Lista com 07 atividades de Geografia sobre Atividades Mineradoras no Brasil Império para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A exploração da atividade mineradora e sua fiscalização na região de Minas Gerais geraram algumas revoltas da população contra a administração portuguesa. Qual das alternativas abaixo indica uma revolta que não se refere à atividade mineradora?
a) Revolta de Felipe dos Santos. b) Revolta de Vila Rica. c) Inconfidência Mineira d) Revolta da Chibata e) Guerra dos Emboabas.
Questão 02. A mudança da capital, em 1763, da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro reflete:
(a) O desejo da coroa portuguesa de reduzir seu controle sobre a região das minas. (b) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Nordeste açucareiro para a região mineradora, incluindo o Rio de Janeiro. (c) O deslocamento do eixo econômico da colônia, do Sul para o Norte. (d) A decadência da economia mineradora e a ascensão do açúcar
Questão 03. Sobre a fiscalização realizada pela Coroa portuguesa na zona mineradora de sua colônia brasileira são feitas as seguintes afirmações:
I – A partir do momento em que os portugueses souberam da descoberta do ouro em terras brasileiras, a necessidade de controle sobre a exploração das jazidas aumentou substancialmente.
II – A pressão exercida pelos portugueses junto aos mineradores motivou uma série de conflitos entre os colonos e as autoridades metropolitanas. A escassez de metais e pedras, o declínio da mineração foi sistematicamente respondida com o aumento de impostos e enrijecimento da fiscalização lusitana.
III – Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas, respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.
Assinale a alternativa: a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se todas as afirmativas estiverem corretas. e) se nenhuma das afirmativas estiverem corretas.
Questão 04. Observe a imagem:
Ela se refere a expressão “Santo do pau oco”. Na época da mineração, podemos dizer que (a) a expressão “santo do pau oco” deriva do contrabando de ouro feito no interior de estátuas de santos. (b) as pessoas utilizavam o santo oco para ficar mais leves, pois a madeira pesava. (c) não se tratava de contrabando, e sim da fé religiosa da época. (d) os portugueses utilizavam os santos do pau oco para levar o ouro arrecadado dos impostos.
Questão 05 com Exercícios sobre as Atividades Mineradoras no Brasil Império para o 8° Ano: Portugal exerceu sobre a exploração do ouro controle maior do que aquele exercido no açúcar criando mecanismos de controle e fiscalização. Associe as colunas:
1) Capitação 2) Derrama 3) Quinto 4) Casa de Fundição
( ) 20% do ouro extraído nas minas. ( ) local onde o ouro em pó era transformado em ouro em barras. ( ) local onde se gravava o selo real no ouro. ( ) punição caso não se conseguisse arrecadar cem arrobas de ouro na região. ( ) imposto cobrado de acordo com a quantidade de escravos que trabalhavam nas minas
Questão 06. Antunes voltou ao capão e transmitiu a seus companheiros as promessas de Bento. Os paulistas saíram dos matos aos poucos, depondo as armas. Muitos não passavam de meninos; outros eram bastante velhos. Sujos, magros, cambaleavam, apoiavam-se em seus companheiros. Estendiam a mão, ajoelhados, suplicando por água e comida. Bento fez com que os paulistas se reunissem numa clareira para receber água e comida. Os emboabas saíram da circunvalação, formando-se em torno dos prisioneiros. Bento deu ordem de fogo. Os paulistas que não morreram pelos tiros foram sacrificados a golpes de espada. (Ana Miranda, “O retrato do rei”)
O texto trata do chamado Capão da Traição, episódio que faz parte da Guerra dos Emboabas, que se constituiu
A) em um conflito opondo paulistas e forasteiros, principalmente portugueses, pelo controle das áreas de mineração e tensões relacionadas com o comércio e a especulação de artigos de consumo como a carne de gado, controlada pelos forasteiros.
B) em uma rebelião envolvendo senhores de minas de regiões distantes dos maiores centros – como Vila Rica – que não aceitavam a legislação portuguesa referente à distribuição das datas e a cobrança do dízimo.
C) no primeiro movimento colonial organizado que tinha como principal objetivo separar a região das Minas Gerais do domínio do Rio de Janeiro, assim como da metrópole portuguesa, e que teve a participação de escravos.
D) no mais importante movimento nativista da segunda metade do século XVIII, que envolveu índios cativos, escravos africanos e pequenos mineradores e faiscadores contra a criação das Casas de Fundição.
E) na primeira rebelião ligada aos princípios do liberalismo, pois defendia reformas nas práticas coloniais e exigia que qualquer aumento nos tributos tivesse a garantia de representação política para os colonos.
Questão 07. Comentando a Guerra dos Emboabas (1709), o historiador Antônio Sérgio escreveu: “Cedo no Brasil se buscaram as minas. Para isso se organizavam expedições (bandeiras) que se internavam pelo sertão. Enfim, a descoberta fez-se e a notícia atraiu muita gente. Os habitantes de São Paulo consideravam como inimigos todos os que pretendiam, como eles, enriquecer com o ouro”. (adaptado de Antônio Sérgio, BREVE INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA DE PORTUGAL)
a) Quem eram os emboabas e por que os paulistas entraram em guerra contra eles? b) Explique as transformações econômicas que a mineração provocou no Brasil.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre as Atividades Mineradoras no Brasil Império para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. D; 02. B; 03. D; 04. A; 05. D; 06. A;
07. a) Eram forasteiros. Os paulistas entraram em conflito com eles devido à disputa pela posse das áreas mineradoras b) Fluxo imigrante, urbanização, desenvolvimento do comércio interno, transferência do eixo econômico para o centro, transferência da capital, Salvador para o Rio de Janeiro, surgimento de vilas e cidades (núcleos urbanos)
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína