Lista com 10 Exercícios de Língua Portuguesa sobre Figuras de Linguagem para o 1º ano do Ensino Médio com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. Identifique as figuras de linguagem presentes nas orações abaixo:
a. Saia para fora , disse Cláudia.
b. Gastei rios de dinheiro nessa roupa.
c. A árvore disse ao pássaro:_ Saia do meu galho. personificação
d. Adoro ler Cecília Meireles.
e. Maria é engraçadinha.
f. Sente na perna do sofá, Pedro.
g. Quase morri de tanto chorar ontem.
h. Mário é preguiçoso como uma segunda-feira.
i. Perla teve uma hemorragia de sangue.
j. Jonas sentiu o sabor amargo da derrota.
k. Meu amor é como um sol a reluzir no céu.
l. Maria, estou pré-demitido.
Questão 02. Se quiséssemos resumir as principais ideias da poesia em linguagem denotativa, teríamos um enunciado mais ou menos assim:
Antes, com a pessoa amada, tudo era alegria e harmonia. Depois, sozinho, tudo virou tristeza e desolação.
Compare a poesia com esse enunciado e indique qual ou quais das afirmações seguintes são verdadeiras quanto ao papel das figuras de linguagem na construção de um texto poético.
( ) O texto figurado é mais carregado de emoções do que o texto denotativo.
( ) As figuras de linguagem criam imagens que aguçam a imaginação do leitor.
( ) As figuras de linguagem criam uma atmosfera envolvente, que faz o leitor se aproximar mais do texto.
( ) O texto figurado é fruto de um trabalho artístico, que não visa apenas informar, mas também envolver, emocionar o interlocutor.
Questão 03. Qual a figura de linguagem presente na frase “As mãos que dizem adeus são pássaros que vão morrendo lentamente.”, de Mário Quintana?
a) comparação
b) metáfora
c) metonímia
d) eufemismo
b) metáfora
Questão 04. NÃO há eufemismo em:
a) Ricardo fechou os olhos para sempre.
b) Os deficientes visuais foram à formatura.
c) Ele saiu para fazer suas necessidades.
d) A professora só falou a verdade no conselho.
Questão 05 com Atividades sobre Figuras de Linguagem para o 1º ano: Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia.
a) “A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector)
b) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond)
c) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector)
d) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar)
e) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto)
Questão 06. Nos versos abaixo uma figura se ergue garças ao conflito de duas visões antagônicas:
“Saio do hotel com quatro olhos,
Dois do presente,
Dois do passado.”
Essa figura de linguagem recebe o nome de:
a) ( ) metonímia
b) ( ) catacrese
c) ( ) hipérbole
d) ( ) antítese
e) ( ) hipérbato
Questão 07. Leia a tirinha e responda:
Qual figura de linguagem é responsável por produzir o humor na tirinha acima?
Questão 08. Na frase “O fio da ideia cresceu, engrossou e partiu-se” ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
Questão 09. Modelo enem. As frases abaixo estão classificadas com uma figura de linguagem. Assinale apenas aquela que está classificada corretamente:
a) A vida é assim, cheia de tristezas e alegrias. (Sinestesia)
b) Eu nunca mais vou respirar, se você não me notar. (Hipérbole)
c) Aquela mulher enriqueceu por meios ilícitos. (Metáfora)
d) Um galo sozinho não tece uma manhã. (Gradação)
Questão 10. Na frase “O fio da ideia cresceu, engrossou e partiu-se” ocorre processo de gradação. Não há gradação em:
a) O carro arrancou, ganhou velocidade e capotou.
b) O avião decolou, ganhou altura e caiu.
c) O balão inflou, começou a subir e apagou.
d) A inspiração surgiu, tomou conta de sua mente e frustrou-se.
e) João pegou de um livro, ouviu um disco e saiu.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína