Questão 01 sobre Espelhos: Fuvest-SP – Em agosto de 1999, ocorreu o último eclipse solar total do século. Um estudante imaginou, então, uma forma de simular eclipses. Pensou em usar um balão esférico e opaco, de 40 m de diâmetro, que ocultaria o Sol quando seguro por uma corda a uma altura de 200 m. Faria as observações, protegendo devidamente sua vista, quando o centro do Sol e o centro do balão estivessem verticalmente colocados sobre ele, num dia de céu claro. Considere as afirmações abaixo, em relação aos possíveis resultados dessa proposta, caso as observações fossem realmente feitas, sabendo-se que a distância da Terra ao Sol é de 150 x 108 km e que o raio do Sol é 0,75 x 106 km, aproximadamente.
I. O balão ocultaria todo o Sol: o estudante não veria diretamente nenhuma parte do Sol. II. O balão é pequeno demais: o estudante continuaria a ver diretamente partes do Sol. III. O céu ficaria escuro para o estudante, como se fosse noite.
Está correto apenas o que se afirma em: a) I b) II c) III d) I e III e) II e III
Questão 02. U. Salvador-BA – Utilizando-se o disco de Newton é possível comprovar experimentalmente:
01) os princípios de reversibilidade e de independência dos raios de luz.
02) o aumento linear transversal produzido por um espelho esférico.
03) o desvio de um raio luminoso ao atravessar a superfície de separação entre dois meios transparentes.
Questão 03. UFSE – Um observador se encontra a 50 cm de um espelho plano colocado verticalmente.
Se o observador se afastar do espelho dando dois passos para trás, de 50 cm cada, a sua imagem se afastará dele: a) 0,50 m b) 1,0 m c) 2,0 m d) 3,0 m e) 4,0 m
Questão 04 sobre Espelhos: Unifor-CE – Dispõe-se um objeto, de tamanho 2,0 cm, perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico côncavo de raio de curvatura 60 cm, à distância de 50 cm do espelho. A distância do espelho até um anteparo onde se pode captar a imagem nítida do objeto e o tamanho da imagem são, em cm, respectivamente,
a) 38 e 1,5 b) 50 e 2,0 c) 60 e 2,4 d) 75 e 3,0 e) 150 e 6,0
Questão 05. Cefet-PR – Com relação ao estudo dos espelhos planos e esféricos são feitas as afirmações a seguir:
I. A imagem de um objeto real refletida em um espelho plano é sempre virtual, pois cada ponto imagem é vértice de um pincel divergente.
II. A imagem do Sol, formada por um espelho côncavo, localiza-se no foco do espelho.
III. Quando um indivíduo encontra-se em frente a um determinado espelho e nota que sua imagem é direita e reduzida, ele conclui que o espelho só pode ser côncavo.
É (são) correta(s) a(s) afirmação(ões): a) I somente. b) I e II somente. c) I e III somente. d) II e III somente. e) I, II e III.
Questão 06. Fuvest-SP – Dois espelhos planos, sendo um deles mantido na horizontal, formam entre si um ângulo Â. Uma pessoa observa-se através do espelho inclinado, mantendo seu olhar na direção horizontal. Para que ela veja a imagem de seus olhos, e os raios retornem pela mesma trajetória que incidiram, após reflexões nos dois espelhos (com apenas uma reflexão no espelho horizontal), é necessário que o ângulo  seja de:
a) 15° b) 30° c) 45° d) 60° e) 75°
Questão 07 sobre Espelhos: I.E.Superior de Brasília-DF – Diz uma lenda antiga que um jovem chamado Narciso, muito belo, se apaixonou por sua própria imagem refletida na superfície de um lago. Sua paixão foi tanta que ele morreu afogado tentando abraçar a sua imagem. Atualmente, vários tipos de espelhos estão à venda para diversos fins.
Usando seus conhecimentos sobre espelhos, julgue os itens como verdadeiros ou falsos: ( ) O fato de Narciso observar sua própria imagem na superfície do lago deve-se, principalmente, ao fenômeno da refração regular da luz.
( ) Espelhos planos produzem, de objetos reais, imagens sempre simétricas, virtuais e direitas.
( ) Espelhos convexos, como os utilizados em elevadores, produzem imagens sempre virtuais, menores e invertidas em relação a um objeto real.
( ) Ao colocarmos um lápis de 2,0 cm de altura a uma distância de 8,0 cm do vértice de um espelho côncavo, de 16,0 cm de raio, a imagem formada terá 4,0 cm de altura.
Questão 08. U.Católica-DF – O senhor “João Boca Aberta” compareceu ao consultório odontológico para sua revisão semestral. O Dr. “José Sorriso”, para examinar melhor os dentes de João, utiliza dois instrumentos básicos: um pequeno espelho, que amplifica a imagem, e uma espátula. Utilizando seus conceitos sobre o comportamento e a natureza da luz, marque a alternativa correta sobre o espelho utilizado e sobre a distância do dente ao espelho:
a) É plano e a distância é menor que a distância focal. b) É côncavo e a distância é menor que a distância focal. c) É côncavo e a distância é maior que a distância focal. d) É convexo e a distância é menor que a distância focal. e) É convexo e a distância é maior que a distância focal.
Questão 09. UFRS – Considere as afirmações seguintes.
I. Para que uma pessoa consiga observar sua imagem por inteiro em um espelho retangular plano, o comprimento do espelho deve ser, no mínimo, igual à altura da pessoa.
II. Reflexão total pode ocorrer quando raios luminosos que se propagam em um dado meio atingem a superfície que separa esse meio de outro com menor índice de refração.
III. A imagem de um objeto real fornecida por um espelho convexo é sempre virtual, direita e menor do que o objeto, independentemente da distância deste ao espelho.
Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
Questão 10 sobre Espelhos: ITA-SP – Considere as seguintes afirmações:
I. Se um espelho plano transladar de uma distância d ao longo da direção perpendicular a seu plano, a imagem real de um objeto fixo transladará de 2 d.
II. Se um espelho plano girar de um ângulo a em torno de um eixo fixo perpendicular à direção de incidência da luz, o raio refletido girará de um ângulo 2 a.
III. Para que uma pessoa de altura h possa observar seu corpo inteiro em um espelho plano, a altura deste deve ser de no mínimo 2 h/3.
Então, podemos dizer que: a) apenas I e II são verdadeiras. b) apenas I e III são verdadeiras. c) apenas II e III são verdadeiras. d) todas são verdadeiras. e) todas são falsas.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína