10 Atividades sobre Histologia Vegetal com Gabarito

Questão 01. UERJ (modificado) Atividades sobre Histologia Vegetal:

Experimentos envolvendo a clonagem de animais foram recentemente divulgados. No entanto, ainda há uma grande dificuldade de obtenção de clones a partir, exclusivamente, do cultivo de células somáticas de um organismo animal, embora estas células possuam o potencial genético para tal.

Por outro lado, a clonagem de plantas, a partir de culturas adequadas in vitro de células vegetais, já é executada com certa facilidade, permitindo a produção de grande número de plantas geneticamente idênticas, a partir de células somáticas de um só indivíduo original.

Indique o tipo de tecido vegetal que está em permanente condição de originar os demais tecidos vegetais e justifique sua resposta.


Questão 02. PUC-RJ. Foi feita uma marca, com a ponta de um canivete, no caule de uma árvore em crescimento a 1 metro de altura em relação ao plano do solo. Considerando que essa árvore cresce 1 metro ao ano, a que altura estará essa marca ao fim de quatro anos de espera?


Questão 03. Unicamp-SP. O calor e a seca do verão de 2003 na França fizeram mais uma vítima fatal: morreu o carvalho que havia sido plantado, em 1681, pela rainha Maria Antonieta, decapitada na Revolução Francesa. Provavelmente a árvore será cortada mantendo-se apenas a base do tronco, de 5, 5m de circunferência, que atesta sua longa vida de 322 anos.
Adaptado de Reali Júnior, “O carvalho de Maria Antonieta em Versalhes morreu. De calor”. O Estado de S. Paulo, 28/08/2003.

a) Se não houvesse registros da data do seu plantio, a idade da árvore poderia ser estimada através do número de anéis de crescimento presentes no seu tronco. Como são formados esses anéis? Quais os fatores que podem influenciar na sua formação?

b) Seria possível utilizar essa análise em monocotiledôneas? Explique.


Questão 04. UFRJ. Atividades sobre Histologia Vegetal: Uma criança gravou a inicial de seu nome no tronco de uma jaqueira, a 1,5 m do solo. Após alguns anos, ao observar a árvore, percebeu que ela estava muito mais alta e que sua inicial gravada continuava à mesma altura do solo, mas com o desenho bastante alargado.

Explique por que a gravação se alargou com a passagem dos anos.


Questão 05. UFC-CE. Como tecidos formados por células vivas, temos:

a) colênquima e súber.
b) epiderme e colênquima.
c) colênquima e esclerênquima.
d) epiderme e súber.


Questão 06. UFJF-MG (modificado). Assinale a alternativa correta que preencha, respectivamente, as lacunas das frases I, II e III:

I. Gemas caulinares são formadas por células _______________ que se multiplicam ativamente por__________________.

II. As plantas vasculares possuem tecidos especializados na sustentação, que são:__________________ e _________________.

III. __________e__________ são tecidos responsáveis pela condução de seiva bruta e seiva elaborada, respectivamente.

tabela histologia vegetal exercícios

Questão 07. UFMG. Atividades sobre Histologia Vegetal: O xilema é responsável:

a) pela condução de substâncias orgânicas liberadas pelos órgãos de reserva.
b) pelo transporte e distribuição de alimentos orgânicos.
c) pelo transporte e distribuição de água e nutrientes minerais.
d) pela condução de água e alimentos orgânicos sintetizados na folha.
e) pela absorção de água e de sais minerais.


Questão 08. Modelo Enem. As substâncias orgânicas, sintetizadas pelas folhas, são transportadas para todas as regiões do vegetal através do(a):

a) meristema.
b) parênquima.
c) epiderme.
d) floema.
e) xilema.


Questão 09. UFES. De maneira semelhante aos animais, os vegetais superiores (plantas vasculares) também apresentam um tecido de revestimento chamado epiderme. O fato de este tecido ser quase que impermeável à água e pouco permeável aos gases se deve à presença de:

a) estômatos.
b) pêlos epidérmicos.
c) suberina nas paredes celulares das células epidérmicas, constituindo o súber ou cortiça.
d) lignina nas paredes celulares das células epidérmicas.
e) cutina nas paredes celulares das células epidérmicas.


Questão 10. UFMA. Atividades sobre Histologia Vegetal: A carnaubeira é planta cerífera importante na economia de muitos estados do Nordeste brasileiro. A cera extraída de suas folhas acha-se depositada:

a) nos estômatos.
b) na medula.
c) no parênquima.
d) no estroma.
e) na cutícula.


🔵 <<< Confira os exercícios anteriores sobre Histologia.


Gabarito com as respostas das 10 Atividades sobre Histologia Vegetal:

01. Meristemas. Esses tecidos possuem células indiferenciadas e com elevada atividade mitótica; suas células podem sofrer diferenciação e gerar os demais tecidos.

02. A marca estará a 1 metro do solo. Como o crescimento longitudinal do caule ocorre apenas no seu ápice (onde se encontra a gema apical), a marca não sofrerá qualquer deslocamento.

03. a) Os anéis de crescimento correspondem a vasos lenhosos produzidos sazonalmente pela atividade do câmbio. Sua formação varia em função da temperatura e da disponibilidade de água, que são diferentes nas diversas estações do ano.

b) O câmbio é um meristema secundário. Não existe em monocotiledôneas, apenas em dicotiledôneas e gimnospermas.

04. A árvore cresceu em espessura pela atividade de meristemas secundários (câmbio e felogênio), deixando a gravação mais larga.

05. B;

06. E;

07. C;

08. D;

09. E;

10. E

Deixe um comentário