polos.
Questão 04 sobre Magnetismo: (G1) Pares de imãs em forma de barra são dispostos conforme indicam as figuras a seguir:

A letra N indica o polo Norte e o S o polo Sul de cada uma das barras. Entre os imãs de cada um dos pares anteriores (a), (b) e (c) ocorrerão, respectivamente, forças de:
a) atração, repulsão, repulsão;
b) atração, atração, repulsão;
c) atração, repulsão, atração;
d) repulsão, repulsão, atração;
e) repulsão, atração, atração.
Questão 05. (G1) Em qualquer imã, os polos norte e sul têm:
a) forças diferentes.
b) forças variáveis.
c) forças iguais.
d) forças semelhantes.
e) forças alternadas.
Questão 06. (Fuvest) A figura I adiante representa um imã permanente em forma de barra, onde N e S indicam, respectivamente, polos norte e sul. Suponha que a barra seja dividida em três pedaços, como mostra a figura II. Colocando lado a lado os dois pedaços extremos, como indicado na figura III, é correto afirmar que eles:

a) se atrairão, pois A é polo norte e B é polo sul.
b) se atrairão, pois A é polo sul e B é polo norte.
c) não serão atraídos nem repelidos.
d) se repelirão, pois A é polo norte e B é polo sul.
e) se repelirão, pois A é polo sul e B é polo norte.
Questão 07 sobre Magnetismo: (G1 – ifsp 2016) Dispõe-se de três ímãs em formato de barra, conforme mostra a figura a seguir:

Sabe-se que o polo A atrai o polo C e repele o polo E. Se o polo F é sul, pode-se dizer que:
a) A é polo sul e B polo Sul.
b) A é polo sul e C é polo norte.
c) B é polo norte e D é polo norte.
d) A é polo norte e C é polo sul.
e) A é polo norte e E é polo sul.
Questão 08. (Ufu 2015) Três carrinhos idênticos são colocados em um trilho, porém, não se encostam, porque, na extremidade de cada um deles, conforme mostra o esquema abaixo, é acoplado um ímã, de tal forma que um de seus polos fica exposto para fora do carrinho (polaridade externa).

Considerando que as polaridades externas dos ímãs (N – norte e S – sul) nos carrinhos são representadas por números, conforme o esquema a seguir, assinale a alternativa que representa a ordem correta em que os carrinhos foram organizados no trilho, de tal forma que nenhum deles encoste no outro:

a) 1 – 2 – 4 – 3 – 6 – 5.
b) 6 – 5 – 4 – 3 – 1 – 2.
c) 3 – 4 – 6 – 5 – 2 – 1.
d) 2 – 1 – 6 – 5 – 3 – 4.
Questão 09. (Cesgranrio) As linhas de força do campo magnético terrestre (desprezando-se a inclinação do eixo magnético) e a indicação da agulha de uma bússola colocada em P1, sobre a linha de força, são mais bem representados por:
onde NG = Polo Norte geográfico e SG = Polo Sul geográfico

Questão 10 sobre Magnetismo: (Uel) A agulha de uma bússola assume a posição indicada na figura a seguir quando colocada numa região onde existe, além do campo magnético terrestre, um campo magnético uniforme e horizontal. Considerando a posição das linhas de campo uniforme, desenhadas na figura, o vetor campo magnético terrestre na região pode ser indicado pelo vetor

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.
Gabarito com as respostas das atividades de física sobre Magnetismo:
01. d;
02. a;
03. d;
04. a;
05. c;
06. e;
07. d;
08. d;
09. e;
10. e

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
pedindo revisão da 10