Questão 01. Zonas Climáticas da Terra: (UFSM-RS–2008) Observe os mapas:
Principais massas de ar atuantes no Brasil
MAGNOLI, D.; ARAUJO, R. Geografia: a construção do mundo – Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. P. 100.
Considerando a atuação das massas de ar no verão e inverno, é CORRETO afirmar:
A) No verão, a mPa (massa Polar atlântica) alcança maior intensidade, principalmente no sul do Brasil.
B) A mTa (massa Tropical atlântica), durante o verão, permanece mais ou menos estacionária no oceano. No inverno, expande-se e predomina sobre grande parte do país, garantindo tempo estável em vastas áreas.
C) Ao deslocar-se sobre o oceano, a mTa adquire umidade e, ao se defrontar com as escarpas dos planaltos na região costeira, origina chuvas frontais.
D) No verão, a mEc (massa Equatorial continental) expande-se para a Bolívia e o Brasil central, sendo responsável pelas estiagens que ocorrem na maior parte do território brasileiro.
E) A atuação da mPa, massa que se desloca pelas planícies litorâneas, justifica a ocorrência de clima semi-árido no Nordeste.
Questão 02. (UFPI) Na figura a seguir, indicados pelos algarismos romanos I, II e III, estão representados os três tipos de precipitações pluviais.
Aponte a alternativa que expressa CORRETAMENTE a denominação das chuvas.
A) I – orográfica, II – frontal e III – convectiva
B) I – orográfica, II – convectiva e III – frontal
C) I – convectiva, II – frontal e III – orográfica
D) I – frontal, II – convectiva e III – orográfica
E) I – convectiva, II – orográfica e III – frontal
Questão 03. Zonas Climáticas da Terra: (UFMG) Analise este croqui.
Configuração da pressão atmosférica
A partir da análise dessas configurações típicas da pressão atmosférica, é INCORRETO afirmar que:
A) a circulação atmosférica decorre e depende, nas suas características básicas, da coexistência próxima dessas configurações.
B) a circulação em X, centrípeta, no sentido horário, é denominada ciclônica, e a em Y, centrífuga e anti-horária, é denominada anticiclônica.
C) as configurações da pressão atmosférica são fixas e estáticas, e o ar é que se desloca, gerando o vento.
D) os redemoinhos, os tornados e os furacões são deslocamentos do ar que, no Hemisfério Sul, ocorrem segundo o modelo da circulação em X.
Questão 04. Zonas Climáticas da Terra: (Mackenzie-SP–2008) A respeito de correntes marítimas, assinale a alternativa CORRETA:
A) As correntes quentes adquirem calor e umidade das massas de ar e, devido ao seu processo de aquecimento, tendem a migrar para as altas pressões, provocando, nos solstícios de verão, intensos tsunamis.
B) A corrente fria de Humboldt se desloca por boa parte das costas chilena e peruana, retira umidade das massas de ar quente vindas do Pacífico, tornando seco o clima desses países, originando o deserto do Atacama.
C) A corrente quente do Golfo, também conhecida como Gulf Stream, tem sua origem no Golfo do México, atravessa o Oceano Atlântico, intensificando, ainda mais, o rigor climático no inverno da área noroeste da Europa.
D) A corrente quente de Benguela, atuante na costa oeste africana, é responsável pela formação do deserto Kalahari, na Namíbia.
E) A corrente quente do Pacífico Sul é responsável pelo fenômeno conhecido como “ressurgência”, favorecendo a piscosidade nos litorais do Peru e do Chile.
Questão 05. Zonas Climáticas da Terra: (PUCPR) A atmosfera constitui um sistema caótico.
O ar está em constante movimento em consequência, especialmente, das diferenças de pressão e do movimento de rotação da Terra. A previsão meteorológica é complicada, exigindo grandes investimentos em tecnologia e instrumentos.
I. Na zona intertropical, na qual está a maior parte do Brasil, as altas pressões dominantes facilitam a verificação das condições atmosféricas pela estabilidade reinante.
II. O que chamamos de clima é o conjunto de variações do tempo durante longo período.
III. Embora atinja grandes porções da atmosfera, a influência das massas de ar na determinação dos tipos climáticos é quase nula, pois essas massas de ar são geralmente estáticas.
IV. Tratando-se de assunto meteorológico, tempo significa estado momentâneo da atmosfera em um local.
Assinale as afirmações CORRETAS:
A) I e IV
B) I e II
C) III e IV
D) II e IV
E) I e III
Questão 06. Zonas Climáticas da Terra: (UFSM-RS–2010) Observe a figura:
TEIXEIRA, W. (Org.) et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. p. 248
Aliando seus conhecimentos à figura, avalie as afirmativas a seguir:
I. A circulação geral da atmosfera resulta das diferenças de aquecimento entre as regiões de latitudes baixas e altas e da rotação terrestre.
II. Os ventos alíseos das latitudes intertropicais têm relação com as células equatoriais de Hadley.
III. Correntes convectivas se deslocam e se encontram em diferentes latitudes, redistribuindo calor e umidade na superfície terrestre.
Está(ão) CORRETA(S):
A) apenas I.
B) apenas III.
C) apenas I e II.
D) apenas II e III.
E) I, II e III.
Questão 07. (UFTM-MG–2009) Observe a definição de clima e o gráfico a seguir para responder à questão. Clima é a sucessão habitual de estados de tempos em determinado lugar, observados durante um período longo, no mínimo por 30 anos seguidos.
P. R. Moraes. Geografia geral e do Brasil, 2005.
Disponível em:<www.apolo11.com/imagens/etc/grafico_temperatura_global.gif>.
Com base nos dados do gráfico, pode-se considerar a definição dada como:
A) verdadeira, pois somente com a observação das temperaturas médias em um período prolongado é que se pôde constatar a sua elevação, o que significa um clima mais quente no período atual.
B) insuficiente, já que ela não considera fatores externos que influenciam na dinâmica climática, como as manchas solares, cujos efeitos podem aumentar a temperatura sem alterar as características do clima.
C) incorreta, pois as variações nas temperaturas foram sempre irregulares ao longo do período observado no gráfico, ficando a critério do pesquisador definir um padrão e apontar uma tendência no clima.
D) verdadeira, considerando que as características climáticas são modelos construídos teoricamente, impossíveis de serem observadas na natureza, como demonstra a variação de temperaturas do gráfico.
E) insuficiente, tendo em vista que o gráfico aponta uma constante variação das temperaturas, mostrando que a própria caracterização dos climas deve ser compreendida como um estado de equilíbrio instável.
Questão 08. Zonas Climáticas da Terra: (UFU-MG–2006) Observe a figura a seguir.
Com relação ao processo climático demonstrado na figura, é CORRETO afirmar que:
A) devido à forma do continente africano e à grande extensão de terras banhadas pelos oceanos, a circulação monçônica sobre a África é maior do que a asiática, apresentando índices mais elevados de pluviosidade.
B) as áreas com circulação de monção são encontradas nas baixas latitudes, inclusive na América do Sul tropical, onde a circulação monçônica é muito desenvolvida em função da elevada radiação solar.
C) a circulação de monção é mais desenvolvida no Leste e no Sudeste da Ásia, devido ao tamanho do continente e à altitude do Planalto do Tibete, que impede o deslocamento das massas de ar tropicais e polares.
D) a Índia raramente é afetada pelos ventos monçônicos, devido ao efeito da barreira montanhosa do Himalaia, que impede as passagens do ar tropical e do polar sobre as planícies do ganges.
Questão 09. (UFSM-RS–2009) Observe as figuras:
Esquema da circulação geral atmosfera
MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. Geografia: a construção do mundo – Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005. p. 84
As zonas de alta e baixa pressão
TAMDJIAN, J. O. Geografia e do Brasil: estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p. 72.
A partir da análise das figuras e de seus conhecimentos, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) As massas de ar que, a baixas alturas, sopram das faixas subtropicais para o Equador, nos dois hemisférios, constituem os ventos alísios.
( ) As massas de ar próximas à superfície da faixa subtropical que se deslocam para os círculos polares constituem os ventos de oeste.
( ) O circuito dos alísios e contra-alísios é um dos elos da circulação geral atmosférica e redistribui calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais.
( ) Na faixa equatorial, o mecanismo de ascensão e resfriamento do ar úmido provoca condensação e chuvas o ano inteiro.
A sequência CORRETA é:
A) F – F – V – F.
B) F – V – V – F.
C) F – F – F – V.
D) V – V – F – F.
E) V – V – V – V.
Questão 10. Zonas Climáticas da Terra: (UFF-RJ) A vela é a modalidade de esporte que mais medalhas já deu ao Brasil em Olimpíadas. Só nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, foram duas medalhas de ouro das quatro conquistadas. Sabendo que a prática desse esporte exige uma forte interação com o espaço geográfico e a natureza, caracterize CORRETAMENTE a brisa marítima.
A) Sopra durante o dia do oceano (com menor temperatura) para o continente (com maior temperatura).
B) Sopra durante o dia do oceano (com menor pressão) para o continente (com maior pressão).
C) Sopra durante a noite do continente (com maior temperatura) para o oceano (com menor temperatura).
D) Sopra durante a noite do continente (com maior pressão) para o oceano (com menor pressão).
E) Sopra durante o dia ou durante a noite, sempre que ocorrem chuvas que reduzem a temperatura.
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas dos exercícios de Geografia sobre Zonas Climáticas da Terra:
01. B;
02. C;
03. C;
04. B;
05. D;
06. E;
07. A;
08. C;
09. C;
10. A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína