Fusos horários e Projeções Cartográficas Exercícios

Questão 01. Fusos horários e Projeções Cartográficas: (UFMG) Leia este texto e analise o mapa que se segue a ele:
Veja, a costa do Maranhão é o desenho, a linha frontal duma gaivota em vôo, o desdobrar-se d’asas: ela encentra um V, um golfo aberto em ângulo. O lado esquerdo desse golfão é a baía de São Marcos, baía do Tubarão, há quem o diga. Na verdade, por ali dá muito esqualo, às vezes enxameiam, e o tempo, à noite, cheira à melancia. No foco, a ilha, onde se situa a capital, numa esplanada sobre outro golfete – este braço da baía, em que saem os estuários de dois rios. São Luís tem água por três lados. […] Para resumir, chame tudo isso de “a baía”.
ROSA, João Guimarães. Estas estórias. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 30.

mapa litoral do maranhão

A partir da leitura e da análise feitas, é INCORRETO afirmar que
A) a realidade geográfica pode ser representada por, entre outras, duas expressões de linguagem – a literária e a cartográfica.

B) a abrangência espacial da área descrita no texto é maior que a abrangência espacial da área reproduzida cartograficamente.

C) o texto revela a capacidade de um autor não geógrafo em descrever, sinteticamente, uma determinada região geográfica.

D) o mapa, mesmo com a escala utilizada, mostra, com mais detalhe que o texto, as características físicas do litoral maranhense.


Questão 02. (UnB-DF) Muitas ferramentas, de variados tipos, são usadas nos estudos geográficos, mas provavelmente a mais importante e a mais universal seja o mapa.

Em relação à função e às características dos mapas, julgue os itens que se seguem.
( ) Mapas são representações cartográficas acuradas e fiéis da superfície terrestre, uma vez que as projeções neles utilizadas eliminam as distorções que a curvatura da Terra poderia causar.

( ) Plotar, nos mapas, informações de caráter ambiental, social, político ou econômico é o objetivo central das análises geográficas.

( ) A representação cartográfica supre a lacuna da informação fragmentada, já que possibilita a visão de conjunto dos fenômenos ali dispostos.

( ) Transformações políticas em uma região são capazes de modificar o traçado dos mapas.


Questão 03. Fusos horários e Projeções Cartográficas: (UFES) Por volta das 9 horas do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atônito aos ataques terroristas às torres gêmeas do “World Trade Center”, na cidade de Nova lorque, localizada a 74° de longitude oeste de Greenwich. Tem-se apontado como o autor intelectual dos ataques o saudita Osama Bin Laden, que se encontra escondido no Afeganistão. A diferença horária entre a cidade de Cabul, no Afeganistão, e a cidade de Nova lorque, nos EUA, é de +9h30min. Com base nas informações anteriores, a longitude da capital afegã é:

A) 142°30’ longitude oeste de Greenwich.
B) 135°00’ longitude oeste de Nova lorque.
C) 216°30’ longitude leste de Nova lorque.
D) 83°30’ longitude leste de Greenwich.
E) 68°30’ longitude leste de Greenwich.


Questão 04. (Unimontes-MG–2008) Observe a figura.

projeção dos meridianos e paralelos geográficos

Fonte: MOREIRA; SENE, 2004.

A partir da projeção dos meridianos e paralelos geográficos, a forma cartográfica representada na figura é construída em:
A) um cilindro tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cilindro num plano.
B) uma esfera tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o globo num plano.
C) um cone tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cone num plano.
D) qualquer ponto da superfície de referência por um pedaço de papel num plano.


Questão 05. Fusos horários e Projeções Cartográficas: (PUC RS) Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° leste de Greenwich; Pedro permanece a 45° a oeste de Paulo, e Clara está a 2° oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que estão Paulo, Pedro e Clara são, respectivamente:

A) Paulo 4h – dia 6
Pedro 2h – dia 6
Clara 16h – dia 5

B) Paulo 5h – dia 6
Pedro 3h – dia 6
Clara 5h – dia 5

C) Paulo 17h – dia 5
Pedro 15h – dia 5
Clara 18h – dia 6

D) Paulo 7h – dia 6
Pedro 9h – dia 5
Clara 18h – dia 6

E) Paulo 5h – dia 6
Pedro 2h – dia 6
Clara 18h – dia 5


Questão 06. Fusos horários e Projeções Cartográficas: (UFES) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes.

mapa projeção de Mercator e projeção de Peters

Analisadas as figuras anteriores, é CORRETO afirmar que:
A) ambas as projeções são cilíndricas, sendo que a de Mercator é equivalente e a de Peters é conforme.

B) a projeção de Mercator conserva as áreas dos continentes e, por esse motivo, é chamada de eurocêntrica.

C) a projeção de Mercator é conforme, ou seja, conserva as formas dos continentes e é a mais adequada para a navegação marítima.

D) a projeção de Peters é a mais adequada para a representação dos países do Terceiro Mundo, pois mantém as formas em proporção correta.

E) a projeção de Peters é equidistante, ou seja, mantém a proporcionalidade real nas medidas de distâncias e ângulos.


Questão 07. (Mackenzie-SP–2010)
Projeção Geopolítica
A cartografa oferece, de modo geral, uma imagem do planeta focalizada no Equador e centrada na Europa  e África. Essa imagem, reproduzida à exaustão nos planisférios, tende a incutir ou a perpetuar algumas noções enganosas a respeito da configuração das massas continentais e das relações de distância entre os países. A Geopolítica opera com projeções cartográficas menos usuais, capazes de evidenciar realidades geralmente pouco enfatizadas. Entre elas, está a projeção azimutal equidistante.
MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo: da Guerra Fria aos nossos dias.

A respeito da projeção cartográfica citada, assinale a alternativa CORRETA.
A) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir de seu centro. Os mapas, confeccionados com base nessa projeção, têm por centro qualquer ponto escolhido. Eles proporcionam, a cada Espaço, uma visão de mundo centrada no seu próprio território.

B) Apresenta direções e distâncias verdadeiras a partir das suas periferias, havendo proporcionalidade de áreas em todo o mapa e favorecendo a visão do mundo subdesenvolvido.

C) Apresenta direções e distâncias alteradas, não havendo proporcionalidade de formas e favorecendo a visão do mundo desenvolvido.

D) Também conhecida como transmutal, na qual os ângulos são idênticos, não apresentando distorções evidentes.

E) Apresenta as áreas proporcionalmente idênticas às da esfera terrestre, embora os ângulos possam estar deformados em comparação com a realidade.


Questão 08. Fusos horários e Projeções Cartográficas: (UEPG-PR) Sobre projeções cartográficas e convenções utilizadas na confecção de mapas, assinale o que for CORRETO.
( ) As projeções cilíndricas, a exemplo da de Mercator, são baseadas na projeção dos paralelos e meridianos em um cilindro envolvente, posteriormente planificado.

( ) As projeções azimutais se baseiam na projeção da superfície terrestre num plano em que os meridianos são linhas retas divergentes e os paralelos são círculos concêntricos.

( ) As projeções cônicas são baseadas na projeção do globo terrestre sobre um cone que o tangencia e que depois é planificado.

( ) Os símbolos ou sinais utilizados nos mapas são denominados convenções. As formas de relevo podem ser representadas por curvas de nível.

( ) A profundidade nos oceanos é representada nos mapas por tonalidades diferentes da cor azul, indo de um tom mais escuro (maiores profundidades) para um azul-esbranquiçado (menores profundidades).


Questão 09. (UEMG–2010) Analise as informações e as ilustrações seguintes:
A transferência de uma imagem da superfície curva da esfera terrestre para o plano da carta sempre produz deformações, isoladas ou conjuntas, de várias naturezas: na forma, em área, em distâncias e em ângulo. As projeções cartográficas foram desenvolvidas para tentar oferecer uma solução conveniente para essas dicotomias.

forma, em área, em distâncias e em ângulo

BOCHICCHIO, Vincenzo Raffaele. Atlas Mundo Atual. Ed. Atual. 2003.

Considere os conceitos, a seguir, que relacionam as informações do texto com as ilustrações 1, 2 e 3, anteriores. Depois, assinale a alternativa que aponta a sequência correta dessa relação.
( ) Os meridianos convergem para os polos e os paralelos são arcos concêntricos situados a igual distância uns dos outros.

( ) A projeção deforma as superfícies nas altas latitudes, mantendo as baixas latitudes em forma e dimensão mais próximas do real.

( ) A construção se organiza em volta de um ponto central chamado “centro de projeção”.

Está CORRETA a relação sequencial indicada em:
A) 1 – 2 – 3
B) 2 – 3 – 1
C) 3 – 1 – 2
D) 3 – 2 – 1


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das questões de Geografia sobre Fusos horários e Projeções Cartográficas:

01. B;

02. F, F, V, V;

03. E;

04. A;

05. E;

06. C;

07. A;

08. V, V, V, V;

09. D; 

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário