Herança Influenciada Pelo Sexo Exercícios Respondidos

01. PUC-RJ. Herança Influenciada Pelo Sexo: Na década de 1940, descobriu-se que algumas células, retiradas de indivíduos humanos com dois cromossomos sexuais X, apresentavam, no núcleo interfásico, um pequeno corpúsculo de cromatina intensamente corado.

Esse cor­púsculo é denominado:
a. cromatina sexual, está presente so­mente nas mulheres adultas geneti­camente normais e corresponde a um cromossomo somático condensado.
b. cromatina sexual, está presente so­mente nos homens adultos genetica­mente normais e corresponde ao cro­mossomo Y condensado.
c. nucléolo, está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um cromossomo somático condensado.
d. cromatina sexual, está presente em indivíduos geneticamente normais de ambos os sexos e corresponde a um cromossomo X condensado.
e. corpúsculo de Barr, está presente somente em indivíduos do sexo fe­minino geneticamente normais e corresponde a um cromossomo X condensado.


02. Herança Influenciada Pelo Sexo: Um homem calvo, filho de pai não calvo, ca­sa-se com uma mulher não calva cujo pai era calvo homozigoto. Qual é a probabilidade de o casal ter um menino que futuramente seja calvo?

Herança Influenciada Pelo Sexo


03. Udesc. Um dos sistemas de determinação cromossô­mica do sexo é o sistema ZW. Esse é um siste­ma de determinação de sexo comum em aves e em alguns outros organismos como o das mariposas e o das borboletas.

Em relação a esse sistema, responda às questões.
a. Qual é o sexo heterogamético?
b. Quem determina o sexo da prole?


04. UFRJ. 0 governo de uma sociedade totalitária deci­diu conter a expansão demográfica, reduzindo a proporção de homens na população.

Com esse objetivo, foi então promulgada uma lei segundo a qual todas as mulheres que ti­vessem um filho homem não mais poderiam ter filhos. As demais mulheres poderiam con­tinuar a ter filhos até que tivessem um filho homem.
Essa lei atingirá o objetivo desejado depois de algumas gerações? Justifique sua resposta.


05. UFF-RJ. Herança Influenciada Pelo Sexo: Um geneticista, adotando o mesmo critério uti­lizado para a montagem de cariótipo da espécie humana, montou o cariótipo de certa espécie animal desconhecida, conseguindo formar dez pares de cromossomos, restando, além destes, dois cromossomos de tamanhos distintos.

Considere o padrão de determinação de sexo, nessa espécie desconhecida, igual ao do hu­mano e determine:
a. quantos cromossomos existem, respec­tivamente, nos óvulos, nos espermato­zoides e nas células musculares dessa espécie animal;
b. o sexo a que pertence o animal da es­pécie em questão, justificando sua res­posta.

 


06. Um indivíduo daltônico e não míope, filho de pai míope, casa-se com uma mulher normal para ambas as características. O casal já tem uma filha daltônica e míope. Sabendo que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao sexo e que a miopia é uma herança autossômica recessiva, a probabilidade de terem uma menina normal para ambas as características é de:

a)16/3.
b)4/1.
c)16/1.
d)2/1.
e)16/9.


07. UFRJ. Herança Influenciada Pelo Sexo: Durante o processo de meiose, ocorre a re­combinação gênica, isto é, a troca de sequências de ADN entre cromossomos homólogos.
Identifique o cromossomo humano que sofre menos recombinação. Justifique sua resposta.


08. UFRJ. Na espécie humana, existe um gene raro que causa a displasia ectodérmica anidrótica, que é uma anomalia caracterizada pela ausência das glândulas sudoríparas. Esse gene se loca­liza no cromossomo sexual X.
Algumas mulheres, portadoras desse gene em heterozigose, ficam com a pele toda manchada, formando um mosaico de manchas claras e escuras, quando se passa um corante sobre a pele.

mosaico Herança Influenciada Pelo Sexo

a. Explique a formação dessas manchas do ponto de vista genético.
b. Por que esse mosaico não pode apare­cer em um homem?


09. Herança Influenciada Pelo Sexo: Um senhor calvo, que apresentava pelos em suas orelhas (hipertricose auricular), ca-sou-se com uma mulher não calva, que não apresentava hipertricose auricular. Esse ca-sal teve oito filhos (quatro meninos e quatro meninas). Quando adultos, todos os filhos homens apresentavam pelos em suas orelhas, sendo três deles calvos. Nenhuma das filhas apresentava hipertricose, mas uma era calva e três não o eram.

Qual é o tipo de herança de cada uma das ca­racterísticas mencionadas, isto é, hipertricose auricular e calvície? Justifique.


10. UFRGS-RS. Leandro, preocupado com a possiblidade de vir a ser calvo, consultou um amigo que es­tava estudando genética. Contou que, em­bora seus pais não fossem calvos, sua avó materna era. Na família do avô materno, não havia histórico de calvície. Seu amigo explicou que a calvície é uma característi­ca influenciada pelo sexo e que se expressa nos homens em homo e heterozigose e, nas mulheres, somente em homozigose. Assim, concluiu que a chance de Leandro vir a ser calvo era de 50%.

Essa conclusão baseia-se no fato de:
a. sua mãe ser heterozigota.
b. seu avô paterno ser calvo.
c. sua avó paterna ser heterozigota.
d. seu pai ser heterozigoto.
e. sua avó materna ser heterozigota.

Confira estas listas de exercícios de Genética:

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Herança Influenciada Pelo Sexo:

Resolução da questão 01. E;

Resolução da questão 02. D;

Resolução da questão 03.a. Fêmea
b. Fêmea

Resolução da questão 04. A lei não alterará a pro­porção de homens na popula­ção. Para qualquer gestação, haverá sempre 50% de proba­bilidade de nascer uma criança do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Contudo, tal lei contribuirá para a redução da expansão demográfica, pois, depois de duas gestações, 3/4 das mulheres terão 2 ou menos filhos. Estatisticamente, depois de duas gestações, ape­nas 25% das mulheres ainda não terão gerado um menino. Observe o exemplo com 100 mulheres: na primeira gesta­ção, 50 terão menino e não poderão mais ter filhos, e 50 terão menina; das 50 que tive-rem menina, numa gestação, 25 terão menino e não pode­rão mais ter filhos, e menina, sendo as únicas que ainda poderão ter a terceira criança.

Resolução da questão 05. a. Nos óvulos e espermatozoides, existem apenas 11 cro­mossomos; já nas células musculares, há 22 cromossomos.
b. Masculino. Os 2 cromossomos restantes são de tama­nhos diferentes (sexuais).

Resolução da questão 06. A;

Resolução da questão 07.0 cromossomo Y. Acredita-se que o cromossomo Y seja proveniente de um cromossomo X que, durante o processo evolutivo, perdeu um “pedaço”. Portanto, há uma pequena região de homologia entre X e Y, local este onde ocorrem as possíveis recombinações.

Resolução da questão 08. a. A mulher que é heterozigota para esse gene, em função da inativação ao acaso de um dos cromossomos X, apresentará regiões da pele em que o gene normal será ativo e outras regi­ões em que o gene anormal será o gene ativo.

b. Os homens só têm um cromossomo X, que é sempre funcional e portador de apenas um dos dois genes. Se o cro­mossomo X do homem tiver o gene em questão, toda a sua pele estará comprometida, caso contrário, toda a sua pele será normal.

Resolução da questão 09.A hipertricose auricular, pelos nas orelhas, era anteriormente colocada como uma herança holândrica. Na verdade, tra­ta-se de um caso de herança limitada ao sexo. Os genes para a hipertricose estão localizados em cromossomos autossômicos, mas se expressam apenas no sexo masculino, devido às influên­cias hormonais.

Resolução da questão 10. Na espécie humana, temos o caso da calvície, cujo alelo que con­diciona a calvície C, comporta-se como dominante no homem e como recessivo na mulher. Essa diferença deve-se ao hormônio masculino presente em maior quantidade nos homens do que nas mulheres.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário