Lista com 15 atividades de História sobre a Civilização Islâmica para 6° ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Como viviam grande parte dos árabes, até o século VI?
Questão 02. Qual a localização geográfica onde surgiu a civilização islâmica ou muçulmana?
Questão 03. Em que localidade surgiram as primeiras cidades árabes? Quais os nomes das principais cidades?
Questão 04. Como se caracterizavam religiosamente os povos árabes, antes do surgimento do islamismo?
Questão 05. Quais as religiões que influenciaram Maomé na criação da religião islâmica?
Questão 06. Por que a cidade de Meca tornou-se importante para os árabes?
Questão 07. Como surgiu a religião islâmica, de acordo com as palavras do próprio Maomé? O que significa a palavra “Alá”?
Questão 08. De que trata o conteúdo do livro sagrado dos muçulmanos? Qual o nome desse livro?
Questão 09 com Exercícios de História sobre a Civilização Islâmica para o 6° Ano do Ensino Fundamental: Quais as cinco regras fundamentais que todo o muçulmano deve seguir, de acordo com o Corão?
Questão 10. O que foi a Guerra Santa ou Jihad, pregada por Maomé?
Questão 11. O que foi a hégira, na história dos muçulmanos?
Questão 12. Quais os fatores que levaram à expansão muçulmana? Quais as regiões, além da Península Arábica, que foram atingidas por esta expansão?
Questão 13. Quais os produtos agrícolas difundidos pelos árabes no Ocidente?
Questão 14. Quem foram os califas?
Questão 15. Cite 3 características do avanço cultural da civilização islâmica?
Gabarito com as respostas dos Exercícios de História sobre a Civilização Islâmica para o 6° Ano do Ensino Fundamental:
01. Os árabes se organizavam em tribos nômades de beduínos, que viviam basicamente do pastoreio e do comércio.
02. Oriente Médio, numa península situada entre a Ásia e a África, chamada de Península Arábica.
03. Se situaram nas rotas das caravanas. Eram elas: Iatribe, Taife e Meca.
04. Os árabes eram politeístas e adoravam diversas divindades, cujos ídolos ficavam reunidos num templo, chamado Caaba, no centro da cidade.
05. O judaísmo e o cristianismo.
06. A cidade de Meca era o centro religioso. Ali se reuniam os viajantes e religiosos, o que tornava o comércio ainda mais intenso.
07. Maomé divulgou que tivera uma visão do anjo Gabriel – entidade da religião cristã – em que este lhe revelara a existência de um deus único. A palavra deus, em árabe, se diz Alá.
08. O livro fala da revelação feita pelo anjo Gabriel, todas as pregações de Maomé, da submissão total a Alá, além de registrar as regras fundamentais para todos os muçulmanos. O livro sagrado dos muçulmanos chama-se Corão ou Alcorão.
09. Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta; orar cinco vezes por dia com o rosto voltado para Meca; jejuar regularmente; dar esmolas aos pobres; e peregrinar ao menos uma vez na vida para Meca.
10. A expansão do islamismo, através da força, a todos os povos “infiéis”.
11. Perseguido em Meca, Maomé foi obrigado a fugir para Iatribe. Essa fuga, que ocorreu em 622, é chamada de hégira e indica o início do calendário muçulmano.
12. Necessidade de terra férteis, devido o aumento populacional da Península Arábica. Os muçulmanos dominaram toda a Península Arábica alcançaram a Índia e, estendendo-se em direção ao Mar Mediterrâneo, conquistaram o norte da África e parte da Península Ibérica, na Europa. Os árabes ainda invadiram as ilhas Baleares, a Sicília, a Córsega e a Sardenha.
13. Os árabes difundiram o cultivo da cana-de-açúcar, do algodão, do arroz, da laranja e do limão.
14. Os sucessores do profeta Maomé. Eles eram chefes religiosos e políticos.
15. O uso da bússola, a fabricação do papel e da pólvora, aprendidos com os chineses; No campo das ciências desenvolveram a Matemática, com a utilização de algarismos numéricos, que usamos atualmente; e também tiveram um grande desenvolvimento na Medicina.
Fonte: https://professor-alexandre-natal.webnode.page/
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína