Lista com 13 atividades de Geografia sobre a Regionalização do Espaço Geográfico para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Durante as décadas de 1980 e 1990, a imprensa e os meios diplomáticos passaram a utilizar as expressões “Norte” e “Sul”. Essas foram usadas para se referir respectivamente aos países:
a) tecnológicos e culturais
b) religiosos e guerrilheiros
c) desenvolvidos e subdesenvolvidos
d) produtores e os não produtores
e) exportadores e importadores
Questão 02. Compreender as transformações dos espaços geográfico como resultado das relações socioeconômicas de poder na regionalização do mundo atual. Quando comparamos a regionalização do mundo em Norte e Sul, podemos concluir que:
a) Nessa regionalização o que se observa é o nível de desenvolvimento político dos países, pois nos permite identificar as diversas características sociopolíticas de cada país.
b) Essa regionalização do mundo tem como critério o nível de desenvolvimento econômico e social dos países e a posição geográfica desses países, onde os desenvolvidos ficam mais ao norte e os subdesenvolvidos mais ao sul do globo terrestre.
c) Esse critério de regionalização apesar de ser bastante utilizada, não nos permite entender a regionalização mundial atual.
d) O fato de ser desenvolvido ou subdesenvolvido, ocorre quando se faz um cálculo d renda per capita dos países envolvidos.
Questão 03. Sobre a regionalização do espaço mundial, formação dos continentes e o conceito de região e suas aplicações, julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas.
Em seguida, marque alternativa que tem somente afirmativas verdadeiras:
I. As regionalizações são construções humanas, já que são os seres humanos que determinam os limites entre as regiões. Portanto, os limites das regiões não são estáticos.
II. Qualquer região deve ser estudada como uma unidade homogênea, que não possui diversidades internas, nem relação com outros espaços.
III. As regiões são importantes ferramentas de trabalho para a Geografia, porém seu estudo requer cuidados para que não se caia em generalizações erradas ou exageradas.
IV. Mesmo considerando o tempo geológico, nas terras onde se encontra o Brasil, nunca ocorreram intensas atividades vulcânicas.
V. A formação do Oceano Atlântico em sua parte sul, se deu com a ruptura de Gondwana distanciando cada vez mais a América do Sul da África.
VI. Uma das evidências usadas por Alfred Wegener para comprovar a sua teoria foi ‘o encaixe da porção oriental da América do Sul na porção ocidental da África.
Qual alternativa tem somente afirmativas verdadeiras?
a) estão corretas as afirmativas I, III, V e VI.
b) estão corretas as afirmativas I, IV e V .
c) estão corretas as afirmativas I, II, IV e VI
d) todas as afirmativas são verdadeiras
e) estão corretas somente as afirmativas II, III e IV
Questão 04 com Exercícios sobre a Regionalização do Espaço Geográfico para o 8° Ano: Com o fim da Guerra Fria (1945-1991) a organização do espaço mundial passou por grandes transformações que refletiram na forma de produzir e fazer política no mundo. Uma das maneiras de se regionalizar o planeta, atualmente, no mundo globalizado é a regionalização em:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido)
b) Metrópoles e Colônias
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo
d) Países Centrais e Países Periféricos
e) Leste (socialista) e Oeste (capitalista)
Questão 05. Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder no período de Guerra Fria. Sabendo que existem várias formas de regionalizar o mundo e representá-lo cartograficamente.
Quanto à regionalização de Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo, podemos afirmar que:
a) É uma divisão que foi mais utilizada depois da formação da URSS, logo após a Primeira Guerra Mundial.
b) É uma classificação amplamente utilizada nos dias de hoje, com a divisão do mundo em capitalista e socialista.
c) É uma classificação utilizada até a década de 1990, para distinguir os países durante a guerra fria, na antiga divisa do mundo bipolar.
d) É uma divisão que mostra a atual realidade do mundo multipolar.