Lista de Exercícios sobre Convenções Cartográficas e Sensoriamento Remoto

01. Convenções Cartográficas e Sensoriamento Remoto: (UEM-PR–2010) O mapa é uma das mais antigas formas gráficas de comunicação. Sobre os mapas e as tecnologias aplicadas à Cartografia, assinale o que for CORRETO.

02. Nos mapas topográficos, é possível localizar os fenômenos geográficos de forma precisa na sua dimensão horizontal (planimétrica), mas faltam as informações necessárias sobre a dimensão vertical (altimétrica).

04. O SIG (Sistema de Informação Geográfica) possibilita coletar, armazenar, processar, correlacionar e analisar múltiplas informações sobre um determinado espaço geográfico, gerando uma variedade de mapas e gráficos.

08. A anamorfose geográfica é um tipo particular de mapa, em que as áreas dos países ou estados, por exemplo, são apresentadas em tamanhos proporcionais ao do fenômeno representado, não havendo fidelidade na forma e na escala dessas áreas.

16. Os mapas temáticos representam informações sobre determinado tema ou fenômeno do espaço geográfico que dizem respeito aos aspectos naturais (geologia, relevo, clima, etc.), enquanto que aqueles que representam os aspectos sociais não são temáticos, sendo classificados como mapas políticos.

Soma ( )

 

 

02. (UEL-PR–2010) Sobre a obtenção e interpretação de imagens, é CORRETO afirmar:

A) Dentre os diversos objetivos da utilização do sensoriamento remoto destaca-se a obtenção e análise de informações sobre materiais, objetos ou fenômenos na superfície da Terra, a partir de dispositivos situados a distância.

B) O sensoriamento remoto é uma sofisticação tecnológica entendida como avanço técnico que realiza mapeamento e convenções cartográficas de imagens adquiridas por sensores próximos de seus alvos.

C) Na utilização do sensoriamento remoto, os dispositivos de coleta de dados têm função de digitalizar a informação proveniente dos materiais, objetos ou fenômenos terrestres, para posterior processamento e interpretação possível de ser realizado por qualquer pessoa.

D) As atividades de sensoriamento remoto excluem o processamento digitalizado de imagens, pois a técnica por si mesma fornece instrumentos que facilitam a identificação e extração de informações para posterior interpretação.

E) A transformação de imagens em dados que possam representar informações úteis está inteiramente realizada, uma vez que o sensoriamento remoto descarta a necessidade do especialista humano para identificar cada uma das classes de objetos passiveis de reconhecimento.

 

 

03. (UPE–2010) Um grupo de estudantes foi encarregado pelo professor de Geografia de realizar um estudo sobre os recursos minerais e energéticos de uma determinada área do Brasil. Após amplas discussões, os componentes resolveram empregar como mapa base, em projeção ortogonal, um que tivesse a escala de 1: 250.000. Com relação a esse mapa, é CORRETO afirmar que

A) 1 cm no mapa corresponde a 500 km no terreno.

B) 1 cm no mapa representa 250 km, em face do tipo de projeção.

C) 1 cm no mapa corresponde a 2 500 km no terreno e que o sistema de projeção independe da escala adotada.

D) 1 cm no mapa indica 2,5 km no terreno.

E) 1 cm no mapa é igual a 125 km no terreno.

 

 

04. (Enem) –

História do sensoriamento remoto A origem do sensoriamento remoto vincula-se ao surgimento da fotografia aérea. Assim, a história do sensoriamento remoto pode ser dividida em dois períodos: um, de 1860 a 1960, baseado no uso de fotografias aéreas, e outro, de 1960 aos dias de hoje, caracterizado por uma variedade de tipos de fotografias e imagens. O sensoriamento remoto é fruto de um esforço multidisciplinar que integra os avanços da Matemática, Física, Química, Biologia e das Ciências da Terra e da Computação. A evolução das técnicas de sensoriamento remoto e a sua aplicação envolvem um número cada vez maior de pessoas de diferentes áreas do conhecimento.

Tendo-se em vista a importância do sensoriamento remoto para as mais diversas atividades humanas, considera-se como principal objetivo dessa atividade:

A) interpretar, visualizar e apontar os principais fluxos monetários internacionais.

B) monitorar as principais atividades correlacionadas à tectônica global.

C) obter imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre.

D) acompanhar a dinâmica das principais vias de circulação aérea.

E) diagnosticar as migrações intrarregionais, apontando as principais causas de emigração.

 

 

05. Convenções Cartográficas e Sensoriamento Remoto: (Enem–2000) Um determinado município, representado na planta a seguir, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. Instalação de um parque industrial.

2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

mapa com vegetação, rios, cidades, rodovias

Considerando o impacto ambiental e a adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torre, são, respectivamente:

A) E e G.

B) H e A.

C) I e E.

D) B e I.

E) E e F.

 

Lista de Exercícios sobre Fuso Horário e Cartografia.

 

06. Convenções Cartográficas e Sensoriamento Remoto: (UFOP-MG) Observe este mapa topográfico.

mapa topografico

Por ele, NÃO se pode afirmar que:

A) a área assinalada com o número 1 constitui um dos trechos mais íngremes da região.

B) a planície fluvial encontra-se a, aproximadamente, 600 m de altitude.

C) o rio principal corre de sudeste para nordeste.

D) as curvas de nível foram traçadas de 25 em 25 m.

 

 

07. (UFC-CE) Analise as afirmativas a seguir, que se referem a aspectos de natureza cartográfica.

I. As fotografias aéreas e as imagens de satélite constituem recursos técnicos de sensoriamento remoto, utilizados no mapeamento do espaço geográfico.

II. As i soietas são linhas que unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variações existentes no relevo submarino.

III. As representações cartográficas de rochas, relevo e solos resultam, respectivamente, em mapas geológicos, geomorfológicos e pedológicos.

De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a opção CORRETA.

A) Apenas II é verdadeira.

B) Apenas III é verdadeira.

C) Apenas I e II são verdadeiras.

D) Apenas I e III são verdadeiras.

E) I, II e III são verdadeiras.

 

 

08. (UEL-PR–2007) Observe a figura a seguir.

técnicas de biogeografia

FURLAM, S.A. Técnicas de Biogeografia. In: VENTURI, L.A.B.(Org.). Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório em geografia e análise ambiental. São Paulo: Oficina do texto, 2005. p.99-130.

A figura expressa uma técnica de análise espacial vital para o estabelecimento da análise geográfica e diz respeito a:

A) diferentes topografias de um mapa.

B) diferentes estratigrafias paisagísticas.

C) diferentes quilometragens rodadas.

D) diferentes escalas espaciais.

E) diferentes perfis longitudinais.

 

 

09. (Fuvest-SP)

fotografia satélite e áerea

Considere os exemplos das figuras e analise as frases seguintes, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.

I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.

II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.

III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.

Está CORRETO o que se afirma em:

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.

 

 

10. Analise a fotografia aérea.

fotografia aerea simulado

A partir da análise dessa fotografia, assinale a alternativa INCORRETA.

A) A faixa central de tonalidade escura orientada em direção nordeste / sudoeste é ocupada por vegetação de porte arbóreo.

B) A mudança fisionômica da vegetação, que ocorre de sul para norte, indica que a área localiza-se em uma zona de transição climática.

C) A porção oeste da área é cortada por uma estrada de orientação norte / sul, às margens da qual adensam-se as atividades humanas.

D) A porção sudeste da área é caracterizada pela presença de cultivos agrícolas homogêneos, os quais ocupam grande extensão.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de geografia sobre as Convenções Cartográficas e Sensoriamento Remoto:

01. Soma = 12;

02. A;

03. D;

04. C;

05. C;

06. C;

07. D;

08. D;

09. E;

10. B

Deixe um comentário