Gabarito com as respostas da lista de atividades sobre Interpretação de Texto para o Ensino Fundamental:
01. A estratégia utilizada foi a de observar se a palavra estava de acordo com a frase, de modo a completar o seu sentido.
02. São ações.
03. Perguntou a coronilha o que ela queria.
04. Respondeu que queria ser tão dura a ponto de resistir aos golpes do machado.
05. Sim, São coisas que Deus e a coronilha fizeram. São, portanto, ações feitas pelas personagens da história.
06. EX: “Perguntou para a figueira do campo.”
07. Ex: Em algumas regiões brasileiras, as estações não são conhecidas como “primavera, verão, outono e inverno”. No nordeste por exemplo, o período de inverno é o das chuvas e o Do verão, o da seca.
08. O verão é um senhor gordo, aparentemente tranquilo e calorento. O outono aparenta ser um senhor solitário e que gosta do silencio. O outono, por ser uma estação mais fria e de modificação, pode ser relacionada ao silencio e a solidão. O verão por ser a época do nascimento, tem a ver com a jovialidade, a esperança e a alegria.
09. Ao aproximar as estações do ano dos seres humanos, o autor anima as personagens, possibilita que as suas características relacionadas à natureza fiquem mais evidentes e claras.
10. Verão- calor e tranquilidade.
Outono- solidão e silêncio.
Inverno-frio e morte.
Primavera- alegria e juventude.
11. Pular corda, pular e cantar debaixo da chuva, o cheiro da terra e o vento no rosto. O poema também sugere que as chuvas da primavera são alegres.
12. Por ser jovem, a primavera não teme os desafios a ela apresentados.
13. O título do põem significa que as estações do ano representam uma família, em que cada um tem a sua personalidade e sua forma de relacionar com o mundo, enxergando o mundo à sua maneira.
14. B;
15. E;
16. C;
17. D;
18. C;
19. B;
20. C;
21. Pertence ao gênero poema. Percebe-se uma grande preocupação do poeta com a sonoridade e com o ritmo Manuel Bandeira escolhe as palavras e as organiza para que o leitor tenha a impressão de que se trata de um trem em movimento.
22. O ritmo do trem é mais lento no início e no final, imitando um trem que começa a se movimentar e depois vai parando, perdendo a velocidade aos poucos.
23. O “trem enrosca” e só então retoma o movimento.
24. Diferentemente das frases dos parágrafos dos textos em prosa, o poema não tem necessidade de ocupar a linha até o final.
25. Sete
26. 4ª estrofe – f e 5ª estrofe principalmente o p. Essa repetição ajuda imitar o barulho da “Maria fumaça”.
27. D;
28. B;
29. B;
30. C;
31. C;
32. A;
33. C;
34. B;
35. E;
36. B;
37. B;
38. C;
39. D;
40. B;
41. A
42. E
43. B
44. D
45. A
46. Sim. Há referências à alimentação local, a maneira de recepcionar os visitantes, à língua falada na região.
47. É um tipo de formação vegetal, com raros arbustos, pequenas árvores e predominância de gramíneas, característico da parte meridional da América do Sul, ou seja, Argentina, Brasil(RS) e Uruguai.
48. Refere-se à bebida chimarrão e metaforicamente à cultura do lugar.
49. Elas compartilham os causos, as conversas, a companhia das pessoas, enfim, acultura do lugar.
50. A lenda do Boitatá e a lenda do Pastoreiro. (Caso queira ler as lendas para os alunos vai ajudar a promover as atividades.)
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína