<p>Lista com 20 atividades de História sobre a Era Vargas para 9° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!</p>



<p class="has-text-color has-link-color has-medium-font-size wp-elements-99b84142cf6b4230cee4f101d4cfbbf7" style="color:#ff4000">ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!</p>



<p><strong>Questão 01.</strong> O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da crise de 1929 porque:</p>



<p>a) O governo de Getúlio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no exterior.</p>



<p>b) O país, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise.</p>



<p>c) Um efeito combinado positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial.</p>



<p>d) Acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram a retomada da economia.</p>



<p><strong>Questão 02.</strong> O golpe de 1930 que culminou com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder em 03 de novembro, foi fruto de inúmeros fatores que o antecederam.</p>



<p>Entre os quais podemos apontar:</p>



<p>I) O fim da alternância no governo pelas oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, após a indicação de Júlio Prestes para as eleições de 1929, quebrando o acordo da política do café-com-leite;</p>



<p>II) Formação de uma facção política denominada Aliança Liberal formados pelas oligarquias políticas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba para concorrer à chapa de oposição com Júlio Prestes;</p>



<p>III) Formação de uma facção política denominada Ação Integralista Brasileira, uma vez que Vargas era simpatizante do fascismo italiano;</p>



<p>IV) O descontentamento das oligarquias estaduais, que ficaram marginalizadas da política do café-com-leite.</p>



<p>a) ( ) Somente I e II contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;</p>



<p>b) ( ) Somente I e III contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;</p>



<p>c) ( ) Somente a III contribuiu para ascensão de Vargas ao poder;</p>



<p>d) ( ) Somente a III e IV contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;</p>



<p>e) ( ) Somente a I, II e IV contribuíram para ascensão de Vargas ao poder.</p>



<p><strong>Questão 03 com Exercícios sobre a Era Vargas para o 9° Ano do Ensino Fundamental:</strong> O desenvolvimento tecnológico dos anos 20 e 30 fez surgir um importante meio de comunicação de massa, o rádio que permitiu que a mesma informação chegasse a um grande número de ouvintes ao mesmo tempo. Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945, utilizou amplamente esse veículo com o objetivo de:</p>



<p>a) divulgar as ideias democráticas implantados a partir do Estado Novo;</p>



<p>b) desmistificar o pensamento americano em relação ao Brasil;</p>



<p>c) combater diariamente os seus adversários políticos e empresariais;</p>



<p>d) popularizar o regime por ele implantado;</p>



<p>e) difundir a cultura popular brasileira.</p>



<p><strong>Questão 04.</strong> Objetivo de Vargas ao desenvolver uma política trabalhista no Brasil era?</p>



<p>a) Desenvolver a agricultura no Brasil.</p>



<p>b) Ampliar a exportação do café.</p>



<p>c) Desenvolver a industrialização e urbanização no Brasil.</p>



<p>d) Promover a ruralização do Brasil.</p>



<p><strong>Questão 05.</strong> A crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929/1930, refletiu-se nos Estados Unidos e em todo o mundo, com exceção dos países componentes da URSS. No Brasil, a consequência política foi o(a):</p>



<p>a) Surgimento do Movimento Tenentista.</p>



<p>b) Formação da Política dos Governadores.</p>



<p>c) Revolta dos posseiros do Contestado.</p>



<p>d) Revolução de 1930, que derrubou a República Oligárquica.</p>



<p><strong>Questão 06.</strong> Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:</p>



<p>a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Nacional Libertadora, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.</p>



<p>b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.</p>



<p>c) os católicos ultramontanos do Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.</p>



<p>d) a social-democracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.</p>



<p>e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio Vargas.</p>



<p><strong>Questão 07.</strong> O Estado Novo, de Vargas, criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às idéias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político.</p>



<p>O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), tinha como um dos objetivos:</p>



<p>a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.</p>



<p>b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.</p>



<p>c) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.</p>



<p>d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as idéias liberais de Vargas.</p>



<p><strong>Questão 08.</strong> Conduzido ao poder em caráter provisório em 03 de novembro de 1930, Vargas tomou uma série de decisões centralizadoras que aproximaria seu governo à uma ditadura.</p>



<p>Entre estas podemos apontar, EXCETO:<br>a) Suspensão da Constituição de 1891;<br>b) Fechamento do Congresso e das casas legislativas estaduais e municipais;<br>c) Adoção de ideologias de cunho liberal, principalmente no setor econômico;<br>d) Indicação de interventores(governadores) subordinados ao governo federal;<br>e) Criação do Ministério do Trabalho;</p>



<p><strong>Questão 09.</strong> O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à (ao):</p>



<p>a) Retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.</p>



<p>b) Ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.</p>



<p>c) Democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como operários.</p>



<p>d) Radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.</p>



<p><strong>Questão 10.</strong> (Ufg) Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais.</p>



<p>O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à: a) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.</p>



<p>b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial.</p>



<p>c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética.</p>



<p>d) seu caráter nazifascista e defensor da classe operária e das idéias de Karl Marx e Engels.</p>



<p>e) congregar na ANL a pequena burguesia reacionária, parte do empresariado, membros do clero e militares.</p>



<p><strong>Questão 11.</strong> A decretação do Estado Novo (1937) foi precedida de uma radicalização do processo político que pode ser expresso no(a):</p>



<p>a) Apoio dos “Tenentes” mais radicais, como Luiz Carlos Prestes, à revolução Constitucionalista de 1932.</p>



<p>b) Levante comunista em várias guarnições do Exército, em 1935, conhecida como “Intentona Comunista”.</p>



<p>c) Fechamento da Ação Integralista Brasileira e perseguição dos seus militares, já que o governo opunha-se aos ideais fascistas.</p>



<p>d) Oposição das classes médias urbanas, operárias e militares à aliança com os EUA visando à entrada do país na Segunda Guerra.</p>



<p><strong>Questão 12.</strong> Dentre os aspectos que marcaram o Governo Constitucional, de Vargas, na década de 1930, podemos apontar corretamente:</p>



<p>a) A criação de empresas estatais como a Vale do Rio Doce para estimular a industrialização.</p>



<p>b) A abertura do país ao capital estrangeiro como forma de acelerar a industrialização.</p>



<p>c) A polarização ideológica entre fascistas e comunistas que era uma tendência em várias partes do mundo.</p>



<p>d) A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda que atendia aos interesses do governo para se fazer chegar às camadas populares.</p>



<p><strong>Questão 13 com Exercícios sobre a Era Vargas para o 9° Ano do Ensino Fundamental:</strong> O Estado Novo (1937–1945) apresentava as seguintes características:</p>



<p>a) Centralização política – coronelismo – anarco-sindicalismo</p>



<p>b) Saneamento da economia – comunismo – constitucionalismo</p>



<p>c) Crescimento industrial – nacionalismo – autoritarismo</p>



<p>d) Estímulo às privatizações – liberalismo – trabalhismo</p>



<p><strong>Questão 14.</strong> A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se:</p>



<p>a) Pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais.</p>



<p>b) Por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projeto nacional.</p>



<p>c) Pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares.</p>



<p>d) Pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados.</p>



<p><strong>Questão 15.</strong> Em relação à Revolução de 1930, assinale a alternativa incorreta.</p>



<p>a) Os articuladores do movimento tentaram, sem êxito, obter o apoio e a participação de Luís Carlos Prestes, o prestigiado e popular “Cavaleiro da Esperança”.</p>



<p>b) O apoio de amplos os setores do Exército, particularmente dos “tenentes”, foi decisivo para a vitória da revolução.</p>



<p>c) O sucesso da Revolução levou à Presidência Getúlio Vargas, ex-presidente (governador) do Rio Grande do Sul, que governou o país até 1945.</p>



<p>d) A articulação revolucionária conseguiu mobilizar a seu favor as principais lideranças políticas de Minas e São Paulo.</p>



<p><strong>Questão 16.</strong> Em novembro de 1935, eclode no Rio Grande do Norte a Intentona Comunista referencia pejorativa à fracassada tentativa de tomada do poder, por meio de um plano a partir dos quartéis e apoio as ações militares com greves e manifestações de massa.O levante em questão foi de iniciativa:<br>a) Da Ação Integralista Brasileira<br>b) Da Aliança Liberal<br>c) Da Aliança Nacional Libertadora<br>d) Do Partido Democrático Paulista<br>e) Do Departamento Administrativo do Serviço Público</p>



<p><strong>Questão 17.</strong> Em 16 de julho de 1934, promulgou-se a Carta Magna, inspirada nos textos de outras constituições, principalmente a alemã de 1919 e a espanhola de 1931. Esta mesclava princípios liberais e autoritários.</p>



<p>A esse respeito a presente Constituição preservava:<br>I) O federalismo e a autonomia dos estados;<br>II) Independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;<br>III) Voto obrigatório, universal e secreto<br>IV) Voto feminino;</p>



<p>a) ( ) Somente a I está correta<br>b) ( ) Somente a II está correta<br>c) ( ) Somente a III está correta<br>d) ( ) Nenhuma está correta<br>e) ( ) Todas estão corretas</p>



<p><strong>Questão 18.</strong> Considerando o Governo Provisório de Vargas (1930 – 1934) podemos afirmar que:</p>



<p>I. Os antigos governadores, com exceção do governador de Minas Gerais, foram substituídos por interventores federais nomeados.</p>



<p>II. A criação das leis trabalhistas impedia o controle da força produtiva pelo Estado porque deixou livre o uso da carteira profissional e não obrigava os sindicatos trabalhistas a serem reconhecidos.</p>



<p>III. Os Estados foram proibidos de contrair empréstimos externos sem a autorização do governo federal.</p>



<p>IV. Pelo decreto 1931, ficou estabelecido que o governo investiria na produção cafeeira em detrimento ao setor industrial.</p>



<p>Quais as afirmativas estão corretas?<br>a) I e III<br>b) II e IV<br>c) I e IV<br>d) II<br>e III</p>



<p><strong>Questão 19.</strong> Sobre o Plano Cohen é correto afirmar que:</p>



<p>a) Regulamentava a troca de favores políticos estabelecida entre os Estados Unidos, Brasil e países do Cone Sul, prevendo compensação financeira em troca de adesão à luta contra o Bloco Soviético.</p>



<p>b) Foi uma espécie de versão do Plano Marshall oferecida pelos Estados Unidos aos países da América Latina. Visava injetar recursos para soerguer as economias locais afetadas pela Segunda Guerra Mundial.</p>



<p>c) Pacto firmado entre os governos militares do Brasil, Argentina e Chile, visando a troca de informações que facilitasse a perseguição e captura de militantes socialistas que atuavam nesses países.</p>



<p>d) Tratava-se de documento que acusava os comunistas de tramarem uma revolução no Brasil. Forjado pelas lideranças integralistas, o documento visava alarmar a população e foi utilizado por Vargas quando da instauração do Estado Novo.</p>



<p>e) Foi o nome dado a operação de apoio norte americano ao golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil em 1964.</p>



<p><strong>Questão 20.</strong> O período do Estado Novo varguista (1937-1945) caracterizou-se, na política e na economia, respectivamente, como:</p>



<p>a) Uma ditadura de inspiração fascista e um grande intervencionismo estatal.</p>



<p>b) Uma democracia representativa e um forte liberalismo econômico.</p>



<p>c) Uma oligarquia descentralizadora e uma fraca intervenção estatal .</p>



<p>d) Uma ditadura de inspiração fascista e um forte liberalismo econômico.</p>



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<p>01. C;<br>02. E;<br>03. D;<br>04. C;<br>05. D;<br>06. A;<br>07. C;<br>08. C;<br>09. D;<br>10. C;<br>11. B;<br>12. C;<br>13. C;<br>14. A;<br>15. D;<br>16. E;<br>17. E;<br>18. A;<br>19. D;<br>20. A.</p>


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Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA<br />
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL<br />
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína</p>
</div></div><div class="clearfix"></div><div class="saboxplugin-socials "><a title="User email" target="_self" href="mailto:a&#109;da&#114;kbr&#064;&#103;&#109;a&#105;&#108;&#046;c&#111;&#109;" rel="nofollow noopener" class="saboxplugin-icon-grey"><svg aria-hidden="true" class="sab-user_email" role="img" xmlns="http://www.w3.org/2000/svg" viewBox="0 0 512 512"><path fill="currentColor" d="M502.3 190.8c3.9-3.1 9.7-.2 9.7 4.7V400c0 26.5-21.5 48-48 48H48c-26.5 0-48-21.5-48-48V195.6c0-5 5.7-7.8 9.7-4.7 22.4 17.4 52.1 39.5 154.1 113.6 21.1 15.4 56.7 47.8 92.2 47.6 35.7.3 72-32.8 92.3-47.6 102-74.1 131.6-96.3 154-113.7zM256 320c23.2.4 56.6-29.2 73.4-41.4 132.7-96.3 142.8-104.7 173.4-128.7 5.8-4.5 9.2-11.5 9.2-18.9v-19c0-26.5-21.5-48-48-48H48C21.5 64 0 85.5 0 112v19c0 7.4 3.4 14.3 9.2 18.9 30.6 23.9 40.7 32.4 173.4 128.7 16.8 12.2 50.2 41.8 73.4 41.4z"></path></svg></span></a></div></div></div>