Lista com 10 atividades de Geografia sobre Atmosfera e Hidrosfera para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Em relação aos fatores e elementos climáticos, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
a) ( ) A temperatura, as precipitações e a pressão atmosférica são os principais elementos climáticos.
b) ( ) Latitude, altitude e maritimidade são alguns dos fatores climáticos.
c) ( ) As temperaturas estão associadas à radiação solar e, por isso, são iguais em toda a superfície terrestre.
d) ( ) A pressão atmosférica é o ‘peso’ da camada de ar que se encontra sobre um ponto qualquer da Terra e, por isso, é igual em todo o planeta.
e) ( ) A temperatura pode variar com a altitude por isso, quanto maior for a altitude, menor será a temperatura.
f) ( ) O ar vai se tornando rarefeito conforme aumenta a altitude por isso, em áreas de alta altitude, a pressão atmosférica é menor.
g) ( ) A variação das precipitações é que determina a formação dos ventos.
Questão 02. Explique com suas palavras o que é hidrosfera.
Questão 03. Modelo Enem. Em relação à atmosfera, assinale a única alternativa INCORRETA:
a) A camada de ozônio encontra-se na estratosfera.
b) A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
c) O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea, ou seja, não é igual em todos os lugares.
d) Os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e chegam à superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
e) A exosfera é a camada mais próxima da Terra, onde o ar é muito rarefeito.
Questão 04 com Atividades sobre Atmosfera e Hidrosfera para o 6° Ano: A camada de ozônio que protege a Terra contra os raios ultravioletas do sol esta presente em qual das camadas da atmosfera?
a) mesosfera
b) termosfera
c) estratosfera
d) troposfera
Questão 05. Chuvas raras, temperaturas altas e aparece no interior do nordeste brasileiro:
a) Clima Tropical Úmido
b) Clima Tropical Semiárido
c) Clima Equatorial
d) Clima Temperado
e) Clima Subtropical
Questão 06. Cite cinco lugares do planeta em que podemos encontrar água?
Questão 07 com Atividades sobre Atmosfera e Hidrosfera para o 6° Ano: Para caracterizar o clima de uma área, utiliza-se um gráfico denominado climograma, que relaciona os dois mais importantes elementos do clima, que são:
a) a pressão atmosférica e os ventos
b) os ventos e a temperatura
c) as massas de ar e a umidade
d) os ventos e longitude
e) a temperatura e a pluviosidade
Questão 08. Apresenta elevadas temperaturas, chuvas abundantes e bem distribuídas ao longo do ano e pequena amplitude térmica anual.
Essas características indicam o tipo de clima:
a) Tropical Semi-úmido
b) Tropical Semi-árido
c) Equatorial
d) Subtropical
e) Temperado
Questão 09. Onde há mais vegetação temos:
a) mais umidade
b) menos umidade
c) mais calor
d) temperatura elevada
e) poucas chuvas
Questão 10. Explique quais são os tipos de precipitações.
Questão 11. Confira a imagem abaixo e explique como funciona o ciclo das águas:
Gabarito com as respostas dos melhores Atividades sobre Atmosfera e Hidrosfera para o 6° Ano do ensino fundamental:
01. V, V, F, F, V, V, F
02. A hidrosfera é formada pelas águas do planeta Terra, tanto da superfície (doce e salgada), como das águas subterrâneas.
03. E
04. C
05. B
06. Mares e oceanos, rios, lagos, aquíferos (águas subterrâneas), geleiras.
07. E
08. C
09. A
10. As precipitações podem acontecer de forma liquida (chuva) ou sólida (neve, granizo e geada).
11. – O ciclo começa com a evaporação das águas dos oceanos, lagos e rios.
– A evaporação acontece por causa do calor do Sol e pela ação dos ventos, transformando a água do estado líquido para o estado gasoso.
– O vapor de água, por ser mais leve que o ar, sobe na atmosfera formando nuvens.
– Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta para a superfície em forma de chuva.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína