Exercícios sobre Urbanização e Metropolização

01. Urbanização e Metropolização: U.F. Juiz de Fora-MG – Segundo projeção da ONU, em 2025 teremos 6l% da população mundial vivendo em cidades. Em l975, esse índice era de 37%. Das 2l maiores metrópoles do mundo l4 estão em países subdesenvolvidos. Ainda segundo a ONU, em 2025 haverá 527 grandes cidades, sendo 2/3 delas localizadas nos países menos desenvolvidos.

É correto afirmar, exceto:

a) O maior número de cidades grandes nos países menos desenvolvidos é consequência dos programas de incentivo para aquisição de moradia, financiados pelo FGTS.

b) Os dados das projeções indicam que o ritmo da urbanização continuará forte no início do milênio.

c) Na América Latina, Ásia e África, apesar do aumento da urbanização, o número de moradores vivendo em pobreza absoluta cresceu na última década.

d) O processo de urbanização acelerada no mundo está fazendo surgir as cidades globais.

 

 

02. UnB-DF

A urbanização do território é a difusão mais ampla no espaço das variáveis dos nexos modernos.

Milton Santos. A urbanização brasileira Hucitec. 1993.

A expressão “variáveis dos nexos modernos”, empregada na citação acima, refere-se:

( ) aos sistemas de informação em tempo real, que constituem um dos alicerces do circuito global da economia mundial.

( ) ao alto índice de crescimento da produtividade na produção, o qual permite às indústrias de ponta uma localização geográfica privilegiada, junto às fontes de matérias-primas.

( ) à revolução tecnológica, que permitiu a separação geográficas das fases de concepção, execução e consumo da produção industrial globalizada.

( ) À produção flexível e à desregulamentação do mercado de trabalho, as quais proporcionaram a produção em massa e o aproveitamento em largas escala da mãode-obra dos países em desenvolvimento.

( ) À concepção da questão ambiental, tratada politicamente, no âmbito das fronteiras internas de cada país.

 

 

03. Urbanização e Metropolização: PUC-RJ – Com relação ao processo de urbanização brasileiro, podemos afirmar que:

1. A partir da década de 60, a integração do território pelas redes de transportes e comunicações e pelo mercado permitiu que a urbanização brasileira se tornasse, espacialmente, um fenômeno generalizado.

2. Entre as décadas de 60 e 80, a urbanização alcançou o estágio de metropolização, com o aumento do número de cidades com mais de l milhão de habitantes.

3. Durante as décadas de 60 e 70, a aceleração do ritmo de urbanização demonstrou que os setores industrial e financeiro subordinaram e transformaram a agricultura, integrando-a às necessidades do mercado urbano.

4. A partir da década de 80, o ritmo de expansão populacional das metrópoles nacionais diminuiu, devido à tendência de relocalização das empresas, o que estimulou o crescimento das cidades médias Estão corretas as alternativas:

a) l e 3; d) 2, 3 e 4;

b) 2 e 4; e) l, 2, 3 e 4.

c) l, 2 e 3;

 

 

04. U. Salvador-BA – Sobre metrópoles e regiões metropolitanas do Brasil, pode-se afirmar:

( ) O crescimento urbano pode absorver áreas rurais e cidades próximas, gerando áreas conurbadas.

( ) A integração de uma grande capital com os municípios vizinhos e a exigência de um planejamento fez surgir no Brasil as regiões metropolitanas.

( ) A Região Metropolitana de Salvador é composta pela integração de dez municípios.

( ) As regiões metropolitanas criadas no Brasil corresponderam às capitais dos Estados onde o processo de urbanização era mais intenso.

( ) As regiões metropolitanas sofrem um decréscimo em sua população, porque a violência urbana vem provocando a volta do homem para o campo.

 

 

05. Urbanização e Metropolização: UnB-DF – Para atender às demandas urbano-industriais, a produção agrícola no Brasil passou por muitas transformações importantes nas últimas décadas, provocando mudanças na organização espacial da atividade rural. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

a) A política governamental de formação de frentes pioneiras caracterizou-se pelo assentamento de produtores familiares em pequenas propriedades.

b) Da forma como foi conduzida, a modernização das atividades agrícolas contribuiu para acentuar a concentração fundiária.

c) O processo de expansão das culturas da soja e da cana-de-açúcar a partir da década de 80 foi um fator importante para preservar a existência de pequenas propriedades.

d) Verifica-se, atualmente, uma tendência de diminuição da concentração da propriedade da terra rural, devido a inovações científicas e tecnológicas que permitem o aproveitamento otimizado de pequenas ares com alta produtividade.

 

Exercícios sobre População e Dinâmica Geográfica.

 

06. Urbanização e Metropolização: UFBA – O meio ambiente urbano é caracterizado por condições físicas extremamente alteradas, ao tempo em que são criadas novas condições geoecológicas.

Com base nessa concepção e nas alterações ambientais e suas conseqüências, pode-se afirmar:

01. A redução da permeabilidade da superfície e a verticalização do espaço, introduzidas no solo urbano, provocam um aumento considerável do escoamento superficial,

o que favorece as inundações nas partes mais baixas e reduz a circulação e a velocidade do vento.

02. A ampliação desordenada dos espaços urbanos, aliada à ausência de uma infra-estrutura adequada, nas áreas periféricas, constitui fator responsável pela degradação ambiental, repercutindo na baixa qualidade de vida da população.

04. O aumento das temperaturas médias, associado a uma grande quantidade de edificações e de poluentes em suspensão, ocasiona a formação de ilhas de calor e freqüentes episódios de desorganização espacial.

08. O intenso assoreamento do leito dos rios e o lançamento de canais efluentes proporcionam maior vazão às águas correntes e contribuem para sua progressiva despoluição.

16. A vulnerabilidade do solo aos processos erosivos, devido à ocupação desordenada particularmente nas encostas, propicia o surgimento das chamadas “áreas de risco”.

32. A expansão imobiliária, reduzindo a cobertura vegetal, provoca a atenuação das temperaturas locais e um significativo aumento da evapotranspiração.

64. A grande concentração de indústrias poluidoras em torno das metrópoles acarreta uma modificação no regime das chuvas e um aumento significativo nas horas de insolação.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

07. UFMG – Em Geografia, as metrópoles são definidas por uma série de características. Com base nessas características, poucas das cidades brasileiras são consideradas metrópoles.

Considerando as metrópoles brasileiras, é incorreto afirmar que elas:

a) têm equipamentos urbanos numerosos e variados, capazes de suprir a quase totalidade das necessidades da sua população;

b) apresentam uma área central, cujo fluxo de veículos, em geral intenso, varia consideravelmente ao longo do dia;

c) formam uma mancha urbana de densidade demográfica homogênea, que se estende, de forma contínua, pelos municípios da região metropolitana;

d) exercem influência sobre vasta área geográfica, quase sempre mais ampla que o território dos seus estados.

 

 

08. Urbanização e Metropolização: U. Católica de Salvador-BA – Com base nos conhecimentos sobre espaço urbano, hierarquia urbana e urbanização, pode-se afirmar:

a) A urbanização é consequência direta do crescimento vegetativo, não sofrendo influência da revolução técnico-científica nem do êxodo rural.

b) As cidades mais populosas do mundo, estão nos países desenvolvidos, pois, nos subdesenvolvidos, o seu ritmo de crescimento é lento.

c) A urbanização e o crescimento urbano são, na realidade, dois processos idênticos, pois o crescimento urbano implica, necessariamente, urbanização.

d) A urbanização brasileira vem produzindo a multiplicação de empregos e grandes negócios, tendo como característica o trabalho especializado.

e) A urbanização acentuada no Brasil, nas últimas décadas, ocasionou um “inchaço” nas cidades brasileiras, trazendo como consequência problemas graves, a exemplo do aumento da violência urbana.

 

 

09. UnB-DF – A integração territorial no Brasil introduz uma nova configuração da urbanização. Analisando as características do novo patamar integração territorial do sistema urbano brasileiro, julgue os seguintes itens.

( ) Tem aumentado o número cidades. Locais e centro regionais que tendem a crescer com taxas de urbanização maiores que as das metrópoles.

( ) O padrão de urbanização no Nordeste, que concentra população nas cidades da faixa litorânea, deve-se principalmente à expansão da indústria paulista e a necessidade de mão-de-obra barata, que atrai a população do interior nordestino.

( ) A melhor ou pior qualidade de vida das populações nos diferentes espaços urbanos está relacionada à distribuição de renda e aos padrões de trabalho e salário.

( ) O processo de urbanização está condicionado pelo ritmo e pela forma do crescimento e da distribuição espacial da população, sendo nele irrelevante o desenvolvimento das atividades produtivas.

 

 

10. Urbanização e Metropolização: U. Católica-DF – A partir das ideias do fragmento da música de Guilherme Arantes, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.

BRASÍLIA

(…)

Tuas cidades-satélites

Mostram o quanto és uma aberração,

Vivem à margem da luta luxúria,

Onde corre o poder da nação.

(…)

( ) Os fluxos populacionais diários entre a periferia e o centro de Brasília caracterizam-se como migrações pendulares.

( ) O entorno do Distrito Federal tem apresentado taxas de crescimento populacional anual inferiores à média nacional.

( ) Nas cidades dormitórios, as ofertas de emprego se dão, quase sempre, no setor secundário da economia.

( ) A música de Guilherme Arantes ilustra de maneira adequada a organização espacial do Distrito Federal, onde a segregação social é intensa.

( ) O processo de ocupação irregular do solo tem contribuído para o agravamento da questão ambiental no Distrito Federal com a contaminação de lençóis freáticos, erosão dos solos e assoreamento de mananciais.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas do simulado de Geografia sobre Urbanização e Metropolização:

01. a;

02. C – E – C – E – E;

03. e;

04. V – V – V – V – F;

05. b;

06. 23;

07. c;

08. e;

09. C – E – C – E;

10. V – F – F – V – V;

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário