Lista de Exercícios sobre a Europa e a América

Questão 01. Europa e a América: UFRN – A partir de 1990, o Leste europeu tem sido palco de sangrenta guerra civil. Assinale a opção que indica as causas dessa guerra e o país desse conflito.

a) Ideal sérvio de conquistar a independência da Rússia.
b) Divergência étnica, religiosa e cultural da antiga Iugoslávia.
c) Ideal sérvio de construir a grande Sérvia, independente da Romênia.
d) Idéias separatistas reforçadas pela glasnost da União Soviética.


Questão 02. UFES – País situado no noroeste da Europa faz parte de um arquipélago no Oceano Atlântico. O que chama a atenção sobre esse país é o antagonismo religioso que o transformou num das áreas de permanente tensão na Europa Ocidental.

A informação acima refere-se à/ao:
a) Escócia.
b) República da Irlanda.
c) Inglaterra.
d) Irlanda do Norte.
e) País de Gales.


Questão 03. Europa e a América: UFMS – O Mercosul é o bloco econômico formado por Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Para o Brasil o bloco econômico surtiu efeito:

a) Provocou um aumento da área cultivada do trigo com conseqüente aumento na produção nacional.

b) A competição favoreceu a agricultura brasileira em virtude da produtividade superior em relação aos seus pares.

c) As exportações agrícolas do Brasil para os países do Mercosul se tornaram bastante expressivas.

d) As projeções de melhoria do desempenho do Brasil na perspectiva regional (Mercosul) e na globalização se tornaram bastante favoráveis.

e) Atualmente mais da metade das importações agrícolas brasileiras provém dos países latinos, principalmente Argentina.


Questão 04. UnB-DF – Acerca do MERCOSUL, julgue os seguintes itens.

( ) No âmbito do MERCOSUL, o Brasil tem uma participação minoritária nas trocas comerciais.

( ) Nas trocas comerciais entre os países-membros, o Brasil exporta principalmente produtos industrializados e importa, entre outros, produtos agropecuários.

( ) A abertura das fronteiras econômicas no interior do bloco vem sendo acompanhada de migrações das populações fronteiriças entre os países-membros.

( ) As políticas macroeconômicas implantadas pelos governos dos países-membros objetivam principalmente a redução do desemprego na região.


Questão 05. Europa e a América: U. Caxias do Sul-RS – O Leste Europeu tem sido palco de diversos conflitos separatistas devido a rivalidades religiosas históricas e étnicas entre os povos que habitam um mesmo país. Dentre os conflitos, destacamos o da Iugoslávia.

Analise as proposições abaixo.
I. O conflito na Iugoslávia atingiu seu ponto alto com as declarações de independência da Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia.

II. A Bósnia-Herzegovina é a república mais devastada pela guerra. Em seu território, vivem predominantemente, mulçumanos, bósnios e sérvios. A convivência entre eles é difícil, ocasionando choques armados e represálias de ambos os lados.

III. A Croácia é um país rico, com exportações de produtos minerais e pescado. Seu litoral, voltado para o Mar Mediterrâneo, é pouco recortado, com praias e muitas ilhas que estimulam o turismo.

Com base nas proposições acima, é certo afirmar que:
a) apenas a I está correta.
b) apenas a II está correta.
c) apenas a III está correta.
d) apenas a I e a II estão corretas.
e) a I, a II e a III estão corretas.


Questão 06. Europa e a América: Vunesp – É um estado norte-americano cujo relevo apresenta grandes altitudes e possui quase metade de sua área coberta por gelos eternos. No curto verão, musgos e liquens reaparecem após o degelo, cobrindo extensas áreas de pastagens. Exportação de madeira, extração mineral de ouro, prata e chumbo, pesca de salmão e trutas e exploração petrolífera são as principais atividades econômicas deste espaço, cuja descrição corresponde ao:

a) Oregon.
b) Ohio.
c) Wyoming.
d) Alasca.
e) Colorado.


Questão 07. U.Católica-DF

“Ruptura e reintegração são processos que acompanham os migrantes, quase sempre junto com conflitos tanto de natureza psicológica como sociocultural. O sentimento de perda em relação ao lugar de origem é vivido conjuntamente com o da esperança de conquista em relação ao novo. Seus traços culturais, que se expressam pelas diferentes formas de linguagem, acabam se transformando, no lugar que os recebe, em sinais identificadores do migrante.”

Sobre as migrações na Europa, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.
( ) A União Européia vem tomando medidas para reduzir o ingresso de imigrantes de países pobres, como os da Europa centro-oriental e de ex-colônias européias na África e Ásia.

( ) A migração sazonal está presente atualmente na Europa, representada por migrantes do Leste europeu que executam trabalhos temporários nas lavouras de países como Alemanha e França.

( ) A vitória da extrema direita na Áustria e o crescimento da xenofobia na União Européia são sinais da retomada das idéias de superioridade étnica.

( ) O encerramento dos conflitos na Bósnia e em Kosovo explicam também a acomodação do fluxo migratório nos países da União Européia.

( ) A União Européia tende a ver agravar-se a sua necessidade econômica de novos imigrantes que, como sempre, executaram os trabalhos menos especializados e pior remunerados.


Questão 08. Europa e a América: UFMS – “A Suíça é o país de maior IDH (índice de desenvolvimento humano) na Europa”.
(Garcia & Garavello, 1998). O Indicador de Desenvolvimento Humano é calculado pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, levando em conta as seguintes condições sociais da população:

a) saúde, educação e urbanização;
b) saúde, renda e educação;
c) saúde, natalidade e mortalidade;
d) saúde, fecundidade e educação;
e) saúde, educação e mortalidade infantil.


Questão 09. UFMG – Considerando-se os movimentos nacionalistas na Europa, é incorreto afirmar que:

a) o modelo político-ideológico defendido e usado na Iugoslávia, o qual une fé religiosa e nacionalismo, é encontrado em outros países, cuja população é formada, predominantemente, por cristãos ortodoxos.

b) os conflitos, nos últimos anos, têm ocorrido mais frequentemente no interior de um mesmo Estado, entre grupos constituídos de seus próprios cidadãos, e mais raramente entre Estados diferentes.

c) os nacionalismos – explícitos ou disfarçados; moderados ou violentos – encontram ressonância em muitos países europeus, entre os quais a Espanha, a Bélgica, o Reino Unido e a Itália.

d) os nacionalismos são sentimentos recentes, surgidos após o desmantelamento de governos comunistas ou de ditaduras fortemente centralizadas, como conseqüência da globalização econômica.


Questão 10. Europa e a América: U. F. Santa Maria-RS – Uma das manchetes a seguir não poderia ocorrer, devido ao absurdo da afirmação feita. Assinale-a.

a) Tensão! Fortes abalos sísmicos, vinculados à movimentação entre placas tectônicas, poderão devastar novamente a cidade da Guatemala.

b) Perigo! Ventos com até 300 km/h poderão atingir a região do Caribe. Teme-se que o furacão tropical possa provocar grandes destruições.

c) Violência! Aos gritos de “Pátria Basca e Liberdade!”, terroristas do IRA, contrariando acordo de paz, atacam grupo de protestantes em Belfast, capital da Irlanda do Norte.

d) Catástrofe! Monções de verão provocam fortes inundações na península da Indochina, deixando milhares de desabrigados.

e) Tragédia! Tentativa fracassada de independência da Chechênia, ponto estratégico no transporte de petróleo na região do Cáucaso, deixa milhares de vítimas.


🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.


Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Europa e a América:

01. B;

02. D;

03. E;

04. E-C-C-E;

05. D;

06. D;

07. V-V-V-F-V;

08. B;

09. B;

10. C

Deixe um comentário