Lista com 10 atividades sobre a Geografia da Ásia Central e Meridional para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A Índia, desde 1947, vem se defrontando com diversas ameaças à sua unidade nacional. Uma dessas ameaças é a reivindicação de parte de seu território por um país asiático.
Esse país é
a) o Nepal, que reivindica a região de Caxemira.
b) o Cazaquistão, que reivindica a região de Thanjavur.
c) o Afeganistão, que reivindica a região de Caxemira.
d) o Paquistão, que reivindica a região de Caxemira.
e) o Tadjiquistão, que reivindica a região de Kanpur.
Questão 02. O texto a seguir relaciona-se a um sério problema ambiental que vem ocorrendo numa determinada área do planeta. “Em muitos filmes de ficção científica e em propagandas terroristas de entidades ambientalistas, o futuro será um lugar devastado e poluído, árido, com escassez de comida e de outros recursos vitais. Para cerca de 55 milhões de pessoas que vivem na bacia desse mar, na Ásia Central, esse futuro aterrorizante é o duro presente. Em torno desse mar, que na verdade é um lago de água salgada situado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, giravam a economia e a vida dessas duas nações e de outras três ex-repúblicas soviéticas. (…)Um verdadeiro oásis em uma região desértica. Nas últimas quatro décadas, o mar perdeu 60% de sua extensão e três quartos do volume d’água. A salinidade triplicou desde então e muitos moradores são levados ao confinamento em casa por dias, às vezes semanas, durante as frequentes tempestades de areia e sal.”
É correto afirmar que o texto acima está se referindo ao:
a) Mar Negro.
b) Mar de Labrador.
c) Mar Morto.
d) Mar de Aral.
e) Mar Cáspio.
Questão 03. Assim que o inverno começou a ceder e as geleiras se derreteram nas grandes altitudes do Himalaia (…) na região da Caxemira ressuscitou o espectro da guerra nuclear.”
(“VEJA”, ano 32, nŽ 22, 02/6/99.)
Os dois principais países que sobrevivem em um cenário de miséria e superpopulação e que, por reivindicarem a região da Caxemira, despertam o temor de hecatombe nuclear, são:
a) Nepal e Butão.
b) Irã e Afeganistão.
c) Índia e Paquistão.
d) Bangladesh e Afeganistão.
e) Irã e Iraque.
Questão 04. A dissolução da União Soviética em 1991 permitiu a criação de vários países originários das antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central.
Assinale a alternativa abaixo que corresponda a alguns desses países.
a) Paquistão, Afeganistão, Butão, Nepal, Sri Lanka, Bangladesh e Índia,
b) Quirguistão, Uzbequistrão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Cazaquistão.
c) Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Mongólia e Taiwan.
d) Romênia, Ucrânia, Quirguistão, Turcomenistão e Bósnia-Herzegovina.
e) Filipinas, indonésia, Cingapura, malásia, Vietnã, Tailândia, Laos Camboja.
Questão 05. relacione os países da Ásia Central com as características de cada um deles:
(1) Cazaquistão
(2) Uzbequistão
(3) Tajiquistão
(4) Quirguistão
(5) Turcomenistão
( ) País montanhoso, com grandes reservas de zinco e chumbo.
( ) Grande área desértica, população nômade. O gás natural é a principal fonte de renda.
( ) Tem o pior IDH da Ásia Central, muito pobre, de economia agrícola e pastoril. De 1992 a 1997 passou por uma guerra civil.
( ) Tem o melhor IDH e a maior economia da Ásia Central. Tem uma base aeroespacial, grandes reservas de ouro, cobre e pedras semipreciosas. Ficou com uma parte do arsenal militar da Antiga URSS.
( ) Governo autoritário, violência e instabilidade política. Trabalhadores rurais vivendo em situações de precárias.
A sequência correta é:
a) 4,5,3,1,2
b) 1,2,3,4,5
c) 5,4,3,2,1
d) 2,1,4,3,5
e) 2,4,5,1,3
Questão 06 com Exercícios sobre a Geografia da Ásia Central e Meridional para o 9° Ano: Com as descobertas de reservas de petróleo na Ásia Central, o Cazaquistão e o Turcomenistão, possui mais petróleo que o Golfo Pérsico. A fronteira das regiões produtoras de petróleo está se deslocando para a Ásia Central.
Na Ásia Central, as cobiçadas reservas de petróleo estão concentradas no(s):
a) Lago Baikal.
b) Mar Cáspio.
c) Montes Urais.
d) Bálcãs.
e) Mar Negro.
Questão 07. Alguns conflitos étnicos e separatistas ameaçam a unidade territorial da Índia. Além de confrontos entre hinduístas e sikhs, ainda se destaca:
a) a disputa pela região da Caxemira.
b) a disputa por territórios na América do Sul.
c) a luta com a China por Regiões no Himalaia.
d) a conquista do Paquistão.
Questão 08. Todas as alternativas abaixo são características da Ásia Central, com exceção da alternativa:
a) É uma das regiões mais populosas e mais pobres do mundo, povos de maioria hindu e conflitos territoriais.
b)Formada por países que integravam a Antiga URSS, que adotaram o sistema socialista e hoje passam por uma transição para o sistema capitalista.
c) Formada por países sem saída para os oceanos ou mares abertos, de clima árido e semiárido.
d) Grandes reservas de petróleo e gás natural e conflitos internos e governos autoritários.
e) Miséria e pobreza da população, instabilidade política e povos de maioria muçulmana (islâmica).
Questão 09. Que tipo de investimentos a Ásia Central vem recebendo na atualidade? Que países disputam influência na Ásia Central?
Questão 10. Os países da Ásia Central desempenham um papel importante na geopolítica internacional, fazendo com que essa região seja considerada estratégica na atualidade. Aponte os motivos que a fazem assim.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre a Geografia da Ásia Central e Meridional para o 9° Ano do ensino fundamental:
01. D;
02. D;
03. C;
04. B;
05. A;
06. B;
07. A;
08. A;
09. Investimentos na extração e transporte de petróleo. EUA, Rússia e China, disputam influência nessa região.
10. A tem grandes reservas de petróleo e gás natural, além disso, região serviu de base para o combate ao terrorismo no Afeganistão após o 11 de setembro. Serve de base também para o combate ao tráfico de drogas, principalmente, heroína, produzida a partir do ópio no Afeganistão.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína