Questão 01 sobre o Reino Monera: (PUC-SP). Leia com atenção:
“Nos fins de maio e nos meados de junho, a população da Inglaterra e dos Estados Unidos foi abalada pelo que se apresentava como ominosa notícia: um pequeno
surto de doença provocada por estreptococo invasor do grupo A. Embora o alastramento do mal não parecesse calamitoso, a rapidez de sua evolução e a letalidade de alguns casos contribuíam para que a imprensa sensacionalista divulgasse tratar-se dos primórdios de gravíssima pandemia.
Isso foi logo contestado pelos médicos, que informaram tratar-se de doença já conhecida e curável se atacada em tempo. Os estreptococos são micróbios que parecem microscópicas bolinhas (cocos), que se apresentam em pares ou em cadeias mais ou menos longas. Muito difundido na natureza, ocorrem como formas saprófitas, que se desenvolvem livremente na matéria orgânica, e como formas patogênicas, que causam muitas doenças no homem e nos animais. […]”.
(Folha de S. Paulo, 7 ago. 1994.)
O micróbio referido no texto é
a) um vírus.
b) um protozoário.
c) um fungo.
d) uma bactéria.
e) uma larva.
Questão 02. (UFMG) Desde sua introdução na década de 1940, os antibióticos tornaram-se um sucesso no controle de doenças bacterianas, sendo considerados medicamentos milagrosos. Consequentemente, passou-se a acreditar que essas doenças eram coisas do passado. Entretanto tem-se verificado o “ressurgimento” de muitas delas. Todas as seguintes medidas podem ser implementadas, em nível de saúde pública, para minimizar o problema crescente de bactérias com resistência múltipla a antibióticos, exceto:
a) aumentar o uso profilático desses medicamentos em rações animais, objetivando a imunização dos consumidores.
b) criar programas de vigilância hospitalar e comunitária para evitar o uso inadequado e abusivo desses medicamentos.
c) proibir a venda livre desses medicamentos e esclarecer a população dos riscos da automedicação.
d) vacinar a população para aumentar as defesas do organismo contra as doenças bacterianas, reduzindo o uso desses medicamentos.
Questão 03. (PUC Minas). Reino Monera: O botulismo é uma intoxicação resultante da ingestão de alimentos que contenham uma toxina produzida durante o crescimento das bactéria esporulada Clostridium botulinum. Os esporos resistem ao aquecimento a 100°C por 3-5 horas, mas a toxina, que é uma proteína, é destruída em apenas 20 minutos nas mesmas condições. A toxina botulínica é um dos venenos mais letais conhecidos pelo homem, sendo que 1-2µg (microgramas) são suficientes para provocar a morte. Ela age nas sinapses dos nervos motores e nas junções neuromusculares (placa motora) impedindo a liberação de acetilcolina. Os sintomas aparecem 18-24 horas após a ingestão do alimento tóxico, na forma de visão dupla, dificuldades na deglutição e na fala, e progridem até levar o indivíduo à morte por asfixia. Atualmente, essa toxina, em concentrações extremamente baixas, vem sendo comercializada com o nome de BOTOX, e usada em terapias para a eliminação de rugas e outras marcas de expressão facial.
Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa errada:
a) O aquecimento do alimento a 100°C por tempo superior a 20 minutos, imediatamente antes do seu consumo, elimina o perigo de intoxicação pela toxina botulínica.
b) O uso de antibiótico eficiente contra o Clostridium botulinum em pacientes que tenham ingerido alimentos contaminados com esse micro-organismo é estratégia eficiente para evitar o botulismo em adultos.
c) A asfixia, referida no texto, ocorre por paralisia dos músculos responsáveis pela expansão da caixa toráxica.
d) Os esporos bacterianos são formas de resistência que, se não destruídos, podem germinar após o aquecimento.
e) O uso de antitoxina botulínica e a manutenção de ventilação pulmonar por respirador mecânico podem fazer parte do tratamento para salvar indivíduos intoxicados.
Questão 04 sobre o Reino Monera: (Elite) Qual função do mesossomo na bactéria?
a) Produção de energia.
b) Atividade fotossintética.
c) Atividade metabólica.
d) Reprodução.
Questão 05. (Elite). Sabemos que a bactéria também possui parede celular, porém de composição diferente dos vegetais. Qual o principal componente dessa estrutura?
a) Proteínas.
b) Corticosteroide.
c) Peptidioglicano.
d) Celulose.
Questão 06. (Elite). Uma bactéria pode apresentar comportamento respiratório aeróbio e anaeróbio. Algumas possuem a capacidade de viver tanto em aerobiose quanto em anaerobiose. A bactéria de trato intestinal, denominada de Escherichia coli, possui essa capacidade.
Como são denominadas essas bactérias?
a) Aeróbias facultativas.
b) Anaeróbias facultativas.
c) Anaeróbias restritas.
d) Aeróbias restritas.
Questão 07. (Elite) Qual das estruturas abaixo observaremos em uma bactéria?
a) Cariomembrana.
b) Lisossomo.
c) Ribossomo.
d) REG.
Questão 08 sobre o Reino Monera: Sabemos que muitos poucos seres são capazes de fixar diretamente o nitrogênio da atmosfera.
Qual das afirmativas abaixo demonstra um ser com essa capacidade?
a) Porífero.
b) Cianobactéria.
c) Euglenas.
d) Salmonela.
Questão 09. (PUC-SP) Leia com atenção:
“Nos fins de maio e nos meados de junho, a população da Inglaterra e dos Estados Unidos foi abalada pelo que se apresentava como ominosa notícia: um pequeno surto de doença provocada por estreptococo invasor do grupo A. Embora o alastramento do mal não parecesse calamitoso, a rapidez de sua evolução e a letalidade de alguns casos contribuíam para que a imprensa sensacionalista divulgasse tratar-se dos primórdios de gravíssima pandemia.
Isso foi logo contestado pelos médicos, que informaram tratar-se de doença já conhecida e curável se diagnosticada a tempo. Os estreptococos são micróbios que parecem microscópicas bolinhas (cocos), que se apresentam em pares ou em cadeias mais ou menos longas. Muito difundido na natureza, ocorrem como formas saprófitas, que se desenvolvem livremente na matéria orgânica, e como formas patogênicas, que causam muitas doenças no homem e nos animais. […]”.
(Folha de S. Paulo, 7 ago. 1994.)
O micróbio referido no texto é:
a) um vírus.
b) um protozoário.
c) um fungo.
d) uma bactéria.
e) uma larva.
Questão 10 sobre o Reino Monera: (Unesp). Com relação às cáries dentárias, pode-se dizer que:
a) todas as cáries produzem, inicialmente, sensações dolorosas que tendem a desaparecer à medida que a destruição atinge a dentina.
b) uma vez instaladas, é aconselhável o uso do fio dental no seu tratamento.
c) é o resultado de interação entre dente, bactérias patogênicas e dieta alimentar.
d) sua evolução não afeta outras partes do organismo.
e) as cáries que se instalam em dentes da primeira dentição não necessitam ser tratadas, uma vez que esses dentes serão substituídos pelos dentes da dentição permanente.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios simulados sobre Microbiologia.
Gabarito com as resposta da lista de questões sobre o Reino Monera para passar no Enem:
01. D;
02. A;
03. B;
04. A;
05. C;
06. A;
07. C;
08. B;
09. D;
10. C
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína