Lista com 09 atividades de Matemática sobre Cálculo de Áreas Usando Equações do Segundo Grau para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Um retângulo apresenta as medidas indicadas na figura.
Se aumentarmos o comprimento e a largura na mesma quantidade, a área do novo retângulo será 7 vezes a área do retângulo original.
a) Quais as dimensões do novo retângulo?
b) Qual é o perímetro do novo retângulo?
Questão 02. O quadrado e o retângulo seguinte têm a mesma área.
a) Qual a medida do lado e o perímetro do quadrado?
b) Qual o perímetro do retângulo?
Questão 03 com Exercícios sobre Cálculo de Áreas Usando Equações do Segundo Grau para o 9° Ano: Sendo x, y reais, considere a equação x²y = 90 e determine:
a) o valor de y quando x vale 50% de 8.
b) os valores de x quando y = 10.
Questão 04. As medidas dos lados de um terreno retangular estão indicadas, em metros, na figura abaixo. Se a área desse terreno é 899 m², quais as medidas dos lados desse terreno?
Questão 05. Leia as afirmações:
O quadrado de um número real positivo X é igual a 81.
O quintuplo de um número real positivo Y é igual ao seu quadrado.
Qual é o valor da expressão x + y?
Questão 06. Para calcular o volume de um paralelepípedo retângulo ( figura abaixo), devemos multiplicar suas três dimensões. sabe-se que o volume do paralelepípedo da figura é 30 m³. Qual é o valor de x, nesse caso?
Questão 07. O piso de um galpão retangular tem 140 m² de área. As medidas dos lados desse piso, em metros, estão indicados na figura. quais são essas medidas?
Questão 08. Considere a equação:
Quais os valores reais de h quando V = 24 e k = 2?
Questão 09. Usando a fórmula matemática:
que relaciona o número de diagonais (d) e o número de lados (n) de um polígono, calcule o número de lados do polígono que tem:
a) 9 diagonais.
b) 20 diagonais.
Gabarito com as respostas dos exercícios sobre cálculo de área com equações do segundo grau para o 9° Ano do ensino fundamental:
01. a) 10 m e 7 m;
b) 34 m;
02. a) 20; 80;
b) 82;
03. a) 5,625;
b) – 3e 3;
04. 31 m e 29 m;
05. 9 + 5 = 14;
06. 2;
07. 14m e 10 m;
08. – 10 ou 10;
09. a) 6 lados;
b) 8 lados.
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína