As Bacias Hidrográficas do Brasil Exercícios

1) Bacias Hidrográficas do Brasil: (Unicid-Unifran-SP) Ocorrem dois regimes fluviais: na nascente e nos afluentes da margem esquerda, registra-se o regime tropical austral perene; pela margem direita, verifica-se o regime semiárido.

(Sandra B. da Cunha. “Bacias Hidrográfcas”. In: Sandra B. da Cunha e Antonio José t. Guerra (orgs.). Geomorfologia do Brasil, 2011.)

Tal descrição remete às características naturais da

a) Bacia do Uruguai.

b) Bacia do Paraguai.

c) Bacia Amazônica.

d) Bacia do São Francisco.

e) Bacia do Paraná.

 

 

2) (UEL-PR) Os rios, lagos e oceanos sofrem constantemente ações humanas que acarretam problemas socioambientais. Com base nos conhecimentos sobre hidrografia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A contaminação por excesso de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, provenientes do escoamento da agricultura, e por lançamento de esgoto e resíduos industriais, tornou-se problema comum na qualidade da água em todo o planeta.

( ) O Brasil possui lagos tectônicos, e seus rios de planície são os mais propícios para a construção de hidrelétricas, pois possuem quedas d’água e diminuem os danos ambientais com o alagamento da área.

( ) Os processos de irrigação da agricultura que demandam água em excesso são fundamentais no manejo sustentável das águas subterrâneas, por dificultarem que os contaminantes atinjam os aquíferos.

( ) O processo de assoreamento de lagos, represas ou zona portuária com sedimentos, provenientes de alterações na bacia hidrográfica, pode comprometer a navegação, o abastecimento de água e a produção de hidro-eletricidade.

( ) Os rios possuem um leito menor e outro maior. A ocupação do leito maior pelos seres humanos potencializa os impactos das enchentes, gerando grandes prejuízos à população, tanto materiais, quanto de saúde pública.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, V, F.

b) V, F, V, F, V.

c) V, F, F, V, V.

d) F, V, V, F, F.

e) F, F, V, V, F.

 

 

3) O rio Amazonas passa por quais estados brasileiros?

 

 

4) Bacias Hidrográficas do Brasil: (Famerp-SP) A construção de grandes obras pode ser compreendida como um marco em um dado território, fundamentado pelas transformações sociais, econômicas e políticas que dele derivam. Considerando as construções das hidrelétricas de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na região Norte do país, pode-se afirmar corretamente que constitui uma herança ao local

a) o crescimento populacional acelerado, resultando no aumento do número de desempregados, maior criminalidade e construção de habitações precárias.

b) a mudança no perfil econômico, promovendo altos salários para a construção civil, desvalorização do setor de serviços e recolocação profissional forçada.

c) o desequilíbrio na pirâmide etária, ocasionando a expulsão das pessoas fora da idade economicamente ativa, redução nas taxas de natalidade e desequilíbrio de gênero.

d) a implantação de infraestruturas básicas, levando à plena superação de casos de doenças infectocontagiosas, dificuldades de locomoção e falta de energia elétrica.

e) a consolidação de uma nova centralidade, acarretando a instalação de novas indústrias, empresas multinacionais intensivas m tecnologia e sedes de grupos financeiros.

 

 

5) Bacias Hidrográficas do Brasil: (FSAR-SP) Ao longo do seu curso, os rios fazem uma série de trabalhos, podendo-se afirmar que eles representam um dos elementos formadores e transformadores do relevo terrestre.

Os meandros:

a) Representam um trabalho de erosão e sedimentação do rio em áreas planas geralmente realizado nas áreas próximas à foz.

b) Demonstram a capacidade de erosão do rio em áreas de formação rochosa cristalina junto à nascente.

c) Caracterizam as áreas em que o clima é quente e a grande quantidade de chuvas aumenta a velocidade e o poder erosivo dos rios.

d) São típicos de áreas planálticas onde as águas do rio possuem grande velocidade erosiva.

e) Aparecem em áreas próximas a represas e, portanto, podem ser classificados como resultado da ação antrópica.

 

Os Climas do Brasil Exercícios com Gabarito.

 

6) Bacias Hidrográficas do Brasil: (IFSP)

O rio Tietê

O rio Tietê nasce na Serra do Mar, em Salesópolis, a 96 quilômetros de distância da Capital, e percorre 1.100 quilômetros até a sua desembocadura (foz). Na nascente, ele é limpo e puro, um pequeno flete. No seu trajeto, vai recebendo afluentes e se torna volumoso. Ao passar por Mogi das Cruzes, o Tietê ainda tem oxigênio, que permite a vida aquática. Mas, à medida que se aproxima da Capital, vai recebendo grande carga de detritos domésticos e industriais e se torna um dos rios mais poluídos do mundo. Só depois que sai da capital, a partir da cidade de Barra Bonita, o rio fca novamente limpo. O pico de consumo de água para atender 16 milhões de pessoas na Grande São Paulo é de 69 mil litros por segundo. Atualmente, a SABESP consegue produzir 60 mil litros por segundo, em média. Metade dessa produção vem de fora da bacia do Alto Tietê. O fato de ter de buscar água longe da capital exigiu investimentos mais altos. Ainda assim, a cidade tem um défcit de 10% no abastecimento.

(www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguabemlimitado/index.htm e www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/pdf/saopaulo-riotiete.pdf>. Acesso em: 27. ago. 2010. Adaptado.

O principal rio do estado de São Paulo, o Tietê, pertence à bacia hidrográfica do rio:

a) Paranapanema.

b) São Francisco.

c) Paranaíba.

d) Paraná

e) Doce.

 

 

7) (UNICAMP) O mapa abaixo representa a área abrangida pelo projeto de transposição do rio São Francisco.

a) Qual o principal bioma a ser atingido pela transposição do São Francisco? Dê duas características desse bioma.

b) Indique um impacto positivo e outro negativo esperados no projeto de transposição do São Francisco.

 

 

8) Bacias Hidrográficas do Brasil: (FUVEST-SP) Considere o mapa e o texto abaixo:

A alternância de períodos chuvosos ao Sul e ao Norte da Bacia garante uma alimentação farta e permanente do rio _____________ o ano inteiro, fazendo com que as oscilações do nível das águas apresentem uma amplitude bem menor do que ocorreria se ele fosse subordinado a um único regime pluvial. Esse relativo equilíbrio hidrológico decorre do deslocamento anual da massa ___________ .

Fonte: Adap. IBGE, 1977.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto.

a) Amazonas – Equatorial Atlântica

b) Paraguai – Tropical Continental

c) Paraguai – Equatorial Atlântica

d) Amazonas – Equatorial Continental

e) Amazonas – Tropical Continental.

 

 

9) Bacias Hidrográficas do Brasil: (FGV-SP) Pela imagem do satélite ETM+ – LANDSAT-7 (de 08/11/2001, adaptada para preto e branco), podemos observar o encontro das águas do rio Negro com as do Solimões, de tonalidades nitidamente diferentes.

Assinale a alternativa que explica melhor esse fenômeno.

a) A coloração mais escura do rio Negro explica-se pela dejeção do esgoto dos mas de 1,5 milhão de habitantes de Manaus, além de rejeitos industriais da Zona Franca.

b) O avanço da fronteira agrícola nas regiões Centro-Oeste e Norte, caracterizado pelo desmatamento para cultivo, principalmente de soja, aumenta a erosão dos solos e, consequentemente, o assoreamento dos rios da margem direita do Solimões, sobrecarregando-o de sedimentos e diferenciando, por isso, sua tonalidade na imagem.

c) Os rios formadores do Solimões nascem na cordilheira dos Andes e caracterizam-se por elevado gradiente fluvial e grande potencial erosivo, portanto a maior carga de sedimentos no rio Solimões, indicada pela  diferente tonalidade, é um fenômeno predominantemente natural.

d) No trecho em que atravessa o escudo cristalino, o rio Negro incorpora em sua água grande carga de minerais ferrosos, o que explica sua tonalidade mais escura.

e) Este fenômeno teve início com a construção da barragem da hidrelétrica de Balbina nos anos de 1970. A partir de então, os sedimentos passaram a fcar retidos na barragem, alterando a composição no curso inferior do rio Negro. A tonalidade mais escura indica, portanto, menor carga de sedimentos.

 

 

10) Defina o local onde o Rio Amazonas deságua.

 

🔵 >>> Confira todos os nossos simulados com exercícios sobre a Geografia do Brasil.

 

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Bacias Hidrográficas do Brasil:

1) d;

2) c;

3) Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá.

4) a;

5) a;

6) d;

7) a) O principal bioma atingido pelo projeto de transposição do rio São Francisco ou projeto de integração de bacias hidrográfcas é a caatinga. O bioma possui formações xeróflas e xeromórficas, árvores de médio porte, arbustos e as folhas são decíduas.

b) O impacto positivo da transposição do rio São Francisco é a Penerização de alguns rios da bacia do nordeste setentrional (CE – RN), e o negativo é o desmatamento da caatinga.

8) d;

9) c;

10) O Rio Amazonas deságua no oceano Atlântico, despejando apróximadamente 175 milhões de litros de água por segundo.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário