10 Exercícios sobre os Povos Indígenas Americanos para o 7° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 10 atividades de História sobre os Povos Indígenas Americanos para 7° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. Não formaram um império, se organizavam em cidades-Estados; habitavam a península de Yucatán; Tikal e Chichén-Itzá eram duas de suas grandes cidades; tinham uma sociedade hierarquizada. Estas características estão relacionadas aos:

a. Incas
b. Maias
c. Astecas
d. Tupis

Questão 02. Diversos povos de origem comum, na floresta Amazônica, posteriormente avançando para o litoral brasileiro; praticavam a agricultura; eram caçadores, pescadores e coletores. Estas características estão relacionadas aos:

a. Incas
b. Maias
c. Astecas
d. Tupis

Questão 03. No Vale do México formaram a cidade de Tenochtitlán; submeteram diversos povos, dos quais cobravam altos impostos; desenvolveram a técnica das chinampas. Estas características estão relacionadas aos:

a. Incas
b. Maias
c. Astecas
d. Tupis

Questão 04. Formaram um vasto império na cordilheira dos Andes; Cuzco e Machu Picchu foram duas de suas principais cidades; o imperador era conhecido como Filho do Sol. Estas características estão relacionadas aos:

a. Incas
b. Maias
c. Astecas
d. Tupis

Questão 05 com Exercícios sobre os Povos Indígenas Americanos para o 7° Ano do Ensino Fundamental: Sobre a organização social dos Tupis é correto afirmar que:

a. Não possuíam divisões sociais, sendo que todos viviam coletivamente.

b. Dividiam a sociedade de acordo com o capital (dinheiro) acumulado que cada um possuía.

c. Tinha o rei no topo de sua organização social, seguido pelos sacerdotes, os militares, os camponeses e os escravos.

d. Dividiam-se em classes: Alta, Média, Baixa.

e. Organizavam-se pela posse da terra. Aqueles que possuíam mais terras dominavam aqueles que não tinham.

Questão 06. Identifique a alternativa INCORRETA:

a. Os maias nunca formaram um grande império; organizavam-se em pequenos Estados independentes, com governos, leis e costumes próprios.

b. A agricultura tinha grande importância na vida dos maias, sendo o milho um dos principais produtos de sua alimentação.

c. Os maias construíram pirâmides com os mesmos objetivos dos egípcios, ou seja, sepultar os mortos.

d. Os camponeses maias pagavam impostos com parte do que eles produziam e com trabalhos gratuitos para o governo (como reparo e construção de estradas).

Questão 07. Sobre os povos originários (indígenas), identifique a alternativa INCORRETA:

Cada povo possui uma cultura própria, isto é, língua, crenças e um jeito próprio de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos.

a. As histórias e as culturas indígenas não tiveram qualquer influência no nosso jeito de ser, nossos hábitos, nossa língua etc.

b. Comparando os povos indígenas entre si percebemos que não são todos iguais; cada grupo tinha suas características próprias.

c. As diferenças entre os indígenas podem ser percebidas, por exemplo, nos seus traços físicos e nas línguas que eles falam. Os povos indígenas falam línguas diferentes umas das outras. Há, pelo menos, 180 línguas indígenas faladas no Brasil de hoje.

d. Os povos indígenas também são semelhantes entre si, isto é, possuem características comuns que os diferenciam dos não indígenas.

Questão 08. Assinale a alternativa que indica um animal de extrema importância para o povo inca, usados como animais de transporte e dos quais obtinham leite, carne e lã.

a) Lhama
b) Dromedário
c) Camelo
d) Cavalo
e) Búfalo

Questão 09. A imagem abaixo é um exemplo de:

prática de plantio Inca

a. da prática de plantio asteca, desenvolvida em terraços devido à localização desse povo em regiões montanhosas.

b. de chinampa, prática de plantio asteca, que consista em uma espécie de plantação flutuante, na forma de uma ilha artificial.

c. de chinampa, prática de plantio maia, que consista em uma espécie de plantação flutuante, na forma de uma ilha artificial.

d. da prática de plantio inca, desenvolvida em terraços devido à localização desse povo em regiões montanhosas.

e. moradia maia, desenvolvida para proteger a população em períodos de chuva intensa.

Questão 10. A imagem abaixo é um exemplo de:

chinampa prática de plantio Asteca

a. da prática de plantio asteca, desenvolvida em terraços devido à localização desse povo em regiões montanhosas.

b. de chinampa, prática de plantio asteca, que consista em uma espécie de plantação flutuante, na forma de uma ilha artificial.

c. de chinampa, prática de plantio maia, que consista em uma espécie de plantação flutuante, na forma de uma ilha artificial.

d. da prática de plantio inca, desenvolvida em terraços devido à localização desse povo em regiões montanhosas.

e. moradia maia, desenvolvida para proteger a população em períodos de chuva intensa.

Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre os Povos Indígenas Americanos para o 7° Ano do Ensino Fundamental:

01. B;
02. D;
03. C;
04. A;
05. A;
06. C;
07. A;
08. A;
09. D;
10. B.

Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]

Deixe um comentário