Questão 01. Dinâmica Climática: UFSE – Considere os seguintes textos sobre o clima quente e úmido da Amazônia.
I. É favorável ao crescimento de densa vegetação e à sua diversidade de espécies.
II. É responsável pela intensa lixiviação dos solos e rápido desenvolvimento de pragas e doenças.
III. É de fundamental importância para a formação das várzeas férteis.
Sobre os textos pode-se afirmar que:
a) I e II são verdadeiros, mas III é falso porque a fertilidade das várzeas deve-se aos sedimentos trazidos pelos rios.
b) I e III são verdadeiros, mas II é falso porque os solos amazônicos são profundos e portanto não sofrem os efeitos da lixiviação.
c) II e III são verdadeiros, mas I é falso porque a presença da floresta deve-se basicamente à combinação de solo/hidrografia.
e) I, II e III são verdadeiros porque, como em outras áreas equatoriais, é o relevo que determina as combinações entre os outros elementos naturais.
Questão 02. UNEB – Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica da atmosfera, pode-se afirmar:
01) A atmosfera absorve diretamente toda a energia solar que chega à Terra.
02) As áreas quentes ou de alta pressão, receptoras de massas de ar, recebem o nome de ciclonais.
03) As áreas frias ou de baixa pressão, dispersoras de massas de ar, recebem o nome de anticiclonais.
04) A circulação atmosférica é alterada pelo movimento de rotação que dá origem às estações do ano e pela existência das massas continentais.
05) As massas de ar possuem temperatura e umidade de acordo com a região de origem, mas, ao se deslocarem para outras áreas, modificam suas características originais.
Questão 03. Dinâmica Climática: U. F. Pelotas-RS
“[…] a chuva, a neve e a geada são formas de precipitações atmosféricas, assim como o orvalho e o granizo […].”
(VESENTINI, J. Willian e VLACH, Vânia. Geografia crítica. Vol. 1. Ática. 1998. p. 123)
Imagine-se a seguinte situação:
O serviço meteorológico informa que, para a próxima segunda-feira, a probabilidade de fazer frio é de 27%, a de chover é de 30% e a de chover e fazer frio é de 12%, havendo uma pequena probabilidade (8%) de ocorrer granizo.
Examine as afirmativas abaixo:
A previsão, de acordo com os dados anteriores, considera que a probabilidade de:
I. chover ou fazer frio é de 57%.
II. somente fazer frio é de 15%.
III. não chover, não fazer frio nem ocorrer granizo é de 47%.
IV. chover sem fazer frio é de 3%.
Das afirmativas acima, estão corretas:
a) I e II.
b) III e IV.
c) I e III.
d) II e III.
e) II e IV.
Questão 04. UFRN – A “ilha de calor” é um fenômeno típico de grandes aglomerações urbanas, que resulta do(a)
a) elevação das temperaturas médias nas zonas centrais da mancha urbana em relação às zonas periféricas e rurais.
b) lançamento de gases tóxicos na atmosfera, favorecendo a circulação dos ventos e a diminuição da temperatura nos centros urbanos.
c) maior incidência de ar frio sobre o ar quente nas zonas centrais, provocando a redução do calor nas áreas centrais da cidade.
d) menor concentração de gases próximos à superfície das zonas centrais da cidade em relação às zonas rurais e periféricas.
Questão 05. Dinâmica Climática: Cefet-PR – Com relação à ocorrência dos processos de desertificação, assinale com “V” as alternativas verdadeiras e com “F” as alternativas falsas.
( ) O fenômeno de expansão dos desertos independe da ação humana, pois o maior agente provocador desse processo é o vento, com o transporte das partículas dos solos arenosos.
( ) As regiões de clima instável, com uma agricultura intensiva nos períodos favoráveis seguida de abandono da terra seca, é um fenômeno irreversível de empobrecimento do solo.
( ) A tecnologia de irrigação e de terraceamento dos solos está provocando uma diminuição dos desertos e áreas semi- áridas, como por exemplo em Israel e na Califórnia, grandes produtoras de frutas.
( ) As regiões limítrofes entre o deserto e as estepes se caracterizam por um clima instável. Elas apresentam alternância de períodos de precipitação contínua e abundante e períodos secos. São as áreas mais suscetíveis ao processo de desertificação.
( ) As savanas secas constituem uma região ecologicamente vulnerável, na qual o trabalho destrutivo do homem é mais largamente encontrado. Nos períodos extremamente secos, essas áreas devastadas podem se expandir e se transformar em vasta área desertificada.
Assinale a alternativa que contém a ordem correta de preenchimento das lacunas:
a) V V F F V
b) F V F V V
c) F F V V F
d) V F V F F
e) V V V F F
Questão 06. Dinâmica Climática: U. Caxias do Sul-RS – O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias que têm a função de possibilitar a localização de qualquer ponto em sua superfície. Essas linhas são denominadas Coordenadas Geográficas.
Analise as proposições abaixo.
I. Conhecer a latitude de um ponto não é suficiente para localizá-lo. Há a necessidade do cruzamento de duas coordenadas: a Latitude e a Longitude.
II. O meridiano de zero grau ou de referência, que passa pelo subúrbio de Greenwich, em Londres, divide a Terra nos hemisférios Ocidental e Oriental.
III. A linha do Equador corresponde ao círculo mínimo, perpendicular ao eixo terrestre, que determina a divisão do globo em dois hemisférios, o Meridional e o Austral.
Considerando essas proposições, em relação às Coordenadas Geográficas, é certo afirmar que:
a) apenas a I está correta.
b) apenas a I e a II estão corretas.
c) apenas a II e a III estão corretas.
d) apenas a I e a III estão corretas.
e) a I, a II e a III estão corretas.
Questão 07. Mackenzie-SP
“(…) nessa estação o anticiclone do Atlântico aproxima-se bastante do litoral do sudeste, fazendo com que as altas pressões subtropicais se instalem sobre o território brasileiro. Como as altas pressões são dispersoras de ventos, na maior parte do Brasil os ventos são de origem continental (…)”
(MOREIRA, Igor — O Espaço Geográfico)
A circulação atmosférica descrita no texto explica:
a) a ocorrência de chuvas na maior parte do território nacional.
b) a ocorrência de chuvas frontais no interior do país.
c) a ausência de um período seco característico na maior parte da Amazônia.
d) a ocorrência de fortes chuvas nas regiões Sul e Sudeste.
e) a ocorrência de uma estação seca, na maior parte do interior do país.
Questão 08. Dinâmica Climática: Fuvest-SP – Segundo dados do IBGE, em 1998, um terço do lixo coletado no Brasil era tratado. Parte do lixo tratado, transformado em adubo orgânico, pode ser empregado na agricultura. A técnica de tratamento que permite tal uso é a:
a) reciclagem do lixo seco.
b) deposição em aterros sanitários.
c) deposição a céu aberto.
d) compostagem.
e) incineração.
Questão 09. FGV-SP
A camada de gelo do Ártico está ficando menor e mais fina, o que é comparável à perda de uma Holanda a cada ano. Tal redução pode ter efeitos dramáticos, porque a formação dos bancos de gelo é uma parte importante da “esteira rolante” que envia água salgada ao fundo do mar e a impele para o Sul, permitindo o afluxo das águas quentes dos trópicos, a exemplo da Corrente do Golfo. Os padrões de clima fazem prever que esse processo de redução continuará e, com isso, haverá uma grande perda de convecção do mar da Groenlândia e do Labrador.
(Adapt. de Tim Radford. The Guardian. In Jornal O Estado de São Paulo, 19/04/2000.)
Do texto acima pode-se inferir que, se o efeito estufa persistir devido ao aquecimento global, provavelmente, a longo prazo:
a) a “esteira rolante” correspondente à Corrente do Golfo — de águas quentes — que flui do Caribe para o Norte, poderá fundir-se com a Corrente do Atlântico Norte — de águas frias — que flui do Estreito de Behring para as Ilhas Aleutas.
b) o transporte de calor pelo oceano, partindo dos trópicos para as altas latitudes, será muito mais rápido, pois a perda da convecção elevará muito as temperaturas médias do Norte Europeu.
c) a transmissão de calor para as altas latitudes será mais lenta, podendo interromper a ação da Corrente do Golfo, o que tornará mais frio o clima das regiões beneficiadas por ela, como o Norte e o Noroeste da Europa.
d) o recuo das geleiras no Ártico será catastrófico para o Labrador e a Groenlândia, mas a maioria se beneficiará com o aumento da água doce, sobretudo a Holanda, cujas fontes são comprometidas pela salinização.
e) provocará, em ritmo acelerado, a separação de icebergs do continente, que flutuarão sobre os oceanos, resfriando-os, e, como a água demora mais para aquecer, os invernos serão mais longos e os verões mais curtos.
Questão 10. Dinâmica Climática: UFSE – No Brasil, cerca de 50% das precipitações na região … são provenientes de evapotranspiração da floresta que ao ser retirada e substituída por pastagem, por exemplo, provoca … .
Para completar corretamente a frase, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente por:
a) Meio-Norte – aumento das chuvas
b) Sudeste – aumento de temperatura
c) Sul – desertificação
d) Centro-Oeste – diminuição da temperatura
e) Amazônica – diminuição das chuvas
🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.
Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Dinâmica Climática:
01. A;
02. 08;
03. D;
04. A;
05. B;
06. B;
07. E;
08. D;
09. C;
10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
Não entendi ,pq na senguanda questão a resposta da escrito “08”?