A população representa todos os indivíduos que moram em um localidade, seja de um território específico, um país ou mesmo no mundo. Este é um assunto recorrente em provas de Concurso e Vestibulares. Com isso em mente preparamos uma lista com 09 Exercícios respondidos sobre População para você treinar seus conhecimentos e tirar boas notas nestas avaliações.
Questão 01. População: Ao longo do século XX, as características da população brasileira mudaram muito. Os gráficos mostram as alterações na distribuição da população da cidade e do campo e na taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) no período entre 1940 e 2000
Comparando-se os dados dos gráficos, pode-se concluir que a) o aumento relativo da população rural é acompanhado pela redução da taxa de fecundidade.
b) quando predominava a população rural, as mulheres tinham em média três vezes menos filhos do que hoje.
c) a diminuição relativa da população rural coincide com o aumento do número de filhos por mulher.
d) quanto mais aumenta o número de pessoas morando em cidades, maior passa a ser a taxa de fecundidade.
e) com a intensificação do processo de urbanização, o número de filhos por mulher tende a ser menos.
Questão 02. A distribuição da População Economicamente Ativa (PEA) no Brasil variou muito ao longo do século XX. O gráfico representa a distribuição por setores de atividades (em %) da PEA brasileira em diferentes décadas. As transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XX, no Brasil, mudaram a distribuição dos postos de trabalho do setor:
a) agropecuário para o industrial, em virtude da queda acentuada na produção agrícola.
b) industrial para o agropecuário, como conseqüência do aumento do subemprego nos centros urbanos.
c) comercial e de serviços para o industrial, como conseqüência do desemprego estrutural.
d) agropecuário para o industrial e para o de comércio e serviços, por conta da urbanização e do avanço tecnológico.
e) comercial e de serviços para o agropecuário, em virtude do crescimento da produção destinada à exportação.
Questão 03. Qual dos slogans a seguir poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos reformistas?
a) “controle populacional já, ou país não resistirá.” b) “com saúde e educação, o planejamento familiar virá por opção!” c) “população controlada, país rico!” d) “basta mais gente, que o país vai pra frente!” e) “população menor, educação melhor!”
Questão 04. Qual dos slogans a seguir poderia ser utilizado para defender o ponto de vista dos neomalthusianos?
a) “controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento.” b) “sem reformas sociais o país se reproduz e não produz.” c) “população abundante, país forte!” d) “o crescimento gera fraternidade e riqueza para todos.” e) “justiça social, sinônimo de desenvolvimento.”
Questão 05. De acordo com reportagem sobre resultados recentes de estudos populacionais,
“… a população mundial deverá ser de 9,3 bilhões de pessoas em 2050. Ou seja, será 50% maior que os 6,1 bilhões de meados do ano 2000. […] Essas são as principais conclusões do relatório Perspectivas da População Mundial – Revisão 2000, preparado pela Organização das Nações Unidas (ONU). […] Apenas seis países respondem por quase metade desse aumento: Índia (21%), China (12%), Paquistão (5%), Nigéria (4%), Bangladesh (4%) e Indonésia (3%).
Esses elevados índices de expansão contrastam com os dos países mais desenvolvidos. Em 2000, por exemplo, a população da União Européia teve um aumento de 343 mil pessoas, enquanto a Índia alcançou esse mesmo crescimento na primeira semana de 2001. […] Os Estados Unidos serão uma exceção no grupo dos países desenvolvidos. O país se tornará o único desenvolvido entre os 20 mais populosos do mundo.” (O ESTADO de S. Paulo, 3 mar. De 2001)
Considerando as causas determinantes de crescimento populacional, pode-se afirmar que: a) na Europa, altas taxas de crescimento vegetativo explicam o seu crescimento populacional em 2000.
b) nos países citados, baixas taxas de mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida são as responsáveis pela tendência de crescimento populacional.
c) nos Estados Unidos, a atração migratória representa um importante fator que poderá colocá-lo entre os países mais populosos do mundo.
d) nos países citados, altos índices de desenvolvimento humano explicam suas altas taxas de natalidade.
e) nos países asiáticos e africanos, as condições de vida favorecem a reprodução humana.
Questão 06. Os dados da tabela mostram uma tendência de diminuição, no Brasil, do número de filhos por mulher. Evolução das taxas de fecundidade:
Dentre as alternativas, a que melhor explica essa tendência é:
a) eficiência da política demográfica oficial por meio de campanhas publicitárias.
b) introdução de legislações específicas que desestimulam casamentos precoces.
c) mudança na legislação que normatiza as relações de trabalho, suspendendo incentivos para trabalhadores com mais de dois filhos.
d) aumento significativo de esterilidade decorrente de fatores ambientais.
e) maior esclarecimento da população e maior participação feminina no mercado de trabalho.
Questão 07. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) permite avaliar as condições de qualidade de vida e de desenvolvimento de um país, de uma região ou de uma cidade, a partir de seus indicadores de renda, longevidade e educação. Cada indicador varia de 0 (nenhum desenvolvimento) a 1 (desenvolvimento máximo). A tabela apresenta os valores de IDH de três municípios brasileiros, X, Y e Z, medidos nos anos de 1991 e 2000.
Mudanças desses indicadores de IDH podem ser obtidas com a implantação de políticas públicas tais como: I. Expansão dos empregos com melhoria de renda média.
II. Ações de promoção de saúde e de prevenção de doenças.
III. Ampliação de escolas de ensino básico e de educação de jovens e adultos.
Os resultados apresentados em 2000 são compatíveis com a implementação bem sucedida em todos esses três municípios, ao longo da década de noventa, das políticas: a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) II, apenas.
Questão 08. (Modelo Enem) As migrações transnacionais, intensificadas e generalizadas nas últimas décadas do século XX, expressam aspectos particularmente importantes da problemática racial, visto como dilema também mundial. Deslocam-se indivídu- os, famílias e coletividades para lugares próximos e distantes, envolvendo mudanças mais ou menos drásticas nas condições de vida e trabalho, em padrões e valores socioculturais. Deslocam-se para sociedades semelhantes ou radicalmente distintas, algumas vezes compreendendo culturas ou mesmo civilizações totalmente diversas. (IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.)
A mobilidade populacional da segunda metade do século XX teve um papel importante na formação social e econômica de diversos estados nacionais. Uma razão para os movimentos migratórios nas últimas décadas e uma política migratória atual dos países desenvolvidos são
a) a busca de oportunidades de trabalho e o aumento de barreiras contra a imigração. b) a necessidade de qualificação profissional e a abertura das fronteiras para os imigrantes. c) o desenvolvimento de projetos de pesquisa e o acautelamento dos bens dos imigrantes. d) a expansão da fronteira agrícola e a expulsão dos imigrantes qualificados. e) a fuga decorrente de conflitos políticos e o fortalecimento de políticas sociais.
Questão 09. SOBRADINHO
“O homem chega, já desfaz a natureza Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia Diz que dia menos dia vai subir bem devagar E passo a passo vai cumprindo a profecia do beato que dizia que o Sertão ia alagar. “ (SÁ E GUARABYRA. Disco Pirão de peixe com pimenta. Som Livre, 1977 -adaptado).
O trecho da música faz referência a uma importante obra na região do rio São Francisco. Uma consequência socioespacial dessa construção foi: a) a migração forçada da população ribeirinha. b) o rebaixamento do nível do lençol freático local. c) a preservação da memória histórica da região. d) a ampliação das áreas de clima árido. e) a redução das áreas de agricultura irrigada
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína