Primeira Guerra Mundial Simulado com Gabarito

01. Primeira Guerra Mundial Simulado: (FGV-SP) Os 14 pontos apresentados pelo presidente norte-americano Woodrow Wilson, em janeiro de 1918, refletem alguns objetivos para a paz na Europa após a Grande Guerra. Entre eles, destacou-se a;
A) determinação da independência da Hungria, da Polônia, da Iugoslávia e da Tchecoslováquia.
B) autorização para que os franceses passassem a controlar a Síria, e os ingleses, a controlar a Mesopotâmia e a Palestina.
C) correção do episódio que tinha perturbado a paz mundial por muito tempo e determinava a devolução do território da Alsácia-Lorena à França.
D) incorporação da Eslováquia à República Tcheca.
E) determinação de que a Bulgária cedesse para a Romênia, a Iugoslávia e a Grécia a maior parte dos territórios anexados durante as guerras balcânicas.

 

 

02. (Mackenzie-SP) A respeito do envolvimento dos EUA na Primeira Grande Guerra, é INCORRETO afirmar que:
A) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.
B) os EUA financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.
C) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.
D) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.
E) a adesão dos EUA desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

 

 

03. (PUC Minas) Dentre os vários fatores que podem ser arrolados como responsáveis pela Primeira Grande Guerra, destacam-se, EXCETO:
A) o aumento da tensão nos Bálcãs, fruto das aspirações autonomistas dos inúmeros grupos étnicos que ocupavam aquela região.
B) a crescente disputa econômica travada entre o Império Alemão, potência emergente, e a Grã-Bretanha, nação hegemônica.
C) a pretensão da Alemanha em reanexar a região da Prússia Oriental ao território germânico, separada pelo corredor polonês.
D) o fim da diplomacia bismarckiana e a adoção de uma política expansionista comandada pelo imperador Guilherme II.
E) o acirramento do espírito revanchista francês, reavivando os ódios adormecidos e reforçando o sentimento antigermânico da população.

 

 

04. (UFRJ) É coerente com as razões que levaram à Primeira Grande Guerra Mundial:
A) O processo de imperialismo, promovido pelas grandes potências capitalistas da Europa, principalmente França, Inglaterra e Alemanha, gerou conflitos e até confrontos pela disputa de territórios, ao ponto de desencadear a Primeira Grande Guerra.
B) O pan-eslavismo defendia a união da Rússia com a Alemanha, objetivando a fusão dos povos germânicos.
C) Temendo uma ofensiva alemã, Japão, Inglaterra e França formaram a Tríplice Aliança.
D) O início da Guerra se deu quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, apresentando ao mundo a famosa Guerra Relâmpago, deixando marcas desastrosas para os poloneses.
E) Um dos fatos que contribuiu para o final do confronto foi a entrada da Rússia na Guerra, pois tinha um Exército grande e bem preparado, impondo aos alemães derrotas vexatórias.

 

 

05. Primeira Guerra Mundial Simulado: A Grande Guerra é um momento emblemático do século XX.
Com a sua emergência, antigos valores e crenças foram sepultados, e novas formas de se pensar o mundo ganharam força. Da mesma forma, o mundo modificava-se e ganhava novos contornos. Sobre a Primeira Guerra Mundial, no que se refere aos seus aspectos sociais, podemos afirmar que:
A) provocou uma descrença na humanidade, devido à alta taxa de mortandade ocorrida em decorrência dos confitos.
B) favoreceu a expansão dos ideais democráticos com a vitória dos Aliados sobre os governos autoritários de extrema-direita.
C) contribuiu para a derrubada do socialismo, após as vitórias obtidas pelos alemães sobre as tropas russas.
D) ampliou a oferta de trabalho nas indústrias para os homens, subordinando as mulheres a um plano secundário.
E) desestruturou as economias americanas, reafirmando a Europa como centro econômico mundial.

 

Exercícios sobre América Latina no século 20.

 

06. Primeira Guerra Mundial Simulado: Leia os trechos de depoimentos a seguir:
Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo, exceto o seu dever de lutar. Você está comendo uma crosta de pão, e um homem é atingido e morto na trincheira perto de você. Você olha calmamente para ele por um momento e continua a comer o seu pão. Por que não?
Aqui desapareceu para sempre o cavalheirismo. Como todos os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha e ao poder da máquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate.
EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

As impressões negativas dos participantes da Primeira Guerra Mundial reafirmam o fim de um período otimista, racionalista e eufórico, vigente no final do século XIX, conhecido como:
A) Romantismo.
B) Belle Époque.
C) Política de Alianças.
D) Conferência de Berlim.
E) Liga das Nações.

 

 

07. (PUCPR) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) significou o fim da preponderância europeia no mundo e o início da hegemonia dos Estados Unidos. Assinale a alternativa CORRETA.
A) O Brasil, então com economia agropecuária, não participou do conflito, quer direta ou indiretamente.
B) Tendo em vista as limitações da tecnologia, aviões e submarinos não foram empregados na grande luta.
C) A luta teve início com a invasão alemã na Rússia, em busca de espaço vital.
D) Uma das consequências da Guerra foi a proclamação da forma monárquica de governo na Rússia e Áustria-Hungria.
E) Uma consequência política da Guerra foi o surgimento do totalitarismo de direita na Europa (nazifascismo).

 

 

08. (UFU-MG) Como se explica que um período de tanto progresso pudesse levar o Velho Continente, berço da civilização ocidental, a experimentar novamente a barbárie, como se viu durante a Primeira Guerra Mundial? […] Em 11 de novembro (1918), terminava a Grande Guerra. Morreram 8 milhões de pessoas, 20 milhões ficaram inválidas, sem falar nos prejuízos econômicos e financeiros que atingiram os países europeus envolvidos diretamente com a Guerra.
REZENDE, Antônio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História: nossos tempos – O Brasil e o mundo contemporâneo. v. 3. São Paulo: Atual, 1996.

Tomando como referência a citação anterior e os seus conhecimentos sobre os antecedentes e a eclosão da 1ª Guerra Mundial, podemos afirmar que:
I. no campo das artes, a velocidade, a máquina, o movimento, a energia foram os grandes temas do futurismo no início do século, evocados como símbolos da beleza e da tecnologia da sociedade industrial moderna, provocando, entretanto, mais tarde, grande desilusão por causa da carnificina da guerra.
II. o discurso internacionalista do movimento operário, que procurava negar as disputas entre os Estados-Nações, fez com que os trabalhadores se recusassem a pegar em armas no início da guerra, tal como se verificou na negativa de participação da Rússia e nos motins liderados pelo Partido Comunista Francês em 1914.
III. entre os fatores que levaram as nações europeias à guerra estavam as disputas imperialistas por novos territórios, os ideais expansionistas incentivados por teorias raciais e a formação gradual de alianças entre as grandes potências, conhecida como paz armada.
IV. como resultado da derrota alemã, o Tratado de Versalhes, assinado depois da guerra, pôs fim ao ódio racial e ao clima de revanchismo na Europa, e a Inglaterra garantiu a sua supremacia no capitalismo internacional.

Assinale a alternativa CORRETA.
A) II e IV são corretas.
B) I e IV são corretas.
C) II e III são corretas.
D) I e III são corretas.

 

 

09. (UFPI) Sobre os tratados firmados logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:
A) determinaram o surgimento de vários novos países, que deixavam de se submeter à influência alemã, austríaca e russa.
B) mantiveram intocado o Império Turco, que assegurou o domínio sobre a Mesopotâmia, a Palestina, a Síria e o Líbano.
C) se preocuparam em assegurar, baseando-se no princípio da autodeterminação, a existência e a expansão do regime bolchevique na Rússia.
D) impuseram penas leves à Alemanha derrotada, garantindo-lhe o controle sobre seu território e suas colônias, como tentativa de evitar uma nova guerra.
E) foram integralmente impostos pelos Estados Unidos, através de seu presidente Woodrow Wilson, o que assegurou a severidade das penas impostas aos vencidos.

 

 

10. Primeira Guerra Mundial Simulado: (UFG) A Primeira Guerra Mundial foi denominada por seus contemporâneos como “Grande Guerra”. Essa denominação aponta para uma diferença substantiva desse conflito. Comparada às guerras do século XIX, na Primeira Guerra,
A) a duração do conflito foi maior, pois a guerra de trincheiras impedia os avanços militares.
B) a infantaria destacou-se como opção estratégica no combate ao inimigo.
C) os acordos diplomáticos foram responsáveis pelo fortalecimento do equilíbrio europeu.
D) as ações bélicas tiveram alcance mundial porque se desenvolveram em todos os continentes.
E) as inovações tecnológicas, utilizadas em larga escal a, ampliaram o potencial beligerante.

 

Exercícios sobre as Consequências da Guerra Fria.

 

11. (FJP-MG–2010) Considerando o contexto de rivalidades entre as potências imperialistas europeias no pré-Primeira Guerra Mundial, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) A França e a Alemanha se enfrentavam em razão da perda das ricas províncias alemãs Alsácia e Lorena para a França devido à derrota da Alemanha na Guerra Franco-Prussiana.
B) A Inglaterra e a Alemanha competiam no campo industrial e comercial, uma vez que, após a unificação da Alemanha, essa nação tornou-se uma grande potência industrial, ameaçando o domínio inglês no mercado mundial.
C) A Rússia pretendia dominar o Império Turco-Otomano para obter uma saída para o Mar Mediterrâneo e controlar a Península Balcânica, criando, para justificar esse expansionismo, o pan-eslavismo.
D) A Sérvia, uma pequena nação eslava independente situada na região dos Bálcãs, desejava libertar e unificar os territórios habitados pelos povos eslavos da região, formando a chamada Grande Sérvia.

 

 

12. (UFMG) Leia estes trechos de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Grande Guerra:
Uma certa ferocidade surge dentro de você, uma absoluta indiferença para com tudo o que existe no mundo, exceto o seu dever de lutar. Você está comendo uma crosta de pão, e um homem é atingido e morto na trincheira perto de você. Você olha calmamente para ele por um momento e continua a comer o seu pão. Por que não?
Aqui desapareceu para sempre o cavalheirismo. Como todos os sentimentos nobres e pessoais, ele teve de ceder o lugar ao novo ritmo da batalha e ao poder da máquina. Aqui a nova Europa se revelou pela primeira vez no combate.
EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Com base na leitura desses trechos, é CORRETO afirmar que o impacto dessa guerra:
A) acelerou o processo de libertação das colônias afro-asiáticas, que se tornaram Estados independentes a partir de então.
B) deu origem a um influente movimento contra as guerras, que criou uma ordem internacional pacífica.
C) levou ao fortalecimento e consolidação dos regimes liberais já existentes, além de contribuir para o surgimento de novas democracias.
D) provocou uma crise nos valores dominantes até então, gerando descrédito em relação ao humanismo e ao racionalismo.

 

 

13. Primeira Guerra Mundial Simulado: (Mackenzie-SP–2009) Em 1916, em meio à guerra, Marcel Duchamp (1887-1968) produzia a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para andar, nem o banco servia para sentar. Algo aparentemente irracional, ilógico, diriam muitos […] Mais do que uma outra forma de produzir arte, Duchamp estava propondo uma outra forma de ver a arte, de olhar para o mundo. […] Depois de sua Roda de bicicleta, o mundo das artes não seria mais o mesmo. Depois da Primeira Guerra Mundial, o mundo não seria mais o mesmo.
CAMPOS, Flávio de; Miranda, Renan G.

De acordo com o texto anterior, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918):
A) fortaleceu a crença dos homens da época na capacidade de construção de uma sociedade melhor, por meio da racionalidade tecnológica.
B) consolidou a hegemonia cultural europeia perante o mundo ocidental, desprezando as demais manifestações artísticas.
C) possibilitou o surgimento de novas vanguardas artísticas, preocupadas em defender os modelos acadêmicos clássicos europeus.
D) assinalou a crise da cultura europeia, baseada no racionalismo e no fascínio iluminista pela tecnologia e pelo progresso.
E) manifestou a decadência cultural em que se encontrava o mundo ocidental na segunda metade do século XIX.

 

🔵 >>> Veja também a primeira parte desta lista.

 

Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas das atividades de História Mundial sobre a Primeira Guerra Mundial Simulado:

01. D;
02. D;
03. C;
04. A;
05. A;
06. B;
07. E;
08. D;
09. A;
10. E;
11. A;
12. D;
13. D

Deixe um comentário