Exercícios de Física sobre Refração

01. Refração: U. Alfenas-MG – Uma pessoa encontra-se deitada num trampolim, situado a três metros de altura, olhando para a piscina cheia, cuja profundidade é de 2,5 m. Nestas circunstâncias, a profundidade aparente da piscina será:

a) exatamente 2,5 m.

b) um valor compreendido entre 2,5 e 3 m.

c) um valor maior que 3 m.

d) um valor menor que 2,5 m.

e) exatamente 3 m.

 

 

02. UFRS – Considere uma lente com índice de refração igual a 1,5 imersa completamente em um meio cujo índice de refração pode ser considerado igual a 1. Um feixe luminoso de raios paralelos incide sobre a lente e converge para um ponto P situado sobre o eixo principal da lente.

Sendo a lente mantida em sua posição e substituído o meio no qual ela se encontra imersa, são feitas as seguintes afirmações a respeito do experimento:

I. Em um meio com índice de refração igual ao da lente, o feixe luminoso converge para o mesmo ponto P.

II. Em um meio com índice de refração menor do que o da lente, porém maior do que 1, o feixe luminoso converge para um ponto P’ mais afastado da lente do que o ponto P.

III. Em um meio com índice de refração maior do que o da lente, o feixe luminoso diverge ao atravessar a lente.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

 

 

03. Refração: U. E. Ponta Grossa-PR – Quando um raio luminoso policromático incide em uma superfície transparente, sofrendo refração,

01) ele apresenta índices de refração diferentes para cada cor.

02) ele apresenta, para o par de meios, um único índice de refração para todas as cores.

04) a luz se reflete difusamente, com maior destaque para a cor predominante.

08) ocorre o fenômeno conhecido como dispersão da luz.

16) origina-se um feixe de luz colorida.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

 

 

04. Vunesp – Nas fotos da prova de nado sincronizado, tiradas com câmaras submersas na piscina, quase sempre aparece apenas a parte do corpo das nadadoras que está sob a água; a parte superior dificilmente se vê. Se essas fotos são tiradas exclusivamente com iluminação natural, isso acontece porque a luz que:

a) vem da parte submersa do corpo das nadadoras atinge a câmara, mas a luz que vem de fora da água não atravessa a água, devido à reflexão total.

b) vem da parte submersa do corpo das nadadoras atinge a câmara, mas a luz que vem de fora da água é absorvida pela água.

c) vem da parte do corpo das nadadoras que está fora da água é desviada ao atravessar a água e não converge para a câmara, ao contrário da luz que vem da parte submersa.

d) emerge da câmara ilumina a parte submersa do corpo das nadadoras, mas a parte de fora da água não, devido ao desvio sofrido pela luz na travessia da superfície.

e) emerge da câmara ilumina a parte submersa do corpo das nadadoras, mas a parte de fora da água não é iluminada devido à reflexão total ocorrida na superfície.

 

 

05. Refração: UFRS – Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas no parágrafo abaixo, na ordem em que elas aparecem.

As cores que compõem a luz branca podem ser visualizadas quando um feixe de luz, ao atravessar um prisma de vidro, sofre , separando-se nas cores do espectro visível. A luz de cor é a menos desviada de sua direção de incidência e a de cor é a mais desviada de sua direção de incidência.

a) dispersão – vermelha – violeta

b) dispersão – violeta – vermelha

c) difração – violeta – vermelha

d) reflexão – vermelha – violeta

e) reflexão – violeta – vermelha

 

Exercícios sobre Reflexão Luminosa.

 

06. Refração: UFSC – Uma lâmina de vidro de faces paralelas, perfeitamente lisas, de índice de refração n, é mergulhada completamente em um líquido transparente de índice de refração também igual a n. Observa-se que a lâmina de vidro torna-se praticamente invisível, isto é, fica difícil distingui-la no líquido.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S):

01) A lâmina de vidro torna-se opaca à luz.

02) A luz, ao passar do meio líquido para a lâmina de vidro, sobre reflexão total.

04) A luz sofre forte refração, ao passar do meio líquido para a lâmina de vidro e, também, desta para o meio líquido.

08) Quando a luz passa do líquido para o vidro, ocorre mudança no seu comprimento de onda.

16) A luz não sofre refração, ao passar do meio líquido para a lâmina de vidro.

32) A luz que se propaga no meio líquido não sofre reflexão ao incidir na lâmina de vidro.

64) A luz sofre desvio, ao passar do líquido para a lâmina e, desta para o líquido, porque a velocidade da luz nos dois meios é diferente.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

 

 

07. U. F. Pelotas-RS – A água sempre foi vital para a sobrevivência humana, inclusive para o homem visualizar através dela e, assim, conseguir o seu alimento.

Em algumas tribos indígenas, os guerreiros providenciam alimento através da pesca por lança. Para isso, postam-se à margem dos rios, observando a passagem dos peixes, para neles mirar a lança. Para acertá-los, porém, valem-se de um recurso prático, utilizando, sem saber, um princípio da Física.

Se você participasse desse tipo de pescaria, acertaria:

a) abaixo da imagem visualizada, por causa do fenômeno da refração, apesar de você e o peixe estarem em meios diferentes.

b) na posição da imagem, em virtude de ela corresponder à posição do objeto, mesmo que você e o peixe estejam em meios diferentes.

c) acima da imagem visualizada, já que ela corresponde à posição do objeto, pois você e o peixe estão em meios diferentes e, portanto, há o fenômeno da refração.

d) acima da imagem visualizada, pois, em virtude do fenômeno da refração, a posição da imagem não corresponde à posição do objeto, uma vez que você e o peixe estão em meios diferentes.

e) abaixo da imagem visualizada, pois a luz sofre o fenômeno da refração, devido ao fato de você e o peixe estarem em meios diferentes.

 

 

08. Refração: UFPB – As figuras abaixo representam secções retas de um cubo de vidro que tem uma de suas faces atingida por um raio de luz monocromática, proveniente do ar. As trajetórias do raio luminoso, também representadas, estão no plano dessas figuras.

Sabendo-se que o índice de refração do vidro é maior do que o do ar, as trajetórias fisicamente possíveis são

a) I e II

b) I e IV

c) II e III

d) II e IV

e) III e IV

 

 

09. UnB-DF – A figura abaixo ilustra o funcionamento de um binóculo comum. No corte, observam-se as lentes objetiva e ocular e um par de prismas. O feixe de luz atravessa os prismas, seguindo a trajetória mostrada em detalhe na figura.

Acerca do funcionamento desse instrumento óptico, julgue os itens abaixo como verdadeiros ou falsos.

( ) O binóculo não funcionaria se não existisse o fenômeno da difração.

( ) A função desempenhada pela lente objetiva é a mesma que a de um espelho convexo.

( ) A reflexão interna total que ocorre em cada um dos prismas é fundamentalmente um fenômeno refrativo.

( ) Se uma pessoa observasse uma paisagem com o binóculo descrito, mas do qual tivessem sido retiradas as lentes objetiva e ocular, então essa pessoa veria a paisagem invertida.

 

 

10. Refração: UFGO – Considere um estreito feixe de luz branca incidindo sobre um bloco de vidro. A refração desse feixe no vidro dá origem a um espectro colorido, no qual se observam as seguintes cores, na ordem decrescente de suas velocidades de propagação: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O feixe violeta refratado é, então, direcionado a um prisma.

Nesse fenômeno:

( ) a dispersão da luz branca ocorre, porque o índice de refração do bloco de vidro é diferente para cada uma das cores.

( ) o desvio da luz violeta é menor do que o desvio da luz vermelha, quando ambas emergem do bloco de vidro.

( ) o feixe violeta, ao passar pelo prisma, dará origem a um novo espectro colorido.

( ) se a secção principal do prisma for um triângulo retângulo isósceles, e o feixe violeta incidir perpendicularmente sobre uma das faces, será observada a reflexão interna total. Nesse caso, considere que o ângulo limite é igual a 48°.

 

🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.

 

Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre Refração:

01. D;

02. D;

03. 1 + 8 + 16;

04. C;

05. A;

06. 16 + 32;

07. E;

08. B;

09. F-F-V-V;

10. V-F-F-F