Exercícios sobre Fontes de Energia e Transportes

01. Fontes de Energia e Transportes: UESC-BA – Com base nos conhecimentos sobre fontes de energia do Brasil, pode-se afirmar:

a) A lenha era a principal fonte de energia no início do processo industrial brasileiro.

b) O carvão mineral é a fonte de energia mais utilizada na Região Nordeste.

c) A energia solar é a segunda fonte de energia mais consumida atualmente, em razão de o Brasil estar localizado na zona tropical.

d) O consumo de energia é muito baixo nas indústrias brasileiras, porque elas só utilizam as fontes de energia alternativas.

e) A Bahia é o maior produtor nacional de petróleo e toda a produção é extraída da plataforma continental.

 

 

02. U.F. Juiz de Fora-MG – O preço do petróleo é dado pelo confronto entre a produção e o consumo. A produção é determinada, administrativamente, pela OPEP. O consumo é função da economia mundial.

Marque a alternativa incorreta:

a) Como a economia mundial está crescendo acima dos prognósticos mais otimistas, o mesmo ocorre com o consumo de petróleo, tornando inevitável a alta nos preços enquanto a produção não aumentar com a mesma velocidade.

b) O aumento dos preços do petróleo, desde a crise de 1973, tem promovido o fim das desigualdades sociais nos países árabes que fazem parte da OPEP.

c) O Brasil, que já produz 65% do petróleo que consome, reduzindo rapidamente sua dependência externa, deve atrelar seus preços internos ao internacionais, de acordo com recomendações do FMI.

d) Com o aumento do preço do petróleo, há aumento em praticamente toda a cadeia produtiva, gerando inflação nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, importadores de petróleo.

 

 

03. Fontes de Energia e Transportes: Santa Casa de Vitória-ES – Sobre a produção petrolífera brasileira, podemos afirmar que, exceto.

a) atualmente a produção interna de petróleo abastece mais da metade das necessidades nacionais de consumo;

b) em 1995, com a revisão da Constituição de 1988, foi quebrado o monopólio da Petrobrás na extração transporte refino e importação de petróleo e seus derivados;

c) embora mais cara que a extração em terra, no Brasil predomina a exploração de petróleo na plataforma continental;

d) O Brasil é auto-suficiente no refino do petróleo e, a maior parte de suas refinarias fica no Sudeste.

e) todos os navios utilizados no transporte de petróleo e seus derivados são operados pela FRONAPE e pertencem a Petrobrás.

 

 

04. PUC-RJ – Na “nova” economia mundial, ocorre o declínio da importância da indústria em relação às finanças e às telecomunicações, muito menos intensivas em energia. No entanto, ao longo do ano 2000, o aumento dos preços do petróleo voltou a ameaçar a tranqüilidade da economia mundial.

Entre as possíveis resultantes desse fato, temos:

I. o aumento dos custos de transporte e dos custos de produção em praticamente toda a cadeia produtiva que usa derivados de petróleo como insumos;

II. a redução dos estoques de petróleo nos países desenvolvidos, os maiores consumidores dessa fonte de energia e matéria-prima industrial;

III. o aumento dos gastos com a importação do petróleo, agrava o desequilíbrio da balança comercial de alguns países em desenvolvimento.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) I b) II

c) I e II

d) II e III

e) I, II e III

 

 

05. Fontes de Energia e Transportes: U. Católica-DF

“Quando os estudiosos relacionam as causas promotoras do crescimento econômico ou da recessão, três são as mais citadas: taxa de juros, taxa de câmbio e déficit público. Nos últimos dias, a discussão ganhou um novo ingrediente: energia.”

Julgue cada afirmativa que se segue, relativas aos recursos energéticos, conforme Verdadeira (V) ou Falsa (F).

( ) Para contornar uma crise energética, deve-se desenvolver a capacidade geradora de energia das fontes alternativas, no intuito de diversificar ao máximo as fontes de consumo energético.

( ) A relação entre energia e crescimento econômico é direta, pois se a geração de energia não for suficiente o país não pode crescer.

( ) Desde que o preço do petróleo começou a subir (crise de 1973), o mundo parece ter atentado ao problema da extrema dependência em relação às escassas fontes de energia de origem fóssil, que estão nas mãos de um número reduzido de controladores e das quais não se sabe por quanto tempo serão suficientes para suprir as necessidades globais.

( ) No Brasil, tanto a potência instalada quanto o consumo de energia elétrica são importantes indicadores das desigualdades regionais do país.

( ) A importação do gás natural da Bolívia vem sendo incentivada pelo governo brasileiro, pois a nossa energia provém, principalmente, das usinas termelétricas, fornecedoras de mais de 90% de toda a energia que é consumida no país.

 

Exercícios sobre o Espaço Industrial.

 

06. Fontes de Energia e Transportes: UFMS – O maciço de Urucum, na região do Pantanal, é considerado a maior reserva de minério de ferro e manganês do Estado de Mato Grosso do Sul. Esta reserva está localizada no município de:

a) Campo Grande. b) Três Lagoas. c) Porto Murtinho. d) Bonito. e) Corumbá.

 

 

07. VUNESP-SP – Assinale a alternativa que indica, corretamente, a opção feita para o transporte do minério explorado em Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão.

a) Ferroviário, devido aos obstáculos do relevo regional.

b) Rodoviário, por ser mais rápido e mais barato.

c) Ferroviário, por ser mais apropriado para cargas pesadas.

d) Hidroviário, pela abundância da rede hidrográfica.

e) Rodoviário, pela facilidade de implantação e manutenção.

 

 

08. Fontes de Energia e Transportes: U.F. Uberlândia-MG – O transporte ferroviário desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento econômico e na organização territorial dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, da segunda metade do século XIX até a década de 30 do século XX. A decadência desse setor dos transportes ocorreu devido aos fatores citados abaixo, exceto:

a) orientadas no sentido interior-litoral para escoar a produção agrícola, as ferrovias não integraram as regiões do país entre si;

b) a ocorrência de bitolas diferentes não permitia a integração das ferrovias existentes;

c) a perda da importância do setor ferroviário no mundo, principalmente nos países desenvolvidos como Alemanha, EUA e França, o que não propiciou avanços tecnológicos necessários à sua modernização;

d) os elevados custos de implantação e modernização das ferrovias, com retorno demorado do capital investido, desestimularam os investidores privados.

 

 

09. UFSE – Considere as afirmações apresentadas abaixo sobre a exploração de recursos minerais no Brasil.

I. As maiores reservas minerais encontram-se na região Norte, distante dos principais centros consumidores, o que implica vultuosos investimentos em infra-estrutura de energia e transporte para a exploração de minérios.

II. O Maciço do Urucum (MS) e a Serra do Navio (AP) são as duas principais áreas produtoras do minério de ferro no país, que abastecem o mercado interno da siderurgia e exportam para Europa e Ásia.

III. Situada no sudeste do Pará, a Serra dos Carajás possui uma das maiores reservas de manganês do mundo, sendo sua produção consumida pelas siderúrgicas do Sudeste.

IV. A construção da hidrelétrica de Tucurui viabilizou a exploração de bauxita (minério de alumínio), no Pará bem como a instalação de indústrias de alumínio como a Albrás e Alunorte.

Estão corretas somente:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

 

 

10. Fontes de Energia e Transportes: UFRS – Assinale a alternativa correta com relação aos recursos energéticos.

a) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua localização ocorre em consideráveis profundidades.

b) São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e os derivados do álcool.

c) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.

d) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pelo queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada “tecnologia limpa”.

e) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis fósseis.

 

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Gabarito com as respostas das atividades de Geografia sobre Fontes de Energia e Transportes:

01. a;

02. b;

03. e;

04. e;

05. V – V – V – V – F;

06. e;

07. c;

08. c;

09. c;

10. a

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