Lista com 08 atividades de Geografia sobre o Planeta Terra para o 6º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Relacione corretamente:
(A) Lua
(B) Júpiter
(C) Sol
(D) Telescópio
(E) Órbita
( ) estrela do sistema solar
( ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
( ) satélite natural da Terra
( ) maior planeta do sistema solar
( ) instrumento utilizado para observar os astros
Questão 02. sobre a biosfera, podemos destacar que
a. não é propício a sobrevivência de vida.
b. abrange a hidrosfera, a litosfera e as baixas camadas da atmosfera.
c. representa toda a água do planeta.
d. é composta basicamente de rochas magmáticas.
Questão 03 com Exercícios sobre o Planeta Terra para o 6° Ano: O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de
a. Rotação
b. Nutação
c. Translação
d. Precessão
Questão 04. Para reconstruir a história da Terra, especialistas em geologia e paleontologia estudam
a. vulcões e mares.
b. somente as rochas sedimentares.
c. rochas e fósseis.
d. a era glacial.
Questão 05. Modelo Enem. No início de sua formação, há mais de 5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e era impossível existir vida.
Que características, durante a transformação do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?
a. Resfriamento lento do planeta, formação de uma atmosfera e água no estado líquido.
b. Atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
c. Os gases da atmosfera primitiva eram os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância.
d. Manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.
Questão 06. Um forte terremoto de 8,8 graus atingiu a região central do Chile, com epicentro (local ou ponto da Terra atingido em primeiro lugar por um abalo sísmico ou terremoto, portanto o ponto de maior intensidade) perto da cidade CONCEPCIÓN, às 3h34min (hora local) do dia 27 de fevereiro de 2010, espalhando devastação. Alertas de tsunamis foram emitidos para 53 países e territórios. O tremor foi sentido em países vizinhos. No Brasil, em algumas cidades, o abalo foi sentido, com prédios se mexendo, o que provocou a saída repentina de moradores que achavam que o prédio estava desabando.
Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade como os que acontecem em outros países?
a. O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
b. O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
c. A localização do Brasil não interfere na percepção dos tremores.
d. O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
Questão 07. Sobre as características físicas gerais da Terra, assinale a alternativa correta:
a) A Terra possui superfície de mais de 510 milhões de quilômetros quadrados e a maioria é coberta por água.
b) A parte da superfície da Terra que não é coberta por água é formada por 4 continentes.
c) A Terra possui um achatamento apenas no polo sul, por isso sua forma é chamada de geoide.
d) A superfície da Terra que é coberta por água é dividida em 2 grandes oceanos: Pacífico e Glacial Antártico.
e) Dentre os continentes, a Oceania é o que possui a maior área e é o continente onde o Brasil se encontra.
Questão 08. Preencha as lacunas da frase abaixo:
“Nosso sistema de orientação baseia-se pelo movimento aparente do __________. A partir desse movimento aparente foram estabelecidos os primeiros pontos cardeais a direção onde o Sol nasce é ___________ e a direção onde o Sol se põe é ________________”.
A alternativa que contém as palavras que completam corretamente a frase acima é:
a) Sol, noroeste, oeste.
b) planeta, leste, oeste.
c) Sol, leste, oeste.
d) Sol, oeste, leste.
e) planeta, norte, sul
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre o Planeta Terra para o 6° Ano do ensino fundamental:
01. C, E, A, B, D;
02. C;
03. B;
04. C;
05. A;
06. A;
07. A;
08. C.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína