Bacterioses – Exercícios sobre Doenças Causadas por Bactérias

1) Bacterioses: (G1-cfTMG/2013) O bacilo Mycobacterium tuberculosis causador da tuberculose foi descoberto por Robert Koch, em 1875. A transmissão dessa doença ocorre da mesma forma que a hanseníase, ou seja, pelas vias aéreas superiores.

(Revista Ciência Hoje das Crianças, 2006.)

O microrganismo citado no texto pertence ao reino

a) fungi. c) Monera.

b) Protista. d) Animalia.

 

 

2) (Unicamp/2013) Um caso de morte por febre maculosa em Piracicaba resultou no fechamento temporário de um parque da cidade, para que os elementos envolvidos na transmissão fossem eliminados. O agente etiológico dessa doença e os elementos necessários para sua transmissão são:

a) vírus, gato e mosca.

b) bactéria, capivara e mosca.

c) vírus, cão e carrapato.

d) bactéria, capivara e carrapato.

 

 

3) (Udesc/2014) As doenças bacterianas podem ser transmitidas pelo contato com alimentos e objetos contaminados, pelo contato sexual ou pela saliva dos portadores destas doenças. Assinale a alternativa que contém os nomes de doenças transmitidas apenas por bactérias.

a) doença de chagas, sífilis, tétano, cólera e dengue.

b) meningite meningocócica, tuberculose, micose, ancilostomíase e giardíase.

c) ascaridíase, ancilostomíase, leishmaniose, sarampo e gonorreia.

d) dengue, leptospirose, giardíase, leishmaniose e herpes.

e) tuberculose, tétano, hanseníase, meningite meningocócica e cólera.

 

 

4) (UEG/2013) As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive à Aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, estão representadas no gráfico a seguir:

Após a análise do gráfico e do conhecimento acerca das possíveis formas de contágio das DSTs apresentadas, pode-se afirmar:

a) a frequência similar de herpes genital e de HPV está relacionada ao fato de ambas serem bacterianas e de serem transmitidas pelo contato sexual direto com pessoas contaminadas.

b) a gonorreia, com frequência maior em relação à síflis, HPV e herpes genital, é causada por uma bactéria cujo doente pode ser tratado com o uso de antibióticos.

c) a maior frequência de clamídia na população está relacionada às diversas mutações que ocorrem no vírus transmissor, o que dificulta o tratamento da doença e possibilita maior contágio.

d) a menor frequência de sífilis em relação à gonorreia e à clamídia pode ser explicada pelo fato de a população humana utilizar frequentemente espermicidas e anticoncepcionais.

 

 

5) Bacterioses: (UfRGS/2013) Bactérias são agentes causadores de diversas doenças, e algumas delas podem ser muito graves. considere as afrmações abaixo, a respeito de doenças.

i. A cólera é causada por um vibrião, que é eliminado junto com as fezes.

ii. A gastrite bacteriana é causada pela Helicobacter pylori, que pode levar ao câncer.

iii. A dengue hemorrágica é causada por bactérias, do tipo bacilo, eliminadas no sangue.

Quais estão corretas?

a) Apenas i. d) Apenas ii e iii.

b) Apenas iii. e) i, ii e iii.

c) Apenas i e ii.

 

 

Protozoários Exercícios com Gabarito.

 

6) Bacterioses: (Enem/2012) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de

a) difteria.

b) botulismo.

c) tuberculose.

d) leptospirose.

e) meningite meningocócica.

 

 

7) (Ufsm/2014) Um náufrago começa a sentir estranhos sintomas. No kit de sobrevivência, há apenas medicamentos antibacterianos. Acessando o aplicativo que relaciona sintomas e possíveis doenças, ele encontra cinco possibilidades para seu mal. Qual das enfermidades a seguir ele poderia combater com o medicamento de que dispõe?

a) Pneumonia (por Streptococcus pneumoniae).

b) Disenteria (por Entamoeba hystolitica).

c) Giardíase (por Giardia Iamblia).

d) Malária (por Plasmodium).

e) Mononucleose (por Lymphocryptovirus).

 

 

8) (ifSUL/2011) As bactérias são seres vivos microscópicos, procariontes e muitas são patogênicas, uma vez que podem causar diversos tipos de doenças. Entre as doenças humanas causadas por bactérias, é correto

citar:

a) caxumba, catapora, meningite, tétano.

b) tétano, coqueluche, cólera, lepra.

c) encefalite, caxumba, hepatite, cólera.

d) cólera, síflis, sarampo, catapora.

 

 

9) (UfG/2013) Leia as informações a seguir:

Como chefe da Diretoria de Saúde Pública da cidade do Rio de Janeiro a partir de 1903, o médico sanitarista Oswaldo cruz adotou medidas como a formação de um esquadrão de 50 homens vacinados, que percorriam a cidade espalhando raticida e mandando recolher o lixo, sendo essas medidas pertencentes à Reforma Sanitária, durante o mandato (1902-1906) do Presidente Rodrigues Alves.

Nesse contexto histórico, a medida adotada visava erradicar

a seguinte doença:

a) febre amarela d) cólera

b) peste bubônica e) varíola

c) tuberculose

 

 

10) Bacterioses: (UEPG/2013) Dentre doenças causadas por vírus e bactérias, assinale o que for correto.

(01) como exemplos de doenças causadas por vírus, podem-se citar: gripe, febre amarela, sarampo, raiva e catapora.

(02) A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti, apresentando como características febre alta, dores musculares, dores nas articulações, dores nos olhos e na cabeça, entre outros sintomas.

(04) A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, que se instala e se multiplica na parede intestinal, produzindo substâncias tóxicas e provocando forte diarreia.

(08) Herpes, poliomelite, tétano e leptospirose são doenças bacterianas as quais, portanto, podem ser tratadas com o uso de antibióticos.

 

🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios simulados sobre Microbiologia.

Gabarito com as respostas das questões de Microbiologia sobre as Bacterioses:

1) c; 2) d; 3) e; 4) b; 5) c; 6) d; 7) a; 8) b; 9) b; 10) 01, 02 e 04

Deixe um comentário