Sistema Sanguíneo ABO Exercícios com Gabarito

01. Sistema Sanguíneo ABO:Uma mulher que apresenta tipo sanguíneo B tem um filho cujo tipo sanguíneo é O. Ela vai à justiça atribuindo a paternidade da criança a um homem cujo tipo sanguíneo é AB. Se você fosse consultado pelo juiz, qual seria seu pare­cer? Justifique.


02. Fuvest-SP. Um tratamento utilizado para certos tipos de doenças do sangue é a destruição completa da medula óssea do paciente e implante de células medulares sadias provenientes de um doador.

Eugênio, cujo grupo sanguíneo é A, recebeu um transplante de medula óssea de seu irmão Valentim, cujo grupo sanguíneo é B, e a opera­ção foi bem-sucedida.
a. Qual será o grupo sanguíneo de Eugê­nio após o transplante? Por quê?
b. Sabendo-se que a mãe e a esposa de Eugênio têm sangue do tipo 0, qual será a probabilidade de um futuro filho do casal ter sangue do tipo A? E do tipo B?


03. UEL-PR. Sistema Sanguíneo ABO: Um menino tem o lobo da orelha preso e per­tence a uma família na qual o pai, a mãe e a irmã possuem o lobo da orelha solto. Esta diferença não o incomodava até começar a estudar genética e aprender que o lobo da orelha solto é um caráter controlado por um gene com dominância completa. Aprendeu também que os grupos sanguíneos, do siste­ma ABO, são determinados pelos alelos IA, IB e i. Querendo saber se era ou não filho bio­lógico deste casal, buscou informações acerca dos tipos sanguíneos de cada um da família. Ele verificou que a mãe e a irmã pertencem ao grupo sanguíneo O e o pai, ao grupo AB.

Com base no enunciado, é correto afirmar que:
a. a irmã é quem pode ser uma filha bio­lógica, se o casal for heterozigoto para o caráter grupo sanguíneo.
b. ambos os irmãos podem ser os filhos biológicos, se o casal for heterozigoto para os dois caracteres.
c. o menino é quem pode ser um filho biológico, se o casal for heterozigoto para o caráter lobo da orelha solta.
d. a mãe desta família pode ser a mãe biológica de ambos os filhos, se for ho­mozigota para o caráter lobo da orelha solta.
e. o pai desta família pode ser o pai bio­lógico de ambos os filhos, se for homo­zigoto para o caráter grupo sanguíneo.


04. Mackenzie-SP. A respeito de grupos sanguíneos, é correto afirmar que:

a. um indivíduo pertencente ao tipo O não tem aglutininas.
b. um indivíduo com aglutinina do tipo B não pode ser filho de pai tipo O.
c. os indivíduos pertencentes ao tipo AB não podem ter filhos que pertençam ao tipo O.
d. um homem pertencente ao tipo A ca­sado com uma mulher do tipo B não poderá ter filhos do tipo AB.
e. a ausência de aglutinogênios é carac­terística de indivíduos pertencentes ao tipo AB.


05. Unicamp-SP. No início do século XX, o austríaco Karl Landsteiner, misturando o sangue de in­divíduos diferentes, verificou que apenas algumas combinações eram compatíveis. Descobriu, assim, a existência do chamado sistema ABO em humanos. No quadro abai­xo, são mostrados os genótipos possíveis e os aglutinogênios correspondentes a cada tipo sanguíneo.

Lista de exercícios sobre Sistema Sanguíneo ABO, com todas as respostas dispostas no gabarito no final do post.

a. Que tipo ou tipos sanguíneos poderiam ser utilizados em transfusão de sangue para indivíduos de sangue tipo A? Justifique.
b. Uma mulher com tipo sanguíneo A, casada com um homem com tipo san­guíneo B, tem um filho considerado do­ador de sangue universal. Qual a proba­bilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguíneo AB? Justifique sua resposta.


06. UFRR. Sistema Sanguíneo ABO: Um casal possui uma filha de grupo sanguíneo O. Sabendo-se que a mulher é do tipo sanguí­neo B e seu marido, do tipo sanguíneo A, a probabilidade de o próximo filho do casal ser novamente uma menina de grupo sanguíneo O é de:

a. 1/2
b. 1/4
c. 1/8
d. 3/4
e. 3/8


07. Sistema Sanguíneo ABO: Nos meios de comunicação, é comum a solici­tação de doação de sangue, como a do anúncio a seguir.

Precisa-se, com urgência, de sangue Tipo “O”, qualquer fator Rh. Doações no Banco de Sangue.

Considerando o sistema ABO, explique:
a. por que uma pessoa com o fenótipo san­guíneo solicitado é doador universal;
b. o tipo de herança genética que deter-mina os grupos sanguíneos desse sistema.


08. UEPG-PR. Sobre grupos sanguíneos, descobertos há pouco mais de cem anos, que geneticamente detêm caráter mendeliano, assinale o que for correto.

01. Pessoas do grupo sanguíneo O não apresentam anticorpos no soro.
02. O sangue naturalmente contém antíge­nos, também chamados de aglutinogê­nios e anticorpos ou aglutininas, ambos determinados geneticamente. Portanto, os anticorpos dos grupos sanguíneos já estão presentes no soro, independente-mente de ter havido ou não entrada de antígeno por meio de transfusão.
04. As pessoas do grupo sanguíneo AB pos­suem dois anticorpos no soro, o anti-A e o anti-B, razão pela qual são conside­radas doadoras universais. Esse grupo sanguíneo pode ser amplamente rece­bido, e com alguns riscos apenas quan­do são necessárias grandes quantida­des de sangue.
08. No soro, pessoas do grupo sanguíneo A possuem anticorpos anti-B. Os indiví­duos do grupo sanguíneo B têm no soro o anticorpo anti-A.
16. A transfusão autóloga é a mais segura, pois o sangue da própria pessoa é cole­tado previamente, estocado e reinfun­dido durante ou após a cirurgia.
Dê a soma dos itens corretos.


09. UFSC. Sistema Sanguíneo ABO: Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

01. a incompatibilidade entre grupos san­guíneos deve-se a uma reação imuno­lógica entre proteínas dissolvidas no plasma sanguíneo e moléculas presen­tes na membrana das hemácias.
02. ao obter enzimas capazes de suprimir a reação imune, os cientistas podem alterar a herança genética das pessoas quanto ao tipo sanguíneo.
04. a herança dos grupos sanguíneos do sistema ABO é determinada por um gene com alelos múltiplos (polialelia).
08. o sangue das pessoas que apresentam o tipo O recebe essa denominação pois não apresenta o antígeno A ou B (aglu­tinogênio A ou aglutinogênio B) nem as aglutininas anti-A ou anti-B.
16. existe um pequeno número de pessoas na população mundial que pode ser erro­neamente classificado como pertencente ao grupo sanguíneo O (falso O), embora não possuam genótipo correspondente a esse grupo (fenótipo Bombaim).
32. para cada fenótipo sanguíneo existente no sistema ABO só existe um genótipo possível que o determine.
Dê a soma dos itens corretos.


10. Udesc. Sistema Sanguíneo ABO: Leia as seguintes afirmações sobre o sistema ABO de grupos sanguíneos.
I. No tipo de sangue AB, os genes codifi­cam as proteínas A e B presentes nas membranas das hemácias.
II. No tipo de sangue AB, não há produção de proteínas anti-A e anti-B presentes no plasma.
III. No tipo de sangue AB, os genes não co­dificam as proteínas anti-A e anti-B pre­sentes nas membranas das hemácias.
IV. O sistema ABO é um exemplo tanto de codominância quanto de alelos múlti­plos.
V. O sistema ABO é um exemplo de domi­nância incompleta e herança quantita­tiva.

Está correto o contido em:
a. I, II e IV, apenas.
b. I, II e V, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. II, III e V, apenas.
e. II, IV e V, apenas.

Confira também outras listas de exercícios sobre o Sistema Sanguíneo:

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre Sistema Sanguíneo ABO:

Resolução do exercício 01. O parecer seria de impossibilidade de pa­ternidade desse homem, pelo motivo ele apre­sentar grupo sanguíneo AB, produzindo game-tas A e B. A criança, sendo grupo O, recebeu dois gametas com o alelo i.

Resolução do exercício 02. a. Eugênio passa a produzir hemácias do grupo B, já que teve sua medula óssea original completamente destruída antes do transplante.
b. Eugênio é genéticamente do grupo A, sendo filho de mãe O (ii), seu genótipo é IAi. Casado com mulher O (ii) poderá ter filhos dos grupos A (IAi) e O (ii) com 50% de chances para cada grupo. A probabilidade de ter filhos do grupo B é, portanto, igual a zero.

Resolução do exercício 03. C;

Resolução do exercício 04. C;

Resolução do exercício 05. a. Para transfusões de pequeno volu­me, o indivíduo A pode receber sangue dos tipos A e 0, pois o sangue A possui agluti­ninas anti-B no plasma, que aglutinariam as hemácias do sangue dos tipos B e AB.

b. Se o casal tem um filho com sangue tipo O (doador universal), ambos são hetero­zigotos. Sendo assim, a probabilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com o tipo sanguíneo AB é de 1/4.
IAi x IBi = 1/4 IAIB (AB), 1/4 IAi (A), 1/4 IBi (B) e 1/4 ii (O)

Resolução do exercício 06. C;

Resolução do exercício 07. a. Considerando que o volume de san­gue recebido é pequeno em relação ao volu­me total do receptor, pessoas portadoras do fenótipo sanguíneo 0, por não apresentarem nenhum aglutinogênio (A ou B) em suas he­mácias, podem doar sangue a qualquer pes­soa de outro grupo sanguíneo do sistema ABO, sem o risco de ocorrer aglutinação às hemácias do receptor.
b. Os quatro fenótipos sanguíneos do sistema ABO são determinados por um gene com alelos múltiplos. Os alelos des­ses genes são IA, IB e i, sendo os alelos IAe IB codominantes, e dominantes em relação ao alelo i, que é recessivo.

Resolução do exercício 08. 26 (02 + 08 + 16)

Resolução do exercício 09. 21(01+04+ 16);

Resolução do exercício 10. A

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário