Lista com 12 atividades de Matemática sobre Triângulo Isósceles para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. O perímetro de um triângulo isósceles de base BC é 35 cm. Se AS é uma bissetriz e SC = 8 cm, então a medida de AB é:
A. 7,5 cm.
B. 8,5 cm.
C. 9,5 cm.
D. 9,8 cm.
Questão 02. Em um triângulo isósceles a média aritmética das medidas de dois de seus ângulos é 50°.
A medida de um dos ângulos do triângulo pode ser:
A. 90°
B. 60°
C. 30°
D. 20°
Questão 03. O número de triângulo isósceles não congruentes que podem ser construídos, medindo um dos ângulos 50°, é:
A. 1
B. 2
C. 3
D. 4
Questão 04 com Exercícios sobre Triângulo Isósceles para o 8º Ano: Determine a medida x indicada, observando que o triângulo ABC é isósceles:
Questão 05. Modelo Enem. Um triângulo isósceles é tal que a medida do ângulo adjacentes à base é terça parte da medida do ângulo oposto à base. O menor ângulo desse triângulo mede:
A. 28°
B. 36°
C. 40°
D. 42°
Questão 06. Em um triângulo isósceles, o ângulo oposto à base corresponde aos 14/11 da medida do ângulo da base. Determine as medidas dos três ângulos desse triângulo.
Questão 07. Na figura seguinte, o triângulo ABC é isósceles ( BC é a base), nessas condições, calcule as medidas x e y .
Questão 08. Se na figura abaixo, ∆ ABC ≡ ∆ EDC, então x + y é igual a:
A. 3
B. 6
C. 9
D. 18
Questão 09. O triângulo ABC da figura é isósceles
Calcule as medidas x e y indicadas.
Questão 10. O hexágono abaixo é regular. Nessas condições, responda:
a) O triângulo ABF é isósceles?
b) Em caso afirmativo, quais os lados congruentes?
c) Determine as medidas a, b e c indicadas.
Questão 11. Na figura seguinte, temos r || s. Sabendo que o triângulo AMN é isósceles, determine as medidas x e y indicadas.
Questão 12. O triângulo da figura seguinte é isósceles. Se Ad é bissetriz do ângulo B, determine as medidas x e y indicadas.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre Triângulo Isósceles para o 8º Ano do ensino fundamental:
01. C
Resolvendo: 2x + 16 = 35
2x = 35 – 16
2x = 19
x = 19/2
x = 9,5
02. D
03. B
04. x = 70°
05. B
Resolvendo: x + x/3 + x/3 = 180º
x + 2x/3 = 180°
3x + 2x = 540°
5x = 540°
x = 540°/5
x = 108°
ângulo maior = x = 108° os dois ângulos menores x/3 = 108°/3 = 36°
06. os ângulos do triângulo medem 70º, 55° e 55°
07. x = 121° e y = 59°
08. C
Resolvendo:
2x + 5 = 11 3y – 6 = 12
2x = 11 – 5 3y = 12 + 6
2x = 6 3y = 18
x = 6/2 y = 18/3
x = 3 y = 6
x + y
3 + 6 = 9
09. x = 10° e y = 85°
10. a) sim
b) AB e AF
c) a = 120°
b = 30°
c = 30°
11. x = 50°
12. x = 105° e y = 50°
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína