Lista com 12 atividades de Geografia sobre Oceania e Regiões Polares para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Com relação aos aspectos econômicos da Oceania, marque V para verdadeiro e F para falso, em seguida marque a opção correta:
( ) Além de produtos agropecuários como lã in natura, a Austrália também exporta minério de ferro, ouro, alumínio e máquinas de transporte. Seu principal parceiro comercial é o Brasil.
( ) Os principais produtos adquiridos pela Nova Zelândia no mercado mundial provêm do setor industrial, como máquinas, veículos, aviões e produtos eletrônicos.
( ) A Nova Zelândia atrai muitos turistas que buscam belas paisagens e a prática de esportes radicais.
( ) Na Nova Zelândia, destaca-se também a dependência com relação à fonte energética, sendo grande importador de gás natural. Entretanto, o governo vem investindo no sentido de buscar novas matrizes energéticas a partir de fontes não renováveis como o carvão.
( ) A Nova Zelândia – segundo maior PIB da Oceania – assim como a Austrália, tem grande parte de suas exportações baseadas em produtos agrícolas, principalmente na pecuária. Está entre os maiores exportadores de carne e lã de ovelha do mundo e importante produtor de derivados de leite.
a) F, V, V, F, V
b) V, V, V, F, V
c) F, F, F, V, V
d) F, V, V, V, F
e) V, F, V, F, V
Observe o Mapa e responda as atividades 02 e 03:
Questão 02. Observe o mapa. Qual é o número que se refere ao continente da Antártida?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) Nenhum número se se refere à Antártida
Questão 03. Observe o mapa. Qual é o número que se refere ao continente da Oceania?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Questão 04 com Exercícios sobre Oceania e Regiões Polares para o 8° Ano: No Ártico, desenvolve-se um tipo de vegetação simples, formada por musgos e liquens que aparece no curto período em que a energia solar disponível leva ao derretimento do gelo nas camadas superficiais do solo.
A vegetação em questão denomina-se:
a) Savana
b) Tundra
c) Coníferas
d) Deserto gelado
e) Floresta Temperada
Questão 05. “As condições naturais favoráveis, a escassez de mão-de-obra, explicam a preponderância da pecuária no país. Mais de 90% do leite é obtido através da ordenha mecânica em condições ideais de higiene, levando as cooperativas onde se localizam as indústrias de laticínios. Os ovinos são criados na ilha do sul e os bovinos na ilha do norte. Os derivados de pecuária são vitais para a economia do país que exporta queijo, leite manteiga e lã.” De acordo com o texto, o país referido é:
a) Austrália
b) Reino Unido da Grã-Bretanha
c) Tasmânia
d) Nova Zelândia
e) Japão
Questão 06. As afirmativas a seguir referem-se às regiões polares.
I – A Antártica é um continente de aproximadamente 14 milhões de km£, quase totalmente coberto por um manto de gelo que pode ultrapassar 4.500 metros de espessura e que constitui na maior reserva de água doce do planeta.
II – A região ártica é constituída por um oceano (Oceano Ártico) coberto por uma fina camada de mar congelado, vários arquipélagos e ilhas isoladas. Abrange, também, geleiras situadas na parte setentrional das principais massas continentais do planeta (Ásia, Europa e América do Norte).
III – Ambas as regiões polares, habitadas por esquimós, têm seus territórios disputados por vários países. Ao Brasil cabe parte da Península Antártica e das Ilhas Shetland do Sul, onde se situa a Estação Brasileira Comandante Ferraz.
Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II e III
Questão 07. Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.
a) Austrália e Samoa
b) Indonésia e Malásia
c) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné
d) Austrália e Tuvalu
e) Austrália e Nova Zelândia
Questão 08. A principal atividade econômica permitida na Antártida é:
a) Extração de petróleo
b) Agricultura
c) Turismo
d) Pesca
Questão 09. A respeito das regiões polares, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I – O Ártico corresponde a um imenso continente congelado tendo uma grande massa continental coberta por gelo.
II – Nessas regiões ocorrem fenômenos raros como o Sol da meia noite e as auroras boreal e austral.
III – As atividades humanas mais significativas no continente Antártico referem-se à pesquisa científica.
IV – A Antártida, com invernos rigorosíssimos e verões amenos, apresenta uma fauna típica, com ursos polares, focas, pinguins e lobos almiscarados.
a) Somente I e III estão corretas.
b) Somente I, II e IV estão corretas.
c) Somente I, III e IV estão corretas.
d) Somente II e III estão corretas.
e) Somente III e IV estão corretas.
Questão 10. Considere o texto abaixo.
Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica.
Esta descrição refere-se à
a) Nova Zelândia.
b) Argentina.
c) Austrália.
d) Japão.
Questão 11. Observe o gráfico a seguir e, com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, marque a alternativa correta:
a) Palau possui desenvolvimento humano elevado devido ao tratado de Livre Associação com o Canadá de quem recebe grande auxílio econômico.
b) Apenas Austrália e Nova Zelândia apresentam IDH superior ao do Brasil.
c) Por serem os países mais desenvolvidos, Austrália e Nova Zelândia apresentam os mais elevados IDH’s do continente.
d) Pelo gráfico podemos perceber que a população dos países citados vive com excelente qualidade de vida por causa do vultoso investimento que seus governos fazem em educação e saúde.
e) Papua-Nova Guiné apresenta Desenvolvimento Humano Baixo devido à sua localização geográfica, ou seja, por fazer fronteira com o continente asiático.
Questão 12. Com base no Tratado da Antártica, assinale a alternativa correta:
a) Foi assinado em 1959 por 12 países que possuíam pretensão de posse sobre partes de seu território, como os geograficamente próximos do continente (Argentina, Austrália e Chile, por exemplo), mas, também, por países distantes (como França e Reino Unido). Esse tratado expirou em 2012.
b) Entre suas principais determinações, estão a utilização da Antártica para fins pacíficos, a liberdade para a investigação científica, a promoção da cooperação científica e da transparência dos resultados obtidos, a renúncia a qualquer disputa sobre a soberania territorial no continente, porém operações e bases militares são permitidas no continente.
c) Atualmente, o Tratado Antártico está sendo revisto para que os países que possuem bases científicas no continente possam explorá-lo devido à grande abundância de petróleo e gás natural.
d) Atualmente a Antártica possui um grande depósito de lixo radioativo, isto só é permitido porque a região não é habitada.
e) Além das questões de ordem territorial e política, o Tratado da Antártica também dispõe sobre questões relativas à conservação ambiental do continente. Entre suas resoluções, destacam-se a proibição de testes nucleares e descarte de resíduos radioativos, a proibição de toda a atividade comercial de recursos minerais e a exigência de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de todas as atividades desenvolvidas no continente.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Oceania e Regiões Polares para o 8° Ano do ensino fundamental:
01. A;
02. E;
03. E;
04. B;
05. D;
06. B;
07. E;
08. D;
09. D;
10. C;
11. C;
12. E.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína