Exercícios sobre Domínios Naturais e Morfoclimáticos

Questão 01. Domínios Naturais e Morfoclimáticos: UFSC – Considerando o que se pode chamar de domínios vegetais e/ou grandes paisagens do nosso planeta, é correto afirmar que:

01. na Antártida, a vegetação é quase inexistente, aparecendo apenas nas bordas desse continente;

02. ergs, dunas, hamadas e inselbergs caracterizam o relevo nas regiões desérticas;

04. as zonas temperadas são aquelas localizadas entre os trópicos e os círculos polares, sem, no entanto, obedecer rigorosamente ao traçado destes paralelos;

08. as savanas compreendem um conjunto de formações que têm em comum a presença de um estrato herbáceo recobrindo o solo, desde bosques fechados até pradarias;

16. as florestas tropicais ocorrem nas regiões intertropicais, nas terras baixas ou pouco elevadas, e que recebem uma preciptação elevada e bem distribuída durante o ano todo;

32. florestas boreais são matas de coníferas que ocorrem nas latitudes baixas, sendo’Pormadas por várias espécies de pinheiros, abetos e alcerces, quase sempre perenifólia.

64. pelo fato de a maioria dos países industrializados se localizarem nas zonas temperadas, pode-se perfeitamente estabelecer uma relação determinista de causa e efeito entre estes dois fatos.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.


Questão 02. UESC-BA – Os domínios morfoclimáticos brasileiros expressam a interação entre os elementos do meio natural e a atuação do homem no espaço.

A partir da afirmação, pode-se concluir:

a) Em I, a vegetação Amazônica caracteriza-se pela homogeneidade das árvores de folhas aciculifoliadas, decíduas e por solos rasos, com grande fertilidade.

b) Em II, os principais impactos ambientais que ameaçam esse ecossistema são acelerados pela presença de garimpos e pela expansão da fronteira agrícola.

c) Em III, o clima e o solo desse domínio favoreceram a prática da agricultura moderna de frutas e legumes para exportação, produzidas nos minifúndios, ao longo do rio São Francisco.

d) Em IV, predomina a floresta de araucária, domínio preservado pelo pequeno valor comercial de suas madeiras, e pelos solos inadequados para as atividades agropecuárias.

e) Em V, o inverno rigoroso do extremo sul do Brasil congela os solos, dificultando o plantio de cereais, e as chuvas de verão aceleram a erosão dos solos.


Questão 03. Domínios Naturais e Morfoclimáticos: Cefet-PR – Com o atual ritmo de desmatamento, a integridade ecológica de várias regiões do mundo está sendo comprometida. Sobre os desmatamentos e suas consequências, é incorreto afirmar que:

a) promove a degradação dos solos, com o conseqüente aumento da carga sólida dos rios;

b) produz alterações climáticas, com o agravamento do risco de secas e inundações;

c) produz um aumento das reservas hídricas;

d) ocasiona o aumento do processo de desertificação;

e) traz alterações no ciclo do carbono, pois as árvores funcionam normalmente como um depósito para o dióxido de carbono e, após inalá-lo devolvem à atmosfera resíduos de oxigênio.


Questão 04. Cefet-RJ – Um dos principais impactos ambientais que ocorrem em um ecossistema natural é devastação das florestas, notadamente das tropicais, as mais ricas em biodiversidade.

Marque a alternativa que não contenha uma conseqüência do processo de desmatamento:
a) Diminuição das temperaturas locais e regionais, como conseqüência da menor irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto.

b) Aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos e, em alguns casos, à inviabilização da agricultura.

c) Redução ou até mesmo fim das atividades extrativas vegetais, inclusive algumas de alto valor sócio-econômico.

d) Destruição da biodiversidade como resultado da diminuição ou, muitas vezes, da extinção de espécies vegetais e animais.

e) Início ou mesmo agravamento do processo de desertificação.


Questão 05. Domínios Naturais e Morfoclimáticos: UECE – As afirmações abaixo tratam do significado da cobertura vegetal para a manutenção do equilíbrio ecológico.

I. A vegetação contribui para estabilizar o solo protegendo-o do impacto da erosão pluvial.

II. A manutenção da cobertura vegetal contribui para regularizar o escoamento fluvial mas não impede que haja assoreamento do leito dos rios.

III. Servindo de abrigo para a fauna a degradação da vegetação compromete a manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas.

Com base nas afirmações, pode-se concluir que:
a) todas são verdadeiras;
b) apenas I é verdadeira;
c) apenas I e III são verdadeiras;
d) apenas I e II são verdadeiras.


Questão 06. Domínios Naturais e Morfoclimáticos: PUC-PR – Cerca de 30% de todas as drogas fabricadas no mundo resultam de substâncias extraídas das florestas: de plantas ou de animais. As florestas equatoriais são as principais fornecedoras, não havendo ainda qualquer compensação para os respectivos países.

É fácil avaliar a importância da biodiversidade dos ecossistemas da zona intertropical:
a) particularmente na Taiga siberiana, que contém a mais extensa região florestal da Terra;

b) notadamente no Canadá e Alasca, onde a vegetação de coníferas ocupa extensão impressionante;

c) representados, por exemplo, pela vegetação que recobre a maior parte das Penínsulas Balcânica e Escandinava;

d) existentes na metade norte da África onde estão o Marrocos, a Argélia e a Líbia;

e) onde se destacam o Brasil, a Indonésia e a Rep. Democrática do Congo com as maiores selvas equatoriais e tropicais do mundo.


Questão 07. U.E. Ponta Grossa-PR – Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e características gerais, assinale o que for correto.

01. A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem representatividade em território brasileiro.

02. Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.

04. Os desertos e semidesertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do Sul.


Questão 08. As florestas tropicais chuvosas recebem uma precipitação elevada e bem distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem os ecossistemas com maior biomassa terrestre.

16. Florestas boreais são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de 45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.

08. Domínios Naturais e Morfoclimáticos: UFMS – O Pantanal é considerado a maior planície inundável do planeta. Em sua porção localizada no Brasil, esse ambiente natural encontra-se dividido em dois Estados. Quais são eles:

a) Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
b) Mato Grosso e Goiás
c) Mato Grosso do Sul e Paraná
d) Mato Grosso e Sul
e) Mato Grosso do Sul e São Paulo


Questão 09. Cefet-PR – Segundo a WWF (Fundação Mundial da Vida Selvagem), as florestas tropicais cobrem 7% da superfície terrestre, mas abrigam mais da metade das espécies vegetais e animais conhecidas, inclusive 80% dos insetos e 90% dos macacos. 80% dessas terras florestais pertencem ao poder público. Anualmente são derrubados 50.000 km2 de florestas tropicais fechadas. Delas, são aproveitadas apenas entre 4 e 10% das árvores abatidas, embora até 1/3 do solo fique desnudo e exposto à erosão.

Dos motivos que levam à tamanha devastação da floresta tropical, só não é correto o da alternativa:
a) o crescente comércio internacional de madeiras com destino aos países desenvolvidos;

b) o consumo de lenha e a produção de carvão vegetal, com destino aos mercados urbanos, sobretudo para consumo nas usinas siderúrgicas;

c) a prática de sistemas agrícolas tradicionais, como o da agricultura itinerante, na África, Ásia Tropical e América Latina;

d) a transformação de áreas florestais em pastos, especialmente na América Latina;

e) a construção de barragens e hidrelétricas para o suprimento de energia elétrica, como a de Itaipu, as existentes no Rio Uruguai, em várias regiões do Brasil, na Tunísia e no Casaquistão.


Questão 10. Domínios Naturais e Morfoclimáticos: U.E. Maringá-PR – Assinale o que for correto sobre o pinheiro-do- paraná e sobre a área de domínio das matas de Araucária.

01. O domínio das matas de Araucária ocupava parte do planalto Meridional, abrangendo terras dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

02. As matas de Araucária ocupavam, originalmente, tanto terrenos sedimentares da bacia do Paraná, como terrenos de origem vulcânica.

04. No estado do Paraná, as matas de Araucária estão melhor preservadas nos terrenos vulcânicos dos derrames de basalto dos campos Gerais, que apresentam solos mais férteis e menor ocupação agrícola, devido ao relevo acidentado.

08. A gralha-azul alimenta-se dos pinhões, enterrando grande quantidade dessas sementes, para se alimentar mais tarde. Como ela pode esquecer onde escondeu as sementes, algumas delas germinam e dão origem a novas árvores. Dessa forma, ela é responsável por boa parte da reprodução dos pinheirais.

16. No Rio Grande do Sul, os pinheiros-do-paraná ocorrem principalmente nos planaltos do Oeste, ao longo do rio Uruguai.

32. A erva-mate, cujas folhas são utilizadas no preparo do chimarrão, aparecia associada aos pinheiros-do-paraná, em muitas das matas de Araucária do sul do Brasil.

64. O clima ideal para o desenvolvimento do pinheiro-do-paraná é o subtropical seco, com invernos frios e verões quentes e secos.

Dê, como resposta, a soma das afirmativas corretas.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Domínios Naturais e Morfoclimáticos: :

01. 1 + 2 + 4 + 8 + 16;
02. b;
03. c;
04. a;
05. c;

06. e;
07. 1 + 8 + 16;
08. a;
09. e;
10. 43

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário