Lista com 10 Exercícios sobre a Cultura Grega

Questão 01. UFPR. Exercícios sobre a Cultura Grega: 
“De tal modo a nossa cidade de distanciou dos outros homens, no que toca ao pensamento e à palavra, que os seus alunos se tornaram mestres dos outros, e o nome de Gregos já não parece ser usado para designar uma raça, mas uma mentalidade…”
ISÓCRATES, orador ateniense. Panegírico. In. AQUINO R. S. L. de , et alii. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980, p. 215.
A supremacia cultural dos gregos, na Antigüidade Clássica, destacada nesse comentário, pode ser justificada por algumas afirmações. Escolha as alternativas corretas.

( ) Os gregos utilizaram uma concepção de História que não se fundamentava unicamente em lendas e mitos, mas em fatos produzidos pelas ações humanas.
( ) Ao lado do pensamento mágico-religioso, os filósofos gregos desenvolveram formas de pensamento racional.
( ) Através da retórica e da sofística, os gregos elaboraram técnicas de persuasão, discurso e argumento falado, amplamente utilizadas nas atividades políticas. Sócrates, Platão e Aristóteles criaram filosofias que os fizeram mestres de escolas de pensamento na Antigüidade Clássica.
( ) Em função do pensamento democrático e liberal, o uso da língua grega era facultativo nas comunicações oficiais.
( ) Os gregos se destacaram porque os romanos foram seus mestres. Assimilaram idéias e valores de Roma e rejeitaram a influência do pensamento homérico em suas atitudes e comportamentos.


Questão 02. Modelo Enem
O sistema educativo ateniense visava:

a) à formação política e militar de seus cidadãos, preparando-os para a guerra.
b) ao equilíbrio harmonioso entre o físico e a mente, para serem bons soldados.
c) à formação de soldados fortes e disciplinados para a defesa da pátria.
d) a desenvolver nos cidadãos um conjunto harmonioso de qualidades da mente e do corpo.
e) a preparar apenas filósofos e matemáticos.


Questão 03. UFG-GO

O teatro grego:
a) foi um elemento importante na formação cívica do povo grego.
b) era uma diversão pura e simples.
c) era uma forma de expressão artística feminina.
d) prendia-se apenas a temas religiosos.
e) era uma forma de expressão da realidade do homem terreno.


Questão 04. Exercícios sobre a Cultura Grega: Modelo Enem
Péricles, célebre orador e estadista ateniense, apeli- dado “O Olímpico”, graças à sua eloqüência, tornou-se ainda mais famoso por:

a) ser notável militar e ter vencido a batalha de Maratona.
b) ao lado de Pelópidas, ter afastado o perigo espartano em Leutras.
c) ter dado notável desenvolvimento artístico e literário a Atenas, com dinheiro proveniente da Confederação de Delos.
d) ter atacado Filipe II nos célebres discursos chamados “Filípicas”.
e) liderar a implantação da primeira tirania ateniense.


Questão 05. Fuvest-SP

Escreveram peças para teatro, durante o “Século de Péricles” (século V a.C.):
a) Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte.
b) Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Arstófanes.
c) Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles.
d) Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras.
e) Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo.


Questão 06. Vunesp
A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado.

Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:
a) a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.
b) a democracia espartana era representativa.
c) a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o corpo humano.
d) os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios.
e) poemas, com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.


Questão 07. Exercícios sobre a Cultura Grega: Unifesp
Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos.” Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas ágoras [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de ágoras e não têm lugar algum com essa finalidade.
Heródoto, Histórias, séc. V a.C.

O texto expressa:
a) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.
b) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço
urbano.
c) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.
d) a incapacidade de o autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.
e) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.


Questão 08. Acafe-SC
Considerando-se os aspectos religiosos, políticos e econômicos da cultura grega antiga, podemos observar as seguintes características:

a) Na formação da Grécia pelos povos indo-europeus, observou-se que Esparta foi formada pelos jônios e Atenas, pelos dórios.
b) Acreditavam no monoteísmo e na Bíblia como livro sagrado.
c) No território grego, organizou-se um Estado unificado cuja capital era Atenas.
d) Em Atenas, Clístenes criou a instituição do ostracismo, que seria o exílio político por dez anos.
e) Na Grécia, dentro do sistema de produção, os escravos eram bem poucos, pois havia os servos
que trabalhavam pelo sistema assalariado.


Questão 09. Fuvest-SP
Freud, Brecht e Pasolini, entre muitos outros, recorreram a ela em seus trabalhos. O primeiro, ao utilizar os termos “Complexo de Édipo” e “Complexo de Electra”; o segundo, nas “Notas sobre a Adaptação de Antígona”, e o terceiro, no filme “Medéia”.

a) Identifique a arte grega evocada acima e dê o nome de dois de seus autores.
b) A que se deve sua permanente atualidade?


Questão 10. UFPI – A respeito da cultura grega, leia as sínteses filosóficas abaixo.

I. A ciência, a moral e os credos religiosos eram criações humanas válidas para determinados grupos sociais em um determinado período.

II. Sua principal contribuição filosófica foi a Teoria das Ideias, segundo a qual as ideias são a essência dos conceitos e das coisas e, portanto, transcendentes ao homem, que delas tem apenas um pálido reflexo.

III. Defendia a existência de um conhecimento estável e válido para todos. Sua grande preocupação era o autoconhecimento que poderia ser obtido através da ironia e da maiêutica.

As sínteses que você acabou de ler podem ser associa- das, respectivamente, a:
a) Platão, Aristóteles e Sócrates.
b) Platão, sofistas e Aristóteles.
c) Sócrates, sofistas e Platão.
d) sofistas, Platão e Sócrates.
e) Platão, sofistas e Sócrates.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com a resposta da lista de Exercícios sobre a Cultura Grega para passar no Enem e Vestibular:

01. V – V – V – V – F – F
02. D
03. A
04. C
05. B
06. E
07. C
08. D

09. a) Arte teatral, intensamente influenciada pela mitologia.
São expoentes: Euripedes, Ésquilo e Sófocles.
b) Sob efoque antropocentrista, o teatro aborda todas as vicissitudes humanas. Vicios, paixões, emoções etc. são temas abordados.

10. D

Deixe um comentário