Exercícios sobre a África e a Ásia

01. África e a Ásia: Unifor-CE – Considere as seguintes afirmações a respeito do modelo de desenvolvimento japonês:

I. Constante valorização dos recursos humanos.

II. Fracas densidades demográficas.

III. Grande capacidade de adaptação da atividade industrial.

IV. Importantes investimentos em pesquisa e tecnologia.

V. Balança comercial equilibrada pela redução das importações, inclusive de matérias-primas.

Estão corretas SOMENTE:

a) I, II e III

b) I, II e V

c) I, III e IV

d) II, IV e V

e) III, IV e V

 

 

02. U. Caxias do Sul-RS – Analise as proposições abaixo sobre o conflito entre Israel e Palestina.

I. Em 1967, ocorreu a Guerra dos Seis Dias, na qual Israel conquistou a península do Sinai e a Faixa de Gaza (Egito), a Cisjordânia e Jerusalém Oriental (Jordânia) e as Colinas de Golã (Síria).

II. Em 1998, ocorreu a retomada do processo de paz, com assinatura de acordo com Wye Plantation que determinava a desocupação israelense da nova porção da Cisjordânia.

III. A Organização para Libertação da Palestina (OLP) é a principal organização militar e política que defende os interesses dos palestinos.

Com base nessas proposições, é certo afirmar que:

a) apenas a I está correta.

b) apenas a II está correta.

c) apenas a III está correta.

d) apenas a I e III estão corretas.

e) a I, a II e a III estão corretas.

 

 

03. África e a Ásia: U. E. Maringá-PR – O Oriente Médio é uma região bastante fragmentada politicamente e, devido à sua riqueza petrolífera, é foco de acordos e cobiças. Pode-se dizer, também, que sua posição geográfica é estratégica politicamente, pois:

(01) é banhado por águas de grande movimentação comercial. Destacam-se, na região, o Golfo Pérsico, o Canal de Suez, o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho e o Mar Arábico.

(02) o território dessa região interliga três continentes: Europa, Ásia e África.

(04) aí estão presentes os grandes produtores de petróleo como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes, Catar e Bahrain.

(08) o subsolo dos países dessa região é rico em petróleo, com jazidas de grande produtividade e um intenso consumo interno do produto.

(16) todos os países do Oriente Médio são integrantes da OPEP, dominando, portanto, o mercado do comércio de petróleo.

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.

 

 

04. FEI-SP

“Desprovida de tinturas ideológicas, a guerra civil foi turbinada pelos interesses econômicos conflitantes das elites que comandam os exércitos rivais. O MPLA controla as rendas da exportação de petróleo. A Unita pilota o contrabando de diamantes. (…) Há uma década, a guerra civil tornou-se uma disputa entre elites que parasitam os recursos naturais do subsolo. A unidade política do país representaria, para os dois lados, a perda das rendas de monopólios minerais. A alternativa é a ‘guerra eterna’, essa fonte de fortunas para duas camarilhas, que espalha mortos e mutilados no país com maior densidade de minas terrestres em todo o mundo.”

(Nelson Bacic Olic, O Mundo: Geografia e Política Internacional, Ano 8, nº 5, setembro de 2000)

O texto acima refere-se a:

a) Moçambique d) Índia

b) Angola e) Etiópia

c) África do Sul

 

 

05. África e a Ásia: U.Católica-DF – De todos os conflitos que ocorreram e ocorrem no Oriente Médio, o mais importante por sua duração e gravidade é o que envolve os árabes e israelenses. Acerca dessa temática, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas.

( ) O acordo de Camp David, assinado entre Israel e Egito, estabelecia que a Península do Sinai e a Faixa de Gaza seriam devolvidas ao Egito.

( ) Em 1947, a ONU votou pela partilha da Palestina em dois Estados, e, no ano seguinte, os judeus criaram Israel. Perto de 800 mil árabes deixaram o território do novo Estado ou foram expulsos e, hoje, formam um contingente de 2,5 milhões de refugiados vivendo em vários países.

( ) Uma consequência da Guerra do Seis Dias foi a ocupação de Jerusalém por Israel. A cidade, sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos, foi proclamada por Israel sua capital, o que provocou grande reação no mundo árabe.

( ) Israel controla, hoje, 40% da Cisjordânia e 80% da Faixa de Gaza. São cidades e aldeias que formam uma espécie de arquipélago cercado por postos de controle árabes e colônias judaicas.

( ) Desde a Guerra de 1948-1949, os palestinos têm sido expulsos de Israel e da própria Cisjordânia, ficando sujeitos a limitações de seus direitos como cidadãos, encontrando trabalho apenas em atividades menores e suportando discriminação e preconceitos por parte da sociedade israelense.

 

Exercícios sobre a Europa e a América.

 

06. África e a Ásia: Mackenzie-SP

“De diversas maneiras e em graus variados, o Islã político penetrou em cerca de 75 nações com populações muçulmanas significativas (…). Nesse regime, a ação governamental fica subordinada aos códigos morais e religiosos estabelecidos pelo Corão, o livro sagrado dos muçulmanos (…).

Muitas dessas comunidades muçulmanas têm ou terão considerável importância econômica, estratégica e social (…)”

(Garcia e Garavello — Geografia dos Continentes)

Sobre a expansão muçulmana, considere as seguintes afirmações:

I. Com a recente independência das antigas repúblicas soviéticas da Ásia Central, como o Casaquistão e o Usbequistão, a expansão islâmica aproxima-se da Europa.

II. A África é o continente onde a expansão muçulmana ocorre com maior rapidez, tendo atravessado a barreira do Saara e penetrado nas nações da porção Ocidental do continente.

III. No Oriente Médio, todas as nações são dominadas pelo fundamentalismo, colocando em risco o suprimento de petróleo para o mundo ocidental.

Assinale:

a) se todas estiverem corretas.

b) se apenas I e II estiverem corretas.

c) se apenas II e III estiverem corretas.

d) se apenas I estiver correta.

e) se apenas III estiver correta.

 

 

07. Mackenzie-SP

“Com certeza não existe outro ícone maior da dificuldade de convivência humana do que a cidade de Jerusalém. Fundada há 3.000 anos, era um projeto. Seu nome o revelava: “cidade da plenitude” ou “cidade da paz”. E o projeto deu certo. Não exatamente por ter trazido a paz em sua história, muito pelo contrário, mas por ter sintetizado a dificuldade humana em obtê-la. Jerusalém se transformou em símbolo de triunfo, e se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo.”

(Folha de São Paulo — 07/08/2000)

Sobre o assunto é incorreto afirmar que:

a) o “triunfo” referido no texto diz respeito às vitórias militares que resultaram na supremacia de Israel, que inviabilizou a instalação de um Estado Palestino na região.

b) a “dificuldade de convivência humana” refere-se aos constantes conflitos entre as populações de origem árabe e judaica que habitam a região.

c) a afirmação “o projeto deu certo” refere-se convivência pacífica e harmônica em Jerusalém entre os praticantes das três grandes religiões monoteístas: o Judaismo, o Cristianismo e O Islamismo.

d) “Se há algo que a paz não é, é ser fruto do triunfo”, significa que a hegemonia israelense na região gerou frustrações na população de origem árabe, provocando atos terroristas.

e) o texto todo reflete a preocupação provocada pelas dificuldades de se encontrar uma solução pacífica para o problema palestino.

 

 

08. África e a Ásia: U. Católica-PE

“O agravamento da miséria, a persistência dos conflitos armados e o avanço de epidemias marcam a história recente da África. Entre 1998 e 1999, em, pelo menos, 16 países, há fome generalizada. Os casos mais graves verificam-se na Somália e em Angola.”

Sobre o continente africano, podemos dizer que:

( ) em Angola, os conflitos armados entre o MPLA e a UNITA vêm-se arrastando desde o 1975;

( ) a distribuição geográfica da população africana é muito desigual; há, no entanto, centros urbanos intensamente povoados, como o Cairo e Lagos;

( ) os conflitos armados entre Etiópia e Eritréia têm acarretado graves prejuízos às lavouras e à pecuária daqueles países, aumentando, consideravelmente, a fome;

( ) na área da saúde, verificam-se epidemias graves, especialmente na África Subsaariana, de Aids e malária;

( ) o continente africano e, essencialmente, agrícol a; a África do Sul, contudo, é o país que possui a maior produção industrial.

 

 

09. UEPB

“Constatou-se que atualmente 26 países, a maioria situada no continente africano totalizando 235 milhões de pessoas, sofrem de escassez de água (…) Sintomas da crise já se manifestam em países que dispõem de boas reservas.”

O Correio – Rio de Janeiro, julho de 1993.

Com relação ao problema da água no mundo é correto afirmar:

I. A drenagem excessiva de lençóis subterrâneos pode provocar rebaixamento do terreno como está ocorrendo em Bangcoc -Tailândia.

II. A escassez de água tem sido motivo de tensos conflitos por sua posse em várias partes do mundo.

III. As zonas tropicais onde se encontram bacias hidrográficas como a Amazônica e a do rio Zaire estão isentas de tal problemática.

IV. A contaminação de rios, lagos, mares e até dos lençóis subterrâneos é um dos sérios problemas de equilíbrio do ciclo hidrológico causado pela civilização contemporânea.

Estão corretas apenas as proposições:

a) I, II e III

b) I e III

c) III e IV

d) I, II e IV

e) I, III e IV

 

 

10. África e a Ásia: UFRJ – A área do Pacífico, nas proximidades do leste e do sudeste asiáticos, assumiu importância no cenário mundial nas últimas décadas.

Todos os seguintes fatores contribuíram para essa situação, exceto:

a) Absorção da produção industrial local pelo mercado consumidor regional, reduzindo o impacto das oscilações da economia internacional.

b) Interesse de empresas transnacionais no acesso a um expressivo contingente de consumidores, até então alienados da economia de mercado.

c) Mecanismos de incentivos adotados por diversos países, transformando a região em receptora privilegiada de tecnologia e capitais estrangeiros.

d) Presença, na área, de uma grande potência econômica empenhada em fortalecer o comércio, formando um bloco de expressão mundial.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios sobre Ecologia.

 

Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre a África e a Ásia:

01. C; 02. E; 03. 7; 04. B;

05. F-V-V-F-V;

06. B; 07. C;

08. V-V-V-V-V;

09. D; 10. D

Deixe um comentário