Questão 01. Fontes de Energia e Transportes: UESC-BA – Com base nos conhecimentos sobre fontes de energia do Brasil, pode-se afirmar:
a) A lenha era a principal fonte de energia no início do processo industrial brasileiro.
b) O carvão mineral é a fonte de energia mais utilizada na Região Nordeste.
c) A energia solar é a segunda fonte de energia mais consumida atualmente, em razão de o Brasil estar localizado na zona tropical.
d) O consumo de energia é muito baixo nas indústrias brasileiras, porque elas só utilizam as fontes de energia alternativas.
e) A Bahia é o maior produtor nacional de petróleo e toda a produção é extraída da plataforma continental.
Questão 02. U.F. Juiz de Fora-MG – O preço do petróleo é dado pelo confronto entre a produção e o consumo. A produção é determinada, administrativamente, pela OPEP. O consumo é função da economia mundial.
Marque a alternativa incorreta:
a) Como a economia mundial está crescendo acima dos prognósticos mais otimistas, o mesmo ocorre com o consumo de petróleo, tornando inevitável a alta nos preços enquanto a produção não aumentar com a mesma velocidade.
b) O aumento dos preços do petróleo, desde a crise de 1973, tem promovido o fim das desigualdades sociais nos países árabes que fazem parte da OPEP.
c) O Brasil, que já produz 65% do petróleo que consome, reduzindo rapidamente sua dependência externa, deve atrelar seus preços internos ao internacionais, de acordo com recomendações do FMI.
d) Com o aumento do preço do petróleo, há aumento em praticamente toda a cadeia produtiva, gerando inflação nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, importadores de petróleo.
Questão 03. Fontes de Energia e Transportes: Santa Casa de Vitória-ES – Sobre a produção petrolífera brasileira, podemos afirmar que, exceto.
a) atualmente a produção interna de petróleo abastece mais da metade das necessidades nacionais de consumo;
b) em 1995, com a revisão da Constituição de 1988, foi quebrado o monopólio da Petrobras na extração transporte refino e importação de petróleo e seus derivados;
c) embora mais cara que a extração em terra, no Brasil predomina a exploração de petróleo na plataforma continental;
d) O Brasil é auto-suficiente no refino do petróleo e, a maior parte de suas refinarias fica no Sudeste.
e) todos os navios utilizados no transporte de petróleo e seus derivados são operados pela FRONAPE e pertencem a Petrobras.
Questão 04. PUC-RJ – Na “nova” economia mundial, ocorre o declínio da importância da indústria em relação às finanças e às telecomunicações, muito menos intensivas em energia. No entanto, ao longo do ano 2000, o aumento dos preços do petróleo voltou a ameaçar a tranqüilidade da economia mundial.
Entre as possíveis resultantes desse fato, temos:
I. o aumento dos custos de transporte e dos custos de produção em praticamente toda a cadeia produtiva que usa derivados de petróleo como insumos;
II. a redução dos estoques de petróleo nos países desenvolvidos, os maiores consumidores dessa fonte de energia e matéria-prima industrial;
III. o aumento dos gastos com a importação do petróleo, agrava o desequilíbrio da balança comercial de alguns países em desenvolvimento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I b) II
c) I e II
d) II e III
e) I, II e III
Questão 05. Fontes de Energia e Transportes: U. Católica-DF
“Quando os estudiosos relacionam as causas promotoras do crescimento econômico ou da recessão, três são as mais citadas: taxa de juros, taxa de câmbio e déficit público. Nos últimos dias, a discussão ganhou um novo ingrediente: energia.”
Julgue cada afirmativa que se segue, relativas aos recursos energéticos, conforme Verdadeira (V) ou Falsa (F).
( ) Para contornar uma crise energética, deve-se desenvolver a capacidade geradora de energia das fontes alternativas, no intuito de diversificar ao máximo as fontes de consumo energético.
( ) A relação entre energia e crescimento econômico é direta, pois se a geração de energia não for suficiente o país não pode crescer.
( ) Desde que o preço do petróleo começou a subir (crise de 1973), o mundo parece ter atentado ao problema da extrema dependência em relação às escassas fontes de energia de origem fóssil, que estão nas mãos de um número reduzido de controladores e das quais não se sabe por quanto tempo serão suficientes para suprir as necessidades globais.
( ) No Brasil, tanto a potência instalada quanto o consumo de energia elétrica são importantes indicadores das desigualdades regionais do país.
( ) A importação do gás natural da Bolívia vem sendo incentivada pelo governo brasileiro, pois a nossa energia provém, principalmente, das usinas termelétricas, fornecedoras de mais de 90% de toda a energia que é consumida no país.
Questão 06. Fontes de Energia e Transportes: UFMS – O maciço de Urucum, na região do Pantanal, é considerado a maior reserva de minério de ferro e manganês do Estado de Mato Grosso do Sul. Esta reserva está localizada no município de:
a) Campo Grande.
b) Três Lagoas.
c) Porto Murtinho.
d) Bonito.
e) Corumbá.
Questão 07. VUNESP-SP – Assinale a alternativa que indica, corretamente, a opção feita para o transporte do minério explorado em Carajás até o porto de Itaqui, no Maranhão.
a) Ferroviário, devido aos obstáculos do relevo regional.
b) Rodoviário, por ser mais rápido e mais barato.
c) Ferroviário, por ser mais apropriado para cargas pesadas.
d) Hidroviário, pela abundância da rede hidrográfica.
e) Rodoviário, pela facilidade de implantação e manutenção.
a) orientadas no sentido interior-litoral para escoar a produção agrícola, as ferrovias não integraram as regiões do país entre si;
b) a ocorrência de bitolas diferentes não permitia a integração das ferrovias existentes;
c) a perda da importância do setor ferroviário no mundo, principalmente nos países desenvolvidos como Alemanha, EUA e França, o que não propiciou avanços tecnológicos necessários à sua modernização;
d) os elevados custos de implantação e modernização das ferrovias, com retorno demorado do capital investido, desestimularam os investidores privados.