Lista com 08 atividades de Matemática sobre Potências para o 7º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Identifique a base e o expoente da potência:
a) (- 1)8 =
b) (+2)2 =
c) (+ 83)² =
d) (-2)4 =
e) (+ 21)³ =
f) (-3)3 =
g) (0)10 =
h) (-1)5 =
i) (- 195)4 =
j) (3)20 =
Questão 02. Complete as sentenças com as palavras positivo, negativo ou um, de modo que elas sejam verdadeiras:
a) Um número inteiro positivo elevado a zero é igual a:
b) Um número inteiro positivo elevado ao cubo é um número:
c) Um número inteiro negativo elevado ao quadrado é um número inteiro:
d) Um número inteiro negativo elevado ao cubo é um número inteiro:
e) Um número inteiro a é igual a (+37)³. Esse número a é positivo ou negativo?
f) A potência (-10)1001 é um número inteiro positivo ou negativo?
g) O sinal da potência (-41)8 é?
h) Um número inteiro negativo elevado a zero é igual a:
Questão 03. Modelo Enem. Durante uma brincadeira de adivinhação, Juliana pedia que seus amigos falassem dois números para que ela dissesse um terceiro número, que era calculado a partir da seguinte regra: Juliana usava o primeiro número como base e o segundo como expoente e então calculava a potência. Essa regra, porém, somente ela conhecia e a brincadeira era descobrir a tal regra. Nessa brincadeira, Mateus falou os números: 21 e 3, nessa ordem. Portanto, o número encontrado por Juliana foi:
A. 504.
B. 1323.
C. 882.
D. 9261.
Questão 04. Calcule as potências:
a) (+2)2 =
b) (–2)2 =
c) (+3)2 =
d) (0)10 =
e) (–1)5 =
f) (–5)2 =
g) (–2)³ =
Questão 05 com Exercícios sobre Potências para o 7° Ano: Resolva as expressões numéricas:
a) (+3)2 ÷ 3 + 5 =
b) (+1)4 – (+8)2 ÷ (–2)4 =
c) (+12)2 ÷ 72 – 3 =
d) (–1)7 – (–4)³ ÷ (+2)³ =
Questão 06. Resolva as questões com base nas propriedades da potenciação:
a) (–8)³ ÷ (–8)³ =
b) (–10)9 ÷ (–10)2 =
c) (+13)4 ÷ (+13)³ =
d) (–a)³ · (–a)2 =
e) (–4)³ · (–4) · (–4)4 =
Questão 07. a) (+3)2 · (+3) =
b) (+16)2 =
c) [(+4) · (–5)³]³ =
d) [(–2)³ · (+3)4]2 =
e)[(–3) · (–6)]7 =
Questão 08. Entre as potências, quantas representam números inteiros negativos?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Potências para o 7° Ano do ensino fundamental:
01. a) (- 1)8 = base – 1 e expoente 8
b) (+2)2 = base +2 e expoente 2
c) (+ 83)² = base + 83 e expoente 2
d) (-2)4 = base -2 e expoente 4
e) (+ 21)³ = base + 21 e expoente 3
f) (-3)3 = base -3 e expoente 3
g) (0)10 = base 0 e expoente 10
h) (-1)5 =base -1 e expoente 5
i) (- 195)4 = base – 195 e expoente 4
j) (3)20 = base 3 e expoente 20
02. a) um
b) positivo
c) positivo
d) negativo
e) positivo
f) negativo
g) positivo
03. D
04. a) (+2)2 = +4 = 4
b) (–2)2 = +4 = 4
c) (+3)2 = +9 = 9
d) (0)10 = 0
e) (–1)5 = –1
f) (–5)2 = +25 = 25
g) (–2)³ = –8
05. a) (+3)2 ÷ 3 + 5 =
9÷ 3+ 5=
3+ 5= 8
b) (+1)4 – (+8)2 ÷ (–2)4 =
1 – 64 ÷ 16 =
1 – 4 = –3
c) (+12)2 ÷ 72 – 3 =
144 ÷ 72 – 3 =
2 – 3 = –1
d) (–1)7 – (–4)³ ÷ (+2)³ =
–1 – (–64) ÷ 8 =
–1 – (–8) =
–1 + 8 = 7
06. a) (–8)³ ÷ (–8)³ =
(–8)0 = 1
b) (–10)9 ÷ (–10)2 =
(–10)7
c) (+13)4 ÷ (+13)³ =
(+13)1
d) (–a)³ · (–a)2 =
(–a)5
e) (–4)³ · (–4) · (–4)4 =
(–4)8
07. a) (+3)2 · (+3) =
(+3)³ = 27
b) (+16)2 =
256
c) [(+4) · (–5)³]³ =
(+4)³ · (–5)9
d) [(–2)³ · (+3)4]2 =
(–2)6 · (+3)8
e)[(–3) · (–6)]7 =
(–3)7· (–6)7
08. B
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína