Questão 01. (FCMMG) Simulado sobre Organologia vegetal: Considere as áreas apontadas como I, II e III em um caju. Assinale a opção que encerra uma afirmação CORRETA com relação à figura.
A) I provém do ovário da flor.
B) II provém do pedúnculo floral.
C) I é o falso fruto e é comestível.
D) II é a semente comestível.
E) III é o verdadeiro fruto.
Questão 02. (UFPI) A porção dilatada sobre a qual se inserem os verticilos florais é denominada:
A) verticilos de proteção.
B) receptáculo.
C) ovário.
D) pedúnculo.
E) verticilos de reprodução.
Questão 03. Modelo Enem. Em uma feira-livre, os produtos hortifrutigranjeiros que estavam à venda foram distribuídos em diversas bancas cujas placas indicavam as partes dos vegetais que normalmente utilizamos em nossa alimentação. Nas bancas 1, 2 e 3 eram encontrados os seguintes produtos:
Considerando critérios exclusivamente botânicos, a distribuição desses produtos está correta na(s) banca(s):
A) 1, 2 e 3.
B) 1 e 2, apenas.
C) 1 e 3, apenas.
D) 2 e 3, apenas.
E) 2, apenas.
Questão 04. (UFRJ) Simulado sobre Organologia vegetal: A distribuição das folhas de uma planta ao longo dos nós presentes no caule segue padrões de organização conhecidos como filotaxia. Na “filotaxia oposta”, as folhas aparecem aos pares em cada nó e cada folha está diretamente oposta à outra. Além disso, o par de um nó forma ângulo de 90° com os pares imediatamente superior e inferior. Em geral, os nós são também distantes entre si.
EXPLIQUE a importância da filotaxia oposta para os processos metabólicos das plantas.
Questão 05. (UFMG) Uma salada servida num restaurante especializado, em Belo Horizonte, está fazendo enorme sucesso.
Na primeira coluna, estão listados todos os ingredientes que fazem parte da receita e, na segunda, a classificação dos mesmos feita por um frequentador do restaurante. O critério usado, nessa classificação, foi considerar a parte do vegetal a qual, usualmente, se come.
I | II |
1. Palmito | caule modificado |
2. Beterraba | raiz |
3. Vagem | fruto |
4. Cenoura | raiz |
5. Batata-inglesa | raiz |
6. Milho | semente |
7. Nozes picadas | semente |
8. Passas | semente |
9. Azeitona | fruto |
Indique a alternativa em que todas as classificações estão CORRETAS:
A) 1 – 2 – 6 – 8
B) 1 – 2 – 4 – 6
C) 2 – 4 – 7 – 9
D) 3 – 5 – 6 – 9
E) 3 – 5 – 7 – 8
Questão 06. (UFMG) Qual das alternativas apresenta a relação CORRETA entre as estruturas da flor e os números indicados na figura?
a) | Pedúnculo | estame | estigma | sépala | pétala |
b) | Pedúnculo | estame | gineceu | pétala | sépala |
c) | Pecíolo | estilete | estame | pétala | sépala |
d) | Pedúnculo | antera | ovário | sépala | pétala |
e) | Pecíolo | estame | estigma | pétala | sépala |
Questão 07. Modelo Enem. Simulado sobre Organologia vegetal: Alguns vegetais apresentam órgãos que consumimos como alimento. Um aluno de uma escola de Ensino Médio recebeu de seu professor de Biologia uma lista de diversos vegetais considerados comestíveis. Com essa lista, o aluno elaborou o quadro a seguir, onde, com o sinal (x), indicou o órgão da planta utilizado como principal alimento.
Após analisar o quadro, o professor informou ao aluno que ele havia cometido alguns erros. Com base nos conhecimentos de organologia vegetal, o número de erros cometidos pelo aluno foi:
A) dois.
B) três.
C) quatro.
D) cinco.
E) seis.
Questão 08. (UFMG) A parte comestível de uma planta é variável (raiz, folha, etc.), dependendo da espécie vegetal. Seria INCORRETO dizer que o que se come:
A) da couve-flor é a flor.
B) do nabo é a raiz.
C) do amendoim é o fruto.
D) da cebola é o bulbo.
E) da noz é a semente.
🔵 >>> Veja também a primeira parte desta lista de Exercícios
Gabarito com as respostas do Simulado com exercícios sobre Organologia Vegetal para passar no Enem e Vestibular:
01. C;
02. B;
03. D;
04. A filotaxia oposta reduz o autossombreamento das folhas, permitindo maior captação da luz solar, necessária aos processos fotossintéticos.
05. C;
06. B;
07. C;
08. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína