Atividades sobre Acentuação e Ortografia com gabarito

01. Atividades sobre Acentuação e Ortografia: (UNIFENAS-MG) Assinale a alternativa em que todas as palavras prescindem de acentuação gráfica, se forem seguidas as regras de acentuação.

A) até, réu, êle
B) réu, pôde, já
C) prêto, aquêle, capêta
D) até, já, dôido
E) êle, só, ninguém


02. U. Alfenas-MG – O acento gráfico em “conferência” tem a regra de emprego assim expressa:

a) Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em a(s).
b) Acentuam-se as palavras proparoxítonas terminadas em ditongo crescente.
c) Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em a(s).
d) Acentuam-se todas as palavras paroxítonas.
e) Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente.


03. Atividades sobre Acentuação e Ortografia: U. Alfenas-MG – Assinale a frase em que há erro de acentuação gráfica.

a) Você tem o dever de pôr as coisas no lugar.
b) É preciso que se averigúe todas as alternativas.
c) Quê! Ela também estava lá?
d) São os sábios que constróem a verdadeira paz.
e) Foi esquecido um item na prova por falta de atenção.


04. (UNIFOA-RJ) Assinale a alternativa em que uma das palavras NÃO foi grafada de acordo com o sistema ortográfico vigente.

A) transmissor – assessor – professor
B) tachado – rachado – enfaixado
C) impugnar – advertir – adivinhar
D) terrível – maleável – incansável
E) cafezinho – chazinho – lapisinho


05. Atividades sobre Acentuação e Ortografia: (FGV-SP–2007) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas de acordo com a ortografa oficial do Brasil.

A) A Volks ainda está em acensão no país, apesar do excesso de concorrentes.
B) A obsessão pelo contexto faz do problema, quase sempre, uma solução privilegiada.
C) O viez do mercado é importante, porque qualidade é percepção de mercado.
D) As montadoras não conseguem esvasiar os páteos, por maiores descontos que deem.
E) Super homem nasceu digitalizado, mas vêm sendo projetado em modo analógico.


06. (UFRGS / Adaptado) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam CORRETAS quanto à grafia.
A) repercução – fragrantes – recluzão
B) repercussão – flagrantes – reclusão
C) repercussão – flagrantes – recluzão
D) repercução – flagrantes – recluzão


(UEPB–2011)
Instrução: Leia a peleja de Pinto do Monteiro e Louro do Pajeú sobre “Esse negócio de errar” e responda à questão 07.

Lourival Batista, falando sobre plantas, usou o termo “carola” em vez de “corola”. Pinto bateu forte.
Um rapaz que teve escola
E ainda canta errado
Fala em flor e diz “carola”
Muito tem se confessado
Parte de flor é “corola”
Precisa tomar “coidado”
O cochilo de linguagem de Pinto, falando “coidado”, em
vez de “cuidado”, deu a Lourival a oportunidade de poder
“vingar-se” do colega. E fulminou.
Pra não ter um só errado
Errei eu, erraste tu,
Errou Pinto do Monteiro
E Louro do Pajeú
Nesta palavra “coidado”
Tire o “o” e bote o “u”


07. Do texto, pode-se considerar:

I – Ambiguidade, tendo em vista o uso de duplo sentido das palavras “carola” e “corola”.
II – Que no verso cinco as palavras “corola” e “flor” são consideradas cognatas.
III – Paralelismo sintático, no verso oito, em razão da reiteração das estruturas lexicais em ritmo cadenciado.
IV – Que nos versos onze e doze, não se leva em conta o fenômeno da variação linguística e suas implicações no uso da língua.

Analise as proposições e marque a alternativa que apresenta a(s) CORRETA(S).
A) II, III e IV apenas
B) I, II e III
C) III e IV apenas
D) III apenas
E) IV apenas


08. (Enem–1999) Diante da visão de um prédio com uma placa indicando SAPATARIA PAPALIA, um jovem deparou com a dúvida: como pronunciar a palavra PAPALIA?

Levado o problema à sala de aula, a discussão girou em torno da utilidade de conhecer as regras de acentuação e, especialmente, do auxílio que elas podem dar à correta pronúncia de palavras.
Após discutirem pronúncia, regras de acentuação e escrita, três alunos apresentaram as seguintes conclusões a respeito da palavra PAPALIA:

I. Se a sílaba tônica for o segundo PA, a escrita deveria ser PAPÁLIA, pois a palavra seria paroxítona terminada em ditongo crescente.
II. Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALÍA, pois “i” e “a” estariam formando hiato.
III. Se a sílaba tônica for LI, a escrita deveria ser PAPALIA, pois não haveria razão para o uso de acento gráfico.

A conclusão está correta apenas em:
A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) I e III.


09. (Enem–2005) Leia com atenção o texto:
[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)
CASTRO, Ruy. Viaje Bem. Ano VIII, n.o 3, 78.

O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto:
A) ao vocabulário.
B) à derivação.
C) à pronúncia.
D) ao gênero.
E) à sintaxe.


10. Atividades sobre Acentuação e Ortografia: (Enem–2007)
Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas […]
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184.

O texto anterior está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual.

Antigamente
Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes […]

Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a
A) vocabulário.
B) construções sintáticas.
C) pontuação.
D) fonética.
E) regência verbal.

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Gabarito com as respostas das Atividades sobre Acentuação e Ortografia para ir bem no Enem e Vestibular:

Resposta do exercício 01. C;

Resposta do exercício 02. E;

Resposta do exercício 03. D;

Resposta do exercício 04. C;

Resposta do exercício 05. B; 

Resposta do exercício 06. B;

Resposta do exercício 07. C; 

Resposta do exercício 08. E;

Resposta do exercício 09. A;

Resposta do exercício 10. A

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