Atividades sobre Pronomes com Gabarito- 02

01. Atividades sobre pronomes: (Escrevente TJ SP – Vunesp/2012). Restam dúvidas sobre o crescimento verde. Primeiro, não está claro até onde pode realmente chegar uma política baseada em melhorar a eficiência sem preços adequados para o carbono, a água e (na maioria dos países pobres) a terra. É verdade que mesmo que a ameaça dos preços do carbono e da água faça em si diferença, as companhias não podem suportar ter de pagar, de repente, digamos, 40 dólares por tonelada de carbono, sem qualquer preparação. Portanto, elas começam a usar preços-sombra. Ainda assim, ninguém encontrou até agora uma maneira de quantificar adequadamente os insumos básicos. E sem eles a maioria das políticas de crescimento verde sempre erá a segunda opção.
(Carta Capital, 27.06.2012. Adaptado)

Os pronomes “elas” e “eles”, em destaque no texto, referem-se, respectivamente, a
(A) dúvidas e preços.
(B) dúvidas e insumos básicos.
(C) companhias e insumos básicos.
(D) companhias e preços do carbono e da água.
(E) políticas de crescimento e preços adequados.


02. (Agente de Apoio Administrativo – FCC – 2013- adap.). Fazendo-se as alterações necessárias, o trecho grifado está corretamente substituído por um pronome em:

A) …sei tratar tipos como o senhor. – sei tratá-lo
B) …erguendo os braços desalentado… – erguendo-lhes desalentado
C) …que tem de conhecer as leis do país? – que tem de conhecê-lo?
D) …não parecia ser um importante industrial… – não parecia ser-lhe
E) incomodaram o general… – incomodaram-no


03. Atividades sobre pronomes: (Agente de Defensoria Pública – FCC – 2013-adap.). A substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessários ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em:

A) mostrando o rio= mostrando-o.
B) como escolher sítio= como escolhê-lo.
C) transpor […] as matas espessas= transpor-lhes.
D) Às estreitas veredas[…] nada acrescentariam = nada lhes acrescentariam.
E) viu uma dessas marcas= viu uma delas.


04. (Papiloscopista Policial – Vunesp – 2013). Assinale a alternativa em que o pronome destacado está posicionado de acordo com a norma-padrão da língua.

(A) Ela não lembrava-se do caminho de volta.
(B) A menina tinha distanciado-se muito da família.
(C) A garota disse que perdeu-se dos pais.
(D) O pai alegrou-se ao encontrar a filha.
(E) Ninguém comprometeu-se a ajudar a criança.


05. Atividades sobre pronomes: (Escrevente TJ SP – Vunesp 2011). Assinale a alternativa cujo emprego do pronome está em conformidade com a norma padrão da língua.

(A) Não autorizam-nos a ler os comentários sigilosos.
(B) Nos falaram que a diplomacia americana está abalada.
(C) Ninguém o informou sobre o caso WikiLeaks.
(D) Conformado, se rendeu às punições.
(E) Todos querem que combata-se a corrupção.


06. Atividades sobre pronomes: (Papiloscopista Policial = Vunesp – 2013). Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

(A) Para que se evite perder objetos, recomenda-se que eles sejam sempre trazidos junto ao corpo.
(B) O passageiro ao lado jamais imaginou-se na situação de ter de procurar a dona de uma bolsa perdida.
(C) Nos sentimos impotentes quando não conseguimos restituir um objeto à pessoa que o perdeu.
(D) O homem se indignou quando propuseram-lhe que abrisse a bolsa que encontrara.
(E) Em tratando-se de objetos encontrados, há uma tendência natural das pessoas em devolvê-los a seus donos.


07. (Agente de Apoio Operacional – VUNESP – 2013).
Há pessoas que, mesmo sem condições, compram produtos______ não necessitam e______ tendo de pagar tudo______ prazo.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas, correta e respectivamente, considerando a norma culta da língua.
A) a que … acaba … à
B) com que … acabam … à
C) de que … acabam … a
D) em que … acaba … a
E) dos quais … acaba … à


08. Atividades sobre pronomes: (Agente de Apoio Socioeducativo – VUNESP – 2013-adap.).
Assinale a alternativa que substitui, correta e respectivamente, as lacunas do trecho.
______alguns anos, num programa de televisão, uma jovem fazia referência______ violência______ o brasileiro estava sujeito de forma cômica.

A) Fazem… a … de que
B) Faz …a … que
C) Fazem …à … com que
D) Faz …à … que
E) Faz …à … a que


09. (TRF 3ª região- Técnico Judiciário – /2014). As sereias então devoravam impiedosamente os tripulantes.
… ele conseguiu impedir a tripulação de perder a cabeça…
… e fez de tudo para convencer os tripulantes…

Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos grifados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:
(A) devoravam-nos – impedi-la – convencê-los
(B) devoravam-lhe – impedi-las – convencer-lhes
(C) devoravam-no – impedi-las – convencer-lhes
(D) devoravam-nos – impedir-lhe – convencê-los
(E) devoravam-lhes – impedi-la – convencê-los


10. Atividades sobre pronomes: (Agente de Vigilância e Recepção – VUNESP – 2013- adap.). No trecho, – Em ambos os casos, as câmeras dos estabelecimentos felizmente comprovam os acontecimentos, e testemunhas vão ajudar a polícia na investigação. – de acordo com a norma-padrão, os pronomes que substituem, corretamente, os termos em destaque são:

A) os comprovam … ajudá-la.
B) os comprovam …ajudar-la.
C) os comprovam … ajudar-lhe.
D) lhes comprovam … ajudar-lhe.
E) lhes comprovam … ajudá-la.

parte 01 – Lista de exercícios sobre os Pronomes.

🔵 >>> Confira nossa lista com todos os exercícios de Língua Portuguesa.

Gabarito com as respostas das atividades sobre pronomes para ir bem no Enem e Vestibular:

Resposta do exercício 01. C;

Resposta do exercício 02. E;

Resposta do exercício 03. C;

Resposta do exercício 04. D;

Resposta do exercício 05. C;

Resposta do exercício 06. A;

Resposta do exercício 07. C;

Resposta do exercício 08. E;

Resposta do exercício 09. A;

Resposta do exercício 10. A

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

1 comentário em “Atividades sobre Pronomes com Gabarito- 02”

  1. oi, queria saber porque a questão de numero 1 não pode ser a letra a? pois segundo a regra da gramática todos os verbos terminados em: Z,S, R troca – se por : lo, la, los e las e porque a resposta certa foi a letra d.) da questão de número 1?

    e porque a questão de numero 9 foi a letra A? e não a letra d?

    Responder

Deixe um comentário