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Os Números naturais {0,1,2,3,4,5,…} são representados pela letra N. Os Números naturais sem o 0 {1,2,3,4,5,…} são representados pela letra N*.
Questão 01. Complete os espaços das sequências de números naturais a seguir:
a) 0 1 2 3 _ 5 6 _ _ 9 10
b) 5 10 15 _ _ 30 35 _ 45 _
C) 1 3 5 7 9 _ 13 15 _ 19 _ 23 25
D) 0 2 4 _ 8 _ _ 14 16 _ 20
Questão 02. Responda
a) N = {0, 1, 2, 3,…} é o conjunto dos números ____________. b) N* = {1, 2, 3,…} é o conjunto dos números naturais sem o ____________. c) O número 25 pertence ao conjunto dos números ____________.
Sucessor e Antecessor
Um número natural é sempre seguido por outro número, chamado de sucessor. Por exemplo: – O sucessor de 3 é 46. – O sucessor de 10 é 11. – O sucessor de 50 é 51. Observe que o sucessor de um número natural n é igual a n + 1.
Com exceção do zero, todo número natural também tem um número que vem antes dele, chamado de antecessor. Por exemplo: – O antecessor de 5 é 4. – O antecessor de 10 é 9. – O antecessor de 21 é 20. Observe que o antecessor de um número natural n é igual a n – 1.
Questão 03. Sobre antecessor e sucessor responda:
a) O zero não é ____________ de nenhum número natural. b) Todo número natural tem um ____________ c) Todo número natural, come exceção do zero tem um ____________. d) O sucessor de 30 é 30+1 = e) O sucessor de 4 é 4+1 = f) O sucessor de 32 é 32+1 = g) O sucessor de 0 é 0+1 = h) O antecessor de 19 é 19-1 = i) O antecessor de 33 é 33-1 = j) O antecessor de 5 é 5-1 = k) O antecessor de 12 é 12-1 =
Questão 04. Preencha com V quando verdadeiro e F quando falso:
a) ( ) O zero pertence ao conjunto N*. b) ( ) O antecessor de 4 é o número 3. c) ( ) O conjunto N é infinito. d) ( ) O sucessor do número 9 é o 10. e) ( ) O antecessor do 0 é o número 1. f) ( ) O zero não possui antecessor. g) ( ) O zero é o menor número natural.
Relação de ordem: Quando queremos escrever uma informação de forma matemática, podemos transformar frases comuns em expressões. Veja alguns exemplos: – Em vez de dizer “três é maior que um”, podemos escrever matematicamente 3 > 1. – Em vez de dizer “cinco é menor que dez”, podemos escrever matematicamente 5 < 10. – Em vez de dizer “oito é diferente de dois”, podemos escrever matematicamente 8 ≠ 2.
Questão 05 com Exercícios sobre Números Naturais para o 6° Ano: Passe da linguagem comum para expressões:
a) 7 é maior que 2: b) a é menor que b: c) 5 é diferente de 7: d) 2+3 é maior que 4: e) 15 é diferente de 7+4 f) 13 é menor que 14 g) 100 é maior que 99
Questão 06. Complete com símbolos de > (maior) ou < (menor):
a) 10 _ 15 b) 12 _ 10 c) 0 _ 1 d) 103 _ 99 e) 99 _ 103 f) 5 _ 4 g) 12 _ 14
Reta Numérica:
Questão 07. Complete os espaços vazios na reta numérica:
Questão 08. Modelo Enem. Use as palavras abaixo para completar as lacunas das frases:
Menor, maior, sucessor, antecessor
a) Na reta numérica, o número à direita de outro é seu __________. b) Na reta numerada, qualquer número a partir do 1 é __________ do que aquele que está à sua esquerda. c) Na reta numérica, qualquer número é __________ do que aquele que está à sua direita. d) Na reta numérica, o número à esquerda de outro é seu __________.
Sistema de numeração decimal: No sistema de numeração decimal, usamos os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 para representar qualquer quantidade. Por exemplo, o número 412 é formado por esses algarismos. Nesse sistema, a posição de cada algarismo à esquerda de outro tem um valor dez vezes maior. Por exemplo, o 4 em 421 representa 4 x 10.
10. a) 2037: dois mil e trinta e sete. b) 7 651: sete mil seiscentos e cinquenta e um c) 1 234 567: um milhão, duzentos e trinta e quatro mil, quinhentos e sessenta e sete d) 9 876: nove mil oitocentos e setenta e seis e) 6 543 210: seis milhões, quinhentos e quarenta e três mil e duzentos e dez f) 2 222: dois mil duzentos e vinte e dois g) 5 678 901: cinco milhões, seiscentos e setenta e oito mil e novecentos e um h) 4 854 968 357: quatro trilhões, oitocentos e cinquenta e quatro bilhões, novecentos e sessenta e oito milhões, trezentos e cinquenta e sete.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína