20 Exercícios sobre a Era Vargas para o 9° Ano do Ensino Fundamental com Gabarito

Lista com 20 atividades de História sobre a Era Vargas para 9° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!

Questão 01. O Brasil recuperou-se de forma relativamente rápida dos efeitos da crise de 1929 porque:

a) O governo de Getúlio Vargas promoveu medidas de incentivo econômico, com empréstimos obtidos no exterior.

b) O país, não tendo uma economia capitalista desenvolvida, ficou menos sujeito aos efeitos da crise.

c) Um efeito combinado positivo resultou da diversificação das exportações e do crescimento industrial.

d) Acordos internacionais, fixando um preço mínimo para o café, facilitaram a retomada da economia.

Questão 02. O golpe de 1930 que culminou com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder em 03 de novembro, foi fruto de inúmeros fatores que o antecederam.

Entre os quais podemos apontar:

I) O fim da alternância no governo pelas oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, após a indicação de Júlio Prestes para as eleições de 1929, quebrando o acordo da política do café-com-leite;

II) Formação de uma facção política denominada Aliança Liberal formados pelas oligarquias políticas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba para concorrer à chapa de oposição com Júlio Prestes;

III) Formação de uma facção política denominada Ação Integralista Brasileira, uma vez que Vargas era simpatizante do fascismo italiano;

IV) O descontentamento das oligarquias estaduais, que ficaram marginalizadas da política do café-com-leite.

a) ( ) Somente I e II contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;

b) ( ) Somente I e III contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;

c) ( ) Somente a III contribuiu para ascensão de Vargas ao poder;

d) ( ) Somente a III e IV contribuíram para ascensão de Vargas ao poder;

e) ( ) Somente a I, II e IV contribuíram para ascensão de Vargas ao poder.

Questão 03 com Exercícios sobre a Era Vargas para o 9° Ano do Ensino Fundamental: O desenvolvimento tecnológico dos anos 20 e 30 fez surgir um importante meio de comunicação de massa, o rádio que permitiu que a mesma informação chegasse a um grande número de ouvintes ao mesmo tempo. Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945, utilizou amplamente esse veículo com o objetivo de:

a) divulgar as ideias democráticas implantados a partir do Estado Novo;

b) desmistificar o pensamento americano em relação ao Brasil;

c) combater diariamente os seus adversários políticos e empresariais;

d) popularizar o regime por ele implantado;

e) difundir a cultura popular brasileira.

Questão 04. Objetivo de Vargas ao desenvolver uma política trabalhista no Brasil era?

a) Desenvolver a agricultura no Brasil.

b) Ampliar a exportação do café.

c) Desenvolver a industrialização e urbanização no Brasil.

d) Promover a ruralização do Brasil.

Questão 05. A crise da Bolsa de Nova Iorque, em 1929/1930, refletiu-se nos Estados Unidos e em todo o mundo, com exceção dos países componentes da URSS. No Brasil, a consequência política foi o(a):

a) Surgimento do Movimento Tenentista.

b) Formação da Política dos Governadores.

c) Revolta dos posseiros do Contestado.

d) Revolução de 1930, que derrubou a República Oligárquica.

Questão 06. Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:

a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Nacional Libertadora, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.

b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.

c) os católicos ultramontanos do Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.

d) a social-democracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.

e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio Vargas.

Questão 07. O Estado Novo, de Vargas, criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às idéias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político.

O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), tinha como um dos objetivos:

a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.

b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.

c) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as idéias liberais de Vargas.

Questão 08. Conduzido ao poder em caráter provisório em 03 de novembro de 1930, Vargas tomou uma série de decisões centralizadoras que aproximaria seu governo à uma ditadura.

Entre estas podemos apontar, EXCETO:
a) Suspensão da Constituição de 1891;
b) Fechamento do Congresso e das casas legislativas estaduais e municipais;
c) Adoção de ideologias de cunho liberal, principalmente no setor econômico;
d) Indicação de interventores(governadores) subordinados ao governo federal;
e) Criação do Ministério do Trabalho;

Questão 09. O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à (ao):

a) Retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.

b) Ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.

c) Democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como operários.

d) Radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.

Questão 10. (Ufg) Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais.

O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à: a) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.

b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial.

c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética.

d) seu caráter nazifascista e defensor da classe operária e das idéias de Karl Marx e Engels.

e) congregar na ANL a pequena burguesia reacionária, parte do empresariado, membros do clero e militares.

Questão 11. A decretação do Estado Novo (1937) foi precedida de uma radicalização do processo político que pode ser expresso no(a):

a) Apoio dos “Tenentes” mais radicais, como Luiz Carlos Prestes, à revolução Constitucionalista de 1932.

b) Levante comunista em várias guarnições do Exército, em 1935, conhecida como “Intentona Comunista”.

c) Fechamento da Ação Integralista Brasileira e perseguição dos seus militares, já que o governo opunha-se aos ideais fascistas.

d) Oposição das classes médias urbanas, operárias e militares à aliança com os EUA visando à entrada do país na Segunda Guerra.

Questão 12. Dentre os aspectos que marcaram o Governo Constitucional, de Vargas, na década de 1930, podemos apontar corretamente:

a) A criação de empresas estatais como a Vale do Rio Doce para estimular a industrialização.

b) A abertura do país ao capital estrangeiro como forma de acelerar a industrialização.

c) A polarização ideológica entre fascistas e comunistas que era uma tendência em várias partes do mundo.

d) A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda que atendia aos interesses do governo para se fazer chegar às camadas populares.

Questão 13 com Exercícios sobre a Era Vargas para o 9° Ano do Ensino Fundamental: O Estado Novo (1937–1945) apresentava as seguintes características:

a) Centralização política – coronelismo – anarco-sindicalismo

b) Saneamento da economia – comunismo – constitucionalismo

c) Crescimento industrial – nacionalismo – autoritarismo

d) Estímulo às privatizações – liberalismo – trabalhismo

Questão 14. A política cultural do Estado Novo com relação aos intelectuais caracterizou-se:

a) Pela repressão indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversários de regimes ditatoriais.

b) Por um clima de ampla liberdade pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projeto nacional.

c) Pela indiferença, pois os intelectuais não tinham expressão e o governo se baseava nas forças militares.

d) Pelo desinteresse com relação aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados.

Questão 15. Em relação à Revolução de 1930, assinale a alternativa incorreta.

a) Os articuladores do movimento tentaram, sem êxito, obter o apoio e a participação de Luís Carlos Prestes, o prestigiado e popular “Cavaleiro da Esperança”.

b) O apoio de amplos os setores do Exército, particularmente dos “tenentes”, foi decisivo para a vitória da revolução.

c) O sucesso da Revolução levou à Presidência Getúlio Vargas, ex-presidente (governador) do Rio Grande do Sul, que governou o país até 1945.

d) A articulação revolucionária conseguiu mobilizar a seu favor as principais lideranças políticas de Minas e São Paulo.

Questão 16. Em novembro de 1935, eclode no Rio Grande do Norte a Intentona Comunista referencia pejorativa à fracassada tentativa de tomada do poder, por meio de um plano a partir dos quartéis e apoio as ações militares com greves e manifestações de massa.O levante em questão foi de iniciativa:
a) Da Ação Integralista Brasileira
b) Da Aliança Liberal
c) Da Aliança Nacional Libertadora
d) Do Partido Democrático Paulista
e) Do Departamento Administrativo do Serviço Público

Questão 17. Em 16 de julho de 1934, promulgou-se a Carta Magna, inspirada nos textos de outras constituições, principalmente a alemã de 1919 e a espanhola de 1931. Esta mesclava princípios liberais e autoritários.

A esse respeito a presente Constituição preservava:
I) O federalismo e a autonomia dos estados;
II) Independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
III) Voto obrigatório, universal e secreto
IV) Voto feminino;

a) ( ) Somente a I está correta
b) ( ) Somente a II está correta
c) ( ) Somente a III está correta
d) ( ) Nenhuma está correta
e) ( ) Todas estão corretas

Questão 18. Considerando o Governo Provisório de Vargas (1930 – 1934) podemos afirmar que:

I. Os antigos governadores, com exceção do governador de Minas Gerais, foram substituídos por interventores federais nomeados.

II. A criação das leis trabalhistas impedia o controle da força produtiva pelo Estado porque deixou livre o uso da carteira profissional e não obrigava os sindicatos trabalhistas a serem reconhecidos.

III. Os Estados foram proibidos de contrair empréstimos externos sem a autorização do governo federal.

IV. Pelo decreto 1931, ficou estabelecido que o governo investiria na produção cafeeira em detrimento ao setor industrial.

Quais as afirmativas estão corretas?
a) I e III
b) II e IV
c) I e IV
d) II
e III

Questão 19. Sobre o Plano Cohen é correto afirmar que:

a) Regulamentava a troca de favores políticos estabelecida entre os Estados Unidos, Brasil e países do Cone Sul, prevendo compensação financeira em troca de adesão à luta contra o Bloco Soviético.

b) Foi uma espécie de versão do Plano Marshall oferecida pelos Estados Unidos aos países da América Latina. Visava injetar recursos para soerguer as economias locais afetadas pela Segunda Guerra Mundial.

c) Pacto firmado entre os governos militares do Brasil, Argentina e Chile, visando a troca de informações que facilitasse a perseguição e captura de militantes socialistas que atuavam nesses países.

d) Tratava-se de documento que acusava os comunistas de tramarem uma revolução no Brasil. Forjado pelas lideranças integralistas, o documento visava alarmar a população e foi utilizado por Vargas quando da instauração do Estado Novo.

e) Foi o nome dado a operação de apoio norte americano ao golpe militar que instaurou a ditadura no Brasil em 1964.

Questão 20. O período do Estado Novo varguista (1937-1945) caracterizou-se, na política e na economia, respectivamente, como:

a) Uma ditadura de inspiração fascista e um grande intervencionismo estatal.

b) Uma democracia representativa e um forte liberalismo econômico.

c) Uma oligarquia descentralizadora e uma fraca intervenção estatal .

d) Uma ditadura de inspiração fascista e um forte liberalismo econômico.

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